ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Conceição, G.S. (UFPA) ; Nascimento, F.C.A. (UFPA) ; Coelho, T.A.M. (IFPA) ; Corrêa, S.M.V. (IFPA) ; Corrêa, A.S. (IFPA) ; Brasil, D.S.B. (UFPA) ; Figueiredo, R.O.M. (IFPA) ; Alves, S.S.S. (IFPA)
Resumo
O presente trabalho descreve as experiências vivenciadas no ensino de Química no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, no período de 2010 a 2013, com alunos do Ensino Médio de três escolas públicas. A utilização de atividades experimentais, extraclasse e interdisciplinares contextualizadas faz o elo entre a disciplina Química e o cotidiano do discente, além de propor aos bolsistas as ferramentas necessárias para a futura prática docente. A análise das atividades desenvolvidas revelou que as mesmas são importantes para o melhor entendimento dos assuntos abordados, e que apresentaram resultados significativos no processo de ensino aprendizagem da disciplina Química.
Palavras chaves
Ensino de química; Pibid; Prática docente
Introdução
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um instrumento importante para a formação do professor, o mesmo possibilita que parte do curso de formação do docente ocorra nas salas de aulas das escolas da rede pública, oportunizando novos aprendizados para o licenciando (ALBRECHT; KOPF; SANTOS, 2013), (RAUSCH; FRANTZ, 2013). No âmbito do Pibid, foi desenvolvido o projeto Ciências em Ação através de atividades pedagógicas e culturais, com o objetivo de aproximar os conteúdos da disciplina Química com o cotidiano do aluno. Para isso, foram utilizados materiais de fácil acesso e baixo custo, na tentativa de suprir dificuldades em relação à disciplina, pois de acordo com Benite e Benite (2009, p. 2) “aulas que utilizam o recurso da experimentação, o laboratório didático em questão, são ferramentas poderosas para adquirir e testar conhecimento [...]. Desta forma, um dos maiores e mais danosos mitos da aprendizagem é a não interdependência experimento/teoria”. Na continuação do projeto, como prática da interdisciplinaridade, foram realizadas Feiras de Ciências e Feira Cultural envolvendo bolsistas - Pibid das disciplinas Química, Física, Biologia, Geografia e Matemática. As atividades apontam para um processo inovador, pois trouxeram aos alunos do Ensino Médio a ideia de continuar a trabalhar com os experimentos, acrescentando maquetes e cartazes dentro do tema “Meio Ambiente”, em que foram trabalhados subtemas como: ar, solo, água e avanços tecnológicos dentro de uma perspectiva interdisciplinar.
Material e métodos
A realização do projeto Ciências em Ação – Pibid – IFPA, no período de 2010 a 2013, possibilitou aos bolsistas o desenvolvimento de diversas atividades como: Resolução de questões inéditas e interdisciplinares; Oficinas de exercícios; Oficinas experimentais; Feiras de Ciências; Resolução de exercícios elaborados por professores das turmas acompanhadas; Oficinas de exercícios para alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Realização da II Olimpíada Interdisciplinar, com uso de jogos; Palestras de “Como preparar um Seminário” e “Como elaborar relatório de atividades experimentais”, com alunos de três (3) escolas públicas do Ensino Médio, E.E.E.F.M. Temístocles Araújo; E.E.E.F.M Coronel Sarmento e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), nas quais foram abordados conteúdos como Condutividade Elétrica, Soluções, Funções Orgânicas e Inorgânicas, Reações Químicas, entre outros, no sentido de minimizar as dificuldades presentes na sala de aula e proporcionar melhor compreensão dos assuntos. Dentre outros, foram utilizados os materiais: quadro e pincel; projetor multimídia; canetas hidrográficas; suco de limão; água; sal; açúcar; café; vinagre; leite de magnésia; cartolinas; papel celofane; papel 40kg; tintas guache; cola; garrafas pet; repolho roxo; alaranjado de metila; azul de bromotimol; papel de tornassol; fenolftaleína.
Resultado e discussão
A cada atividade desenvolvida nas escolas conforme quadro 1, observou-se nos alunos maior interesse e melhor aprendizado dos conteúdos estabelecidos como, por exemplo, na Feira de Ciências, os temas propostos foram trabalhados de maneira interdisciplinar, os alunos aprenderam através de cenários, maquetes e experimentos as vantagens e desvantagens na construção de uma usina hidrelétrica; aquecimento global; tratamento de água potável; vulcão atentando para as questões geológicas e ambientais, enquanto nas atividades extraclasse cita-se a correção de exercícios para o Enem, sendo ministrado o conteúdo de Funções Inorgânicas com aplicação de exercícios para alunos de uma turma do Pronatec, figura 1.
Os alunos foram avaliados de forma individual e coletiva, em relação à confecção dos trabalhos, ao domínio do conteúdo e à apresentação, levando a atribuição de pontos através de uma escala variando de 5 a 10, onde em media, tanto a avaliação em grupo quanto a individual demonstraram resultado satisfatório com a média de pontuação 8.0. Estes resultados apontam para o discernimento da importância que é desenvolver atividades que visem facilitar ou amenizar as dificuldades de aprendizado encontradas em sala de aula.
Para um profissional exercer com competência a docência, ele deve produzir conhecimentos através de novas alternativas de ensino, que desperte no educando o interesse pela disciplina ministrada. Para Freire (2002, p. 21), “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção’’. A partir da inserção no Pibid e posterior avaliação das atividades do Projeto, verificou-se que o contato com a prática docente aponta para um melhor desempenho da profissão e reflexão sobre as condições reais de trabalho do professor.
Conclusões
O projeto Ciências em Ação – Pibid – IFPA, oportunizou diversas atividades, contribuiu com mais conhecimentos aos discentes das escolas, como forma de minimizar eventuais dificuldades que transcorrem no decorrer da aprendizagem, sinalizou uma contribuição profissional à docência. O Pibid procurou contribuir para com a gestão educacional das escolas, entretanto, nem todos professores foram acessíveis a novas estratégias de ensino, contudo, o envolvimento do aluno foi decisivo, pois, possibilitou a construção de práticas educativas contextualizadas, envolvendo os atores dos espaços educativos.
Agradecimentos
Agradecemos aos professores e alunos das escolas E.E.E.F.M. Temístocles Araújo, E.E.E.F.M. Coronel Sarmento e ao IFPA – Campus Belém, por viabilizarem a realização das a
Referências
ALBRECHT, L.D.; KOPF, A.C.S.; SANTOS, B.C.D. PIBID/UFPel: projeto interdisciplinar como prática educativa. Disponível em:<www.siiepe.ufsc.br/wp-content/uploads/2013/10/K-Albrecht.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2015.
BENITE, A. M. C.; BENITE, C. R. M. O laboratório didático no ensino de química: uma experiência no ensino público brasileiro. Disponível em: <http://www.rieoei.org/expe/2770Benite.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
RAUSCH, R.B.; FRANTZ, M.J. Contribuições do Pibid à formação inicial de professores na compreensão de licenciandos bolsistas. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p620-641>. Acesso em: 10 jun. 2015.