ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Antero, R.V.P. (UNB) ; Candido, K.F. (IFG) ; Silva, G.N.P. (CEP-ARVF) ; de Borba, M.S. (CEP-ARVF) ; Mesquista, P.L. (CEP-ARVF)
Resumo
O ensino de química tem sido alvo de intensas discussões quanto à forma de abordagem dos conteúdos e sua relação com o ambiente social dos alunos. Partindo dessa premissa, o trabalho em desenvolvimento relata um projeto, que teve como intuito propor uma forma diferenciada de despertar o interesse pela disciplina química, tendo como objeto de estudo a maçã (Malus domestica), devido a seu baixo valor econômico, às suas propriedades nutritivas e seu caráter antioxidante. A partir desse conceito empregaram-se diferentes estratégias e recursos para proporcionar ao estudante condições para construir aprendizagens significativas do componente curricular química, bem como sua relação com outras disciplinas e sua presença no cotidiano, além de incentivar a pesquisa e a leitura científica.
Palavras chaves
Ensino de Química; Contextualização; Maçã
Introdução
A Química é uma disciplina vista por muitos alunos como difícil e sem aplicação na vida prática. Muitas vezes os professores são questionados acerca do motivo de estudar Química. Chassot (1990) comenta que muitos professores não sabem responder esta questão. Visto que inúmeras pesquisas no ensino de Química apontam uma química descontextualizada, o ensino contextualizado e a interdisciplinaridade são alguns dos princípios norteadores do currículo do Ensino Médio (BRASIL, 1998). Tais princípios estabelecem como uma das finalidades do ensino médio a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade, às diferentes condições sociais (BRASIL, 1996). Tendo em foco e de acordo com os documentos oficiais a utilização da abordagem contextualizada no ensino de Química em uma perspectiva crítica, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um projeto interdisciplinar, contextualizado e analisar, por meio de um questionário, a visão dos alunos do 1º e 2º ano sobre o ensino de química por meio do estudo sobre a maçã e suas propriedades antioxidantes (ANTERO; BORGES, 2010). Deve forma, o trabalho relata as experiências observadas ao longo de três meses de desenvolvimento, com aulas teóricas; praticas e visitas técnicas, procurando sempre um trabalho no contexto de produção científica, educacional e social.
Material e métodos
1) Conteúdos Trabalhados: Incialmente os alunos assistiram a um vídeo sobre a importância da utilização dos cosméticos naturais (fitocosméticos). Seguidamente desenvolveu-se aulas expositivas de maneira interdisciplinar, contemplando conteúdos necessários para o desenvolvimento dos produtos cosméticos e culinários. Dessa forma trabalhou-se os seguintes temas: pH, anexos cutâneos e propriedades da pele, cultivo da maça no Brasil e no mundo, antioxidantes, radicais livres, reações químicas, separação de misturas, análise sensorial, processos de extração e metabólitos secundários. (2)-Trabalho com Maçã: Pediu-se aos alunos para trazerem maçãs, a partir das quais inicialmente a turma foi orientada a remover as cascas, hastes e sementes (parte residual). Esse material foi tratado conforme destacam Antero e Borges (2010) para obtenção do extrato hidroalcoólico, empregado para desenvolvimento dos fitocosméticos. 3) Prática Cosmetológica: Os alunos foram levados a uma farmácia de manipulação local, na qual desenvolveram-se sabonetes líquidos e cremes hidratantes a partir do extrato hidroalcoólico da maçã. 4) Prática Culinária: Os produtos culinários foram desenvolvidos pelos alunos na cantina da escola empregando a polpa da maça. Ao final do processo obtiveram-se mousses, bolos, tortas, saladas, coquetéis e sucos. 5) Avaliação e Apresentação do Projeto: Ao final do projeto aplicou-se um questionário aos alunos com intuito de verificar o interesse pela química e a aprendizagem antes e após o desenvolvimento do projeto. Também realizou-se uma apresentação na forma de teatro sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos, exposição de cartazes e degustação da parte culinária. Todas essas etapas foram abertas também à comunidade local.
Resultado e discussão
A função educativa e participativa do projeto foi facilmente observada
durante o desenvolvimento de todas as atividades. A comunidade local também
se mostrou participativa e interessada em compreender os assuntos
relacionados aos benefícios da maçã para o organismo. Os alunos apresentaram
excelente desenvoltura e relataram que a partir do projeto se interessaram
mais pela disciplina química, conforme também relatou os demais professores
da disciplina. Os resultados obtidos através do questionário demonstraram
ainda que aproximadamente 78% dos alunos consideraram melhoria da
aprendizagem, enquanto 85% relataram maior interesse pela química.
Questionados quanto à aplicação dos conteúdos de química de maneira
diversificada, 87% dos alunos relataram necessidade de melhorar a aplicação
dos conteúdos trabalhados. Além das questões respondidas nos questionários,
os alunos também mostraram crescimento na aprendizagem quando participaram
da resolução de exercícios envolvendo o conteúdo, conseguindo resolver os
exercícios utilizando os conteúdos aprendidos. O desenvolvimento da parte
culinária e a apresentação para a comunidade local foram as partes onde se
observou o maior interesse e participação dos alunos, nas quais observou-se
um envolvimento global durante as tarefas. De maneira geral constatou-se que
os objetivos do projeto foram facilmente alcançados, proporcionando aos
alunos um maior contato com os conteúdos significativos e uma postura
científica. Assim, a necessidade de estratégias diferenciadas de ensino
mostrou-se como a principal alternativa para proporcionar ao aluno condições
de assimilar o conteúdo da química com o seu convívio social, um dos
principais objetivos do ensino da disciplina na atualidade.
Conclusões
O desenvolvimento de novos métodos de ensino torna-se necessário visto as lacunas no processo transmissão-recepção dos conteúdos. Devido à fácil aquisição, o estudo das propriedades antioxidantes e os benefícios da maça foram ferramentas importantes para proporcionar um maior interesse dos alunos, o que foi observado em cada etapa do projeto, principalmente no desenvolvimento dos cosméticos e dos produtos culinários, algo também visualizado na comunidade local e discutido pela professora de língua portuguesa, que também atuou no projeto.
Agradecimentos
Aos alunos participantes do projeto. Aos professores envolvidos. À Essencial Pharma- Farmácia de Manipulação pelo auxilio no desenvolvimento do fitocosmético.
Referências
ANTERO, R.V.P.; BORGES, E.C.L. Identificação de fitonutrientes antioxidantes em frações vegetais de maçã para o desenvolvimento de fitocosmético. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 2, p. 1/07-7, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC/CNE, 1998.
Brasil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1.
Chassot, A. I.; A Educação no Ensino de Química; Editora: Inijuí, Rio Grande do Sul, 1990.