ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Costa, C. (UFMA) ; de Sousa Cunha, K.D. (UFMA) ; Horlanda da Conceição, M.S. (UFMA) ; Sobral Salazar, R. (UFMA) ; Rodrigues Vasconcelos, A.R. (ESCOLA MUNICIPAL SANTANA VELHA) ; Marques, C.V.V.C.O. (UFMA)
Resumo
A queimada ainda é um evento muito comum na agricultura de subsistência em toda cidade de Codó – Maranhão. Neste sentido, o projeto PIBID interdisciplinar/Codó/UFMA, buscou dialogar sobre o assunto com toda comunidade escolar bem como no entorno da escola para gerar oportunidade de mudanças de hábitos e criticidade a respeito do tema. Utilizou-se metodologia de pesquisa qualitativa com questionários e entrevistas para alunos e moradores do entorno da escola e implementou-se ações sócio-cientifico-culturais. Os resultados obtidos mostraram pessoas tradicionais e resistentes à prática de queima, porém as atividades estão gerando significativas mudanças de atitudes.
Palavras chaves
queimadas; saberes tradicionais; Educação Ambiental
Introdução
O solo é constituído por diferentes microrganismos que auxiliam na nutrição das plantas e consequentemente na permanência do equilíbrio do ecossistema, e uma vez, manipulado de forma sustentável beneficia toda a cadeia alimentar1. Segundo Carneiro et al (2009), no solo, existem diversas inter-relações entre os atributos físicos, químicos e biológicos que controlam os processos e os aspectos relacionados à sua variação no tempo e no espaço. Entretanto, a má preparação de áreas para agricultura como, por exemplo, o uso de queimadas, pode a um determinado período, eliminar todas as riquezas naturais contidas neste, gerando consequentemente alteração em sua estrutura biológica e impossibilidade de produzir ou beneficiar o crescimento de algum tipo de vida no local, provocando assim danos ambientais, como diminuição da diversidade de organismos e mudança de comportamento desse meio natural2. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi levantar discussões com os alunos de uma escola pública da zona rural da cidade de Codó - Maranhão, a fim de gerar conhecimentos no campo das ciências naturais, na perspectiva de compreensão cientifica sobre a causa e consequências dos tipos de trato e manejo do solo para a agricultura de subsistência além de pontuar reflexivamente pontos relevantes que estejam ligados aos métodos costumeiros de limpeza de solo usados pelos moradores da localidade, desenvolvendo pensamento crítico e suscitar visando novas discussões sobre educação ambiental.
Material e métodos
A metodologia do trabalho pontuou-se em aplicação de atividades de cunho cientifico-cultural na escola Moisés Alves dos Reis situada na localidade Santana Velha – zona rural da cidade de Codó/Maranhão. A construção das atividades se deram a partir de um levantamento prévio da situação de queimadas na região rural da cidade e depois deste levantamento foram construídas e trabalhas situações de aprendizagem que suscitaram conhecimentos interdisciplinares nas ciências da natureza sobre o referido assunto. As atividades desenvolvidas foram divididas por grupos de alunos do PIBID interdisciplinar constituídos por alunos de ciências naturais e ciências humanas e em comum acordo com a gestão escolar. Estas foram: (i) visitas in locus – foram realizadas visitas para conhecer a escola e entorno da escola, com o intuito de identificar as percepções da temática queimadas, nesta etapap também foram coletadas fotos da localidade para discussão com os alunos em sala de aula; (ii) Questionário diagnóstico – aplicado aos alunos para entender o posicionamento destes sobre atividades de queimadas; (iii) entrevistas com moradores – aplicação de entrevistas com perguntas abertas feitas a moradores do entorno da escola para suscitar temas contextualizados de discussão a serem tratadas em sala de aula; (iv) palestra ministradas por alunos licenciandos do projeto a respeito das queimadas e incêndios; (v) experimentação sobre fogo e seu poder de alastramento.
Resultado e discussão
De acordo a análise do instrumento de diagnóstico, pôde-se perceber uma
significativa expressão cultural deste tipo de prática (a queimada) nos
costumes caseiros dos entrevistados, pois além de fazer parte de uma série de
saberes tradicionais para os moradores, passado de geração a geração, esse tipo
de limpeza do solo é vista como única forma e positiva por estes por conta de
sua viabilidade para o cultivo (em todos os sentidos: financeiro, tempo e
conhecimento). Entretanto, um ou outro morador revelou já ter tido problemas
com o alastramento das chamas para áreas indesejadas, bem como danos à saúde,
como por exemplo, desencadeamento de problemas respiratórios. Percebeu-se que
os moradores são resistentes a mudanças de concepções sobre queimadas e
demonstram não entender que seja necessário e possível mudar de postura no que
tange às atividades agrícolas. Estes também não identificam prejuízos
relevantes ou suficientes para paralização ou mudança de métodos de limpeza do
solo, principalmente por conta de custos acessíveis. Na visão dos alunos, como
é parte do cotidiano, a prática da queima do solo não é tida como algo danoso,
confirmando uma tradição construída ao longo dos anos. As atividades
desenvolvidas pelos ações do PIBID interdisciplinar foram aceitas de uma
maneira razoável inicialmente, porém no decorrer do semestre a participação de
alguns alunos e moradores demonstraram interesse pelo assunto e decisão de
entender o conhecimento proposto. Ressalta-se que as ações ainda estão sendo
desenvolvidas e a participação voluntária das atuais ações estão sendo mias
procuradas pelos alunos da escola.
Conclusões
Conclui-se que a prática de queimada do solo realizada no povoado Santana Velha, dentro de um contexto histórico-cultural e econômico, é algo que o trabalhador se sente obrigado a fazer devido a falta e disponibilidade de opções econômicas e informativas na promoção da agricultura familiar no município. As atividades propostas pelo projeto PIBID interdisciplinar incitaram nos alunos um novo olhar de preservação na tentativa de uma mudança de hábitos, a partir dos saberes adquiridos. Porém, ainda existe muito a se fazer.
Agradecimentos
CAPES, ESCOLA MUNICIPAL SANTANA VELHA, UFMA
Referências
1. LAVORATO, M. L. A.. A importância da educação ambiental para o Brasil e o Mundo, 2004.
2.SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de Impacto Ambiental: Conceitos e Métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.
3. CARNEIRO, M. A. C. Atributos Físicos, Químicos e Biológicos de Solo de Cerrado sob Diferentes Sistemas de Uso e Manejo. Revista. Brasileira do Solo, v.33:147-157, 2009.