ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
José da Silva, O. (UEPB) ; Natanne da Silva Leal, K. (UEPB) ; de Araujo Rodrigues, R. (UEPB) ; Tavares de Aguiar, C. (UEPB) ; da Silva Torres, C. (UEPB) ; da Silva Almeida, M. (UEPB) ; Taynan Sabino Moura da Silva, M. (UEPB) ; Ferreira Dantas Filho, F. (UEPB) ; Nunes da Silva, G. (UEPB)
Resumo
Os professores vêm enfrentando alguns desafios, entre eles, despertar o interesse do aluno pela Química e acabar com o lema que a Química é difícil. Com isso a presente pesquisa objetivou avaliar uma proposta didática através da utilização do teatro para o ensino de radioatividade abordando o contexto histórico com os alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Queimadas- PB, com a intenção de colaborar para construção do conhecimento científico de forma mais dinâmica e atrativa.
Palavras chaves
Ensino de Química; Radioatividade; Teatro
Introdução
Nos últimos tempos os professores da disciplina de Química estão se deparando com grandes desafios, dentre eles, despertar o interesse do aluno pela Química e tirar aquela impressão que é uma disciplina chata e de difícil compreensão. Para mudar essa visão há uma necessidade de romper com velhas práticas descontextualizadas, que não favorecem para uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, a implantação do teatro no ensino de Química faz com que a metodologia de ensino seja eficiente em relação à contextualização e divulgação do conhecimento científico. De acordo com Lerman (2005), o teatro é um importante instrumento de ensino, que ajuda a interpretar e entender diversos conteúdos de Química. Um ponto muito importante para o ensino é fazer um levantamento histórico dos conteúdos a serem ministrados, pois se torna uma ferramenta que deve ser utilizada em estratégias e propostas pedagógicas, assim colaborando para a construção do conhecimento científico mais significativo e uma visão mais coerente sobre a natureza da Ciência. Os PCNs (1998) abordam a necessidade de se compreender a Ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana histórica, associando a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural; identificando relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica (BRASIL, 1998). Baseando-se nesses aspectos, a presente pesquisa objetivou avaliar uma proposta didática através da utilização do teatro para o ensino de radioatividade abordando seu contexto histórico com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Queimadas-PB.
Material e métodos
Essa proposta didática buscou incorporar a história da radioatividade, com base em um texto na forma de teatro que trazia conhecimento em torno da história sobre o início dos descobrimentos científicos sobre a radioatividade e seus precursores. O primeiro momento, foi a apresentação da atividade e a leitura do texto, o segundo momento, consistiu na separação dos personagens través de um sorteio e os alunos que se recusaram a participar como personagens, tiveram a função de bastidores promovendo a organização, elaboração do figurino e a revisão do texto. O previsto para executar essa proposta foi em quatro aulas cada uma de 45 minutos, porém houve diversos fatores internos e externos que podiam modificar o plano. No terceiro momento, aconteceram os ensaios e ajustes, para enfim o grande dia, a apresentação, que foi diante dos alunos do ensino médio da escola, professores, coordenadores e diretores. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado no final da peça aos alunos participantes um questionário com questões abertas e fechadas.
Resultado e discussão
O presente trabalho trata-se uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa e o público alvo foi 35 estudantes do 2º ano médio de uma escola pública do município de Queimadas-PB. Foram analisados os questionários e esses revelaram que o teatro realmente contribuiu para que os estudantes despertassem o interesse e a curiosidade, além de que promoveu uma interação entre os alunos tornando-os mais dinâmicos, apontaram nas respostas que o teatro ajudou na compreensão dos conceitos sobre radioatividade, identificando para a época, as necessidades, os questionamentos, os raciocínios que aqueles cientistas tiveram, bem como manter um diálogo com a Química dos dias atuais. A estratégia pedagógica permitiu que os alunos entendessem a Ciência como uma construção humana influenciada pelo contexto sociocultural de cada época. No decorrer do processo foram encontradas algumas dificuldades como a falta de apoio da escola para incorporar esse trabalho no espaço escolar, o tempo para os ensaios, falta de hábitos por parte dos alunos para aprender conteúdos com base em aspectos históricos. Com o levantamento dos questionários, cerca de 66% dos alunos, afirmaram que a metodologia de ensino com base na utilização do teatro, melhorou a compreensão do conteúdo radioatividade em relação a sua história. No entanto, cerca de 34%, citaram que apresentaram dificuldades de entendimento de alguns princípios da história da radioatividade, mas reconheceram a estratégia como uma boa metodologia de ensino que contribuiu para motivá-los nas aulas de Química. Com isso, pode-se considerar que essas investigações nos revelaram que o teatro é um poderoso instrumento para aprendizagem, além de ser uma metodologia participativa capaz de envolver e despertar a atenção.
Percentual de alunos que aprovaram ou não o uso do teatro para melhorar a aprendizagem do conteúdo de radioatividade através do teatro.
Conclusões
A proposta didática utilizando o teatro para ensinar aspectos históricos do conteúdo radioatividade realmente é uma estratégia de ensino que proporciona aos estudantes a construção de um pensamento mais organizado, além de promover uma interação dos participantes e melhorando seu entendimento e suas explicações sobre o conteúdo supracitado.
Agradecimentos
Primeiramente à Deus, à escola e aos professores orientadores da Universidade Estadual da Paraíba.
Referências
* Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 138;
* LERMAN, Zafra M. Chemistry: An inspiration for theatre and dance. Chemical Education International, Vol. 6, No. 1, 2005, p. 1-5.