ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Freitas Santos, V. (UFU) ; Marques, D.M. (UFU)
Resumo
Dentre as dificuldades encontradas no ensino de química este trabalho vem destacar a complexidade apresentadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação ao entendimento de conceitos químicos e fenômenos comuns do seu cotidiano. Nesse trabalho serão discutidas duas questões aplicadas a alunos da terceira etapa da modalidade. O Objetivo desse trabalho foi coletar dados referentes às concepções espontâneas que os alunos da EJA apresentam sobre diferentes temas, para futuramente estipular um tema gerador para ser trabalhado com os conteúdos de Química.
Palavras chaves
EJA; conhecimentos espontâneos; Química do cotidiano
Introdução
É possível observar que a cada momento as pesquisas referentes à educação tem demonstrado a preocupação em formar o cidadão para que ele tenha a capacidade de acompanhar e entender o desenvolvimento tecnológico devido ao progresso da ciência. Com isso é necessário que o educador utilize todos os recursos e conhecimentos dos alunos para alcançar um efetivo aprendizado e para que o aluno se veja como construtor desse avanço cientifico. Os alunos da EJA (educação de jovens e adultos) são um público diversificado, muitas experiências podem ser observadas e principalmente utilizadas pelos educadores para promover a ruptura do conhecimento do senso comum e favorecer a aprendizagem científica. Assim, o educador deve buscar alternativas para ser um mediador do processo ensino-aprendizagem, mostrando que os conceitos químicos estão inseridos no cotidiano em diferentes ações (FREIRE, 2002). Com isso buscou-se nesse trabalho coletar dados referentes às concepções espontâneas que os alunos da EJA apresentam sobre diferentes temas, para futuramente estipular um tema gerador para ser trabalhado com os conteúdos de Química.
Material e métodos
Foi aplicado um questionário em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Goiás- Itumbiara, de nível médio integrado ao técnico em agroindústria, cujo objetivo era verificar a relação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e o cotidiano e experiências deles. O questionário era composto por oito questões abertas com perguntas voltadas para química do cotidiano. Nesse trabalho em especifico, serão apresentadas as concepções dos alunos sobre duas questões específicas que remetem ao conteúdo estado físico da matéria. As questões são: 1- Porque o gelo derrete quando o retiramos do congelador?, 2- Porque a roupa seca quando colocamos no varal?. O questionário foi respondido por treze alunos que estão no ultimo ano o equivalente ao terceiro ano do nível médio.
Resultado e discussão
A primeira questão: Porque o gelo derrete quando o retiramos do congelador?,
foi respondida por dez alunos e três alunos não responderam, foi possível
perceber pelas respostas que a maioria dos alunos se apropriam apenas do
conhecimento do senso comum, nove alunos apresentaram respostas parecidas
relacionando o fenômeno com a mudança de temperatura, sem partir para uma
explicação cientifica sobre as propriedades físicas da água, ou questões
relacionadas as trocas de calores por exemplo. Apenas um aluno falou sobre a
mudança de estado físico da água, explicando que “Devido a mudança de
temperatura a água volta para seu estado inicial passando do sólido para o
liquido”
A questão 2- Porque a roupa seca quando colocamos no varal?, também foi
respondida por dez alunos, e da mesma forma das primeiras respostas o
conhecimento observado nas explicações dos alunos não ultrapassam o
conhecimento macro, no entanto, foi possível observar uma melhor articulação
sobre os conceitos químicos, relacionados com o estado físico da água . Dos
alunos que responderam essa questão oito falaram que a roupa seca porque a
água evapora, desses, dois alunos completaram, de forma errônea, dizendo que
a água evapora por causa do vento e outros dois alunos responderam que o
fenômeno acontece devido ao “calor do sol”.
Conclusões
A partir das respostas obtidas no questionário, foi possível perceber, que os alunos têm dificuldades em relacionar acontecimentos do seu dia a dia com os conhecimentos químicos adquiridos em sala de aula. Para isso o educador que trabalha com o público EJA, deve conhecer a realidade dos alunos, buscar formas alternativas de explicar os conteúdos propostos, estimulando e motivando a construir seus conhecimentos em Química e perceba que a mesma faz parte do seu dia a dia (BUDEL; GUIMARÃES, 2013).
Agradecimentos
Ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- UFU
Referências
BUDEL, G. J; GUIMARÃES, O. M. Ensino de Química na EJA: Uma proposta metodológica com abordagem do cotidiano. In: 1º cpequi – 1º congresso paranaense de educação em química. Resumos. Londrina, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Editora Paz e Terra, 2002.