USO DE APLICATIVO NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O ESTUDO DA GEOMETRIA MOLECULAR

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Costa, K.L. (UFAM) ; Araujo, N.F. (UFAM) ; Jeffreys, M.F. (UFAM) ; Santos, V.O. (UFAM)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo propor aos alunos das turmas dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais o uso do aplicativo Moléculas da química nova interativa disponível no google play para dispositivos móveis, com o intuito de facilitar a aprendizagem no estudo de Geometria Molecular na disciplina de Química Geral. O assunto foi previamente estudado em sala de aula, em seguida foi realizada uma atividade em grupo com o aplicativo para determinar a geometria molecular. Foram realizadas observações e, posteriormente, os alunos responderam um questionário para avaliar o uso do aplicativo. A partir das análises, pôde-se perceber que os alunos conseguiram visualizar e identificar as geometrias das moléculas em 3D de forma mais simples com o uso do aplicativo Moléculas.

Palavras chaves

Tecnologia móvel; Ensino de Química; Geometria Molecular

Introdução

As novas tecnologias apresenta uma grande inovação para a educação, pois os professores podem utilizá-la como recurso pedagógico para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Atualmente o uso das tecnologias da informação e comunicação móveis e sem fios, como os dispositivos móveis (smartphones), é bastante comum, e quando conectados à internet tem acesso a uma variedade de aplicativos gratuitos (BENTO, 2013). Segundo Barreto (2003), a principal questão é como associar um aplicativo à educação, pois não se deve ter apenas uma visão técnica ou somente do deslumbramento e sim investir no uso pedagógico, sobre temas abordados em sala de aula, e reflexivo na formação dos alunos. Dentre os conteúdos de Química, Barnea e Dori (1999) mostraram que muitos estudantes sentem dificuldades em relacionar as fórmulas moleculares dos compostos com suas fórmulas estruturais em três dimensões 3D um assunto abstrato em química. Assim, os aplicativos educacionais são ferramentas facilitadoras para compreensão dos conteúdos sobre geometria molecular, pois os alunos desenvolvem habilidades para visualizar moléculas no espaço, bem como, a concepção das propriedades físicas e químicas, além do mais, aprendem a importância desses conteúdos nas diversas disciplinas de química (SILVEIRA, 2013). Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo propor aos alunos da disciplina de química geral o uso do aplicativo gratuito Moléculas com o intuito de facilitar a visualização da geometria das moléculas em três dimensões.

Material e métodos

Esse trabalho foi desenvolvido em duas turmas, Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Amazonas-Manaus/AM, na disciplina de Química Geral no primeiro semestre de 2015, com o objetivo de facilitar e aprimorar o conhecimento dos alunos durante as aulas de ligações químicas e estrutura molecular, pois, foi observado notável dificuldade para entender a organização espacial das moléculas no nível molecular. Isso motivou a busca por aplicativos gratuitos disponíveis para dispositivos móveis, onde uma breve busca no google play foram encontrados mais de trinta aplicativos relacionados com o assunto geometria molecular, dentre esses, foi escolhido o aplicativo Moléculas por ser gratuito, uso offline e versão em português. Na primeira etapa, foi ministrada uma aula expositiva utilizando apresentação em slides e quadro branco abordando os seguintes conteúdos: ligações químicas e estrutura molecular. Em outra aula, foi desenvolvida uma atividade em grupo com os alunos das turmas utilizando o aplicativo escolhido. No decorrer da atividade tiveram que rever o conteúdo sobre geometria molecular, mostrando as fórmulas químicas e identificando as geometrias de seis moléculas (Butanol, Adamantano, Cisplatina, Colesterol, Eteno e Hexafluoreto de urânio) disponíveis no aplicativo, bem como, suas propriedades químicas e físicas. Visando contribuir com o conhecimento de cada aluno a mesma atividade foi realizada individualmente com liberdade para escolher cinco novas moléculas e entregar na próxima aula. Essa atividade foi avaliada por meio da observação do envolvimento dos grupos em sala de aula, análise dos trabalhos e os alunos foram submetidos a um questionário com questões abertas para avaliar o uso do aplicativo.

Resultado e discussão

De acordo com as observações os alunos das engenharias apresentaram bom envolvimento durante as atividades em grupo, entretanto uma pequena parcela apresentou dificuldade para identificar o tipo de Geometria Molecular, mas com auxilio do professor, da monitora e o uso do aplicativo a atividade prosseguiu sem maiores problemas. Isso reforça que o uso de aplicativos não substitui o estudo dos materiais didáticos e deve ser utilizado apenas como uma ajuda visual (SILVEIRA, 2013). Nos trabalhos individuais notou-se que a maioria escolheu moléculas de geometria de fácil visualização, como, Amônia, Água, Ácido Clorídrico, e estruturas mais complexas como, Fulereno, Biodiesel e Diamante, onde 92% exibiram as geometrias corretamente, mostrando as propriedades físicas e químicas, polaridade e aplicação das substâncias.Quanto ao questionário aplicado, quando perguntado sobre as dificuldades encontradas na obtenção do aplicativo, 44% relataram não ter nenhum problema para fazer o download contra 49% com problema com armazenagem ou dificuldades para girar a molécula. Sobre que conceitos eram requeridos na resolução da atividade 86% dos alunos responderam que deveriam ter conhecimentos prévios sobre Geometria Molecular e Ligações Químicas e 14% não responderam.E 81% dos alunos responderam que o uso do aplicativo favoreceu o entendimento sobre o assunto Geometria Molecular e facilitou a visualização das moléculas em três dimensões, confirmado pelos seguintes relatos: “Sim, pois tem como ver a geometria molecular de vários ângulos” e "Facilitou bastante, com o uso do aplicativo é possível observar cada parte da molécula com clareza e possibilita a visão tridimensional”. Por fim, a Figura 1 resume a avaliação do aplicativo feita pelos estudantes.

Figura 1. Avaliação do aplicativo Moléculas feita pelos estudantes.

A Figura 1 resume a avaliação dos estudantes de engenharia sobre o uso do aplicativo para visualização das geometrias em 3D das moléculas.

Conclusões

A atividade mostrou-se satisfatória onde o aplicativo Moléculas pode ser empregado em trabalhos em sala de aula para auxiliar na visualização em 3D das moléculas e suas respectivas geometrias moleculares. Pois, possibilitou aos alunos de engenharia à identificação da estrutura molecular, além de uma revisão dos conteúdos a respeito das ligações químicas e da geometria molecular. Sendo assim, o uso de aplicativos gratuitos de fácil manipulação é importante para tornar conteúdos abstratos em química compreensíveis contribuindo para o processo de aprendizagem.

Agradecimentos

Ao Programa de Monitoria- DPA da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.

BARNEA, N; DORI, Y.J. High school chemistry students perfornmance and gender diferences in a computerized molecular modeling learning inviroment.Journalof Science Educationand Technology v.8, n.4, p.257-271, 1999.

BENTO, M.C.M., CAVALCANTE, R.S. Tecnologias Móveis em Educação: o uso do celular na sala de aula. ECCOM, v.4,n.7, jan./jun.,2013.

MOURA, J. A. S.; C., A.; LAMOUNIER, E. J. A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular. Universidade Federal de Uberlândia.Disponível em http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wrva/2009/0012.pdf.

SILVEIRA, L. F.; NUNES, P.; SOARES, A. C. Simulações Virtuais em Química. Revista de Educação, Ciência e Cultura. Canoas, v. 18, n. 2, jul./dez., 2013.


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