ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Costa, K.L. (UFAM) ; Araujo, N.F. (UFAM) ; Jeffreys, M.F. (UFAM) ; Santos, V.O. (UFAM)
Resumo
Este trabalho teve como objetivo propor aos alunos das turmas dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais o uso do aplicativo Moléculas da química nova interativa disponível no google play para dispositivos móveis, com o intuito de facilitar a aprendizagem no estudo de Geometria Molecular na disciplina de Química Geral. O assunto foi previamente estudado em sala de aula, em seguida foi realizada uma atividade em grupo com o aplicativo para determinar a geometria molecular. Foram realizadas observações e, posteriormente, os alunos responderam um questionário para avaliar o uso do aplicativo. A partir das análises, pôde-se perceber que os alunos conseguiram visualizar e identificar as geometrias das moléculas em 3D de forma mais simples com o uso do aplicativo Moléculas.
Palavras chaves
Tecnologia móvel; Ensino de Química; Geometria Molecular
Introdução
As novas tecnologias apresenta uma grande inovação para a educação, pois os professores podem utilizá-la como recurso pedagógico para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Atualmente o uso das tecnologias da informação e comunicação móveis e sem fios, como os dispositivos móveis (smartphones), é bastante comum, e quando conectados à internet tem acesso a uma variedade de aplicativos gratuitos (BENTO, 2013). Segundo Barreto (2003), a principal questão é como associar um aplicativo à educação, pois não se deve ter apenas uma visão técnica ou somente do deslumbramento e sim investir no uso pedagógico, sobre temas abordados em sala de aula, e reflexivo na formação dos alunos. Dentre os conteúdos de Química, Barnea e Dori (1999) mostraram que muitos estudantes sentem dificuldades em relacionar as fórmulas moleculares dos compostos com suas fórmulas estruturais em três dimensões 3D um assunto abstrato em química. Assim, os aplicativos educacionais são ferramentas facilitadoras para compreensão dos conteúdos sobre geometria molecular, pois os alunos desenvolvem habilidades para visualizar moléculas no espaço, bem como, a concepção das propriedades físicas e químicas, além do mais, aprendem a importância desses conteúdos nas diversas disciplinas de química (SILVEIRA, 2013). Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo propor aos alunos da disciplina de química geral o uso do aplicativo gratuito Moléculas com o intuito de facilitar a visualização da geometria das moléculas em três dimensões.
Material e métodos
Esse trabalho foi desenvolvido em duas turmas, Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Amazonas-Manaus/AM, na disciplina de Química Geral no primeiro semestre de 2015, com o objetivo de facilitar e aprimorar o conhecimento dos alunos durante as aulas de ligações químicas e estrutura molecular, pois, foi observado notável dificuldade para entender a organização espacial das moléculas no nível molecular. Isso motivou a busca por aplicativos gratuitos disponíveis para dispositivos móveis, onde uma breve busca no google play foram encontrados mais de trinta aplicativos relacionados com o assunto geometria molecular, dentre esses, foi escolhido o aplicativo Moléculas por ser gratuito, uso offline e versão em português. Na primeira etapa, foi ministrada uma aula expositiva utilizando apresentação em slides e quadro branco abordando os seguintes conteúdos: ligações químicas e estrutura molecular. Em outra aula, foi desenvolvida uma atividade em grupo com os alunos das turmas utilizando o aplicativo escolhido. No decorrer da atividade tiveram que rever o conteúdo sobre geometria molecular, mostrando as fórmulas químicas e identificando as geometrias de seis moléculas (Butanol, Adamantano, Cisplatina, Colesterol, Eteno e Hexafluoreto de urânio) disponíveis no aplicativo, bem como, suas propriedades químicas e físicas. Visando contribuir com o conhecimento de cada aluno a mesma atividade foi realizada individualmente com liberdade para escolher cinco novas moléculas e entregar na próxima aula. Essa atividade foi avaliada por meio da observação do envolvimento dos grupos em sala de aula, análise dos trabalhos e os alunos foram submetidos a um questionário com questões abertas para avaliar o uso do aplicativo.
Resultado e discussão
De acordo com as observações os alunos das engenharias apresentaram bom
envolvimento durante as atividades em grupo, entretanto uma pequena parcela
apresentou dificuldade para identificar o tipo de Geometria Molecular, mas
com auxilio do professor, da monitora e o uso do aplicativo a atividade
prosseguiu sem maiores problemas. Isso reforça que o uso de aplicativos não
substitui o estudo dos materiais didáticos e deve ser utilizado apenas como
uma ajuda visual (SILVEIRA, 2013). Nos trabalhos individuais notou-se que a
maioria escolheu moléculas de geometria de fácil visualização, como, Amônia,
Água, Ácido Clorídrico, e estruturas mais complexas como, Fulereno,
Biodiesel e Diamante, onde 92% exibiram as geometrias corretamente,
mostrando as propriedades físicas e químicas, polaridade e aplicação das
substâncias.Quanto ao questionário aplicado, quando perguntado sobre as
dificuldades encontradas na obtenção do aplicativo, 44% relataram não ter
nenhum problema para fazer o download contra 49% com problema com
armazenagem ou dificuldades para girar a molécula. Sobre que conceitos eram
requeridos na resolução da atividade 86% dos alunos responderam que deveriam
ter conhecimentos prévios sobre Geometria Molecular e Ligações Químicas e
14% não responderam.E 81% dos alunos responderam que o uso do aplicativo
favoreceu o entendimento sobre o assunto Geometria Molecular e facilitou a
visualização das moléculas em três dimensões, confirmado pelos seguintes
relatos: “Sim, pois tem como ver a geometria molecular de vários ângulos” e
"Facilitou bastante, com o uso do aplicativo é possível observar cada parte
da molécula com clareza e possibilita a visão tridimensional”. Por fim, a
Figura 1 resume a avaliação do aplicativo feita pelos estudantes.
A Figura 1 resume a avaliação dos estudantes de engenharia sobre o uso do aplicativo para visualização das geometrias em 3D das moléculas.
Conclusões
A atividade mostrou-se satisfatória onde o aplicativo Moléculas pode ser empregado em trabalhos em sala de aula para auxiliar na visualização em 3D das moléculas e suas respectivas geometrias moleculares. Pois, possibilitou aos alunos de engenharia à identificação da estrutura molecular, além de uma revisão dos conteúdos a respeito das ligações químicas e da geometria molecular. Sendo assim, o uso de aplicativos gratuitos de fácil manipulação é importante para tornar conteúdos abstratos em química compreensíveis contribuindo para o processo de aprendizagem.
Agradecimentos
Ao Programa de Monitoria- DPA da Universidade Federal do Amazonas.
Referências
BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.
BARNEA, N; DORI, Y.J. High school chemistry students perfornmance and gender diferences in a computerized molecular modeling learning inviroment.Journalof Science Educationand Technology v.8, n.4, p.257-271, 1999.
BENTO, M.C.M., CAVALCANTE, R.S. Tecnologias Móveis em Educação: o uso do celular na sala de aula. ECCOM, v.4,n.7, jan./jun.,2013.
MOURA, J. A. S.; C., A.; LAMOUNIER, E. J. A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular. Universidade Federal de Uberlândia.Disponível em http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wrva/2009/0012.pdf.
SILVEIRA, L. F.; NUNES, P.; SOARES, A. C. Simulações Virtuais em Química. Revista de Educação, Ciência e Cultura. Canoas, v. 18, n. 2, jul./dez., 2013.