ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Esquiller, M. (COLEGIO INTEGRADO) ; Chirico, J.C. (COLEGIO INTEGRADO) ; Vargas, Y.L.C. (COLEGIO INTEGRADO) ; Casuso, D.T. (COLEGIO INTEGRADO) ; Martins, J.A.S. (COLEGIO INTEGRADO) ; Lima, L. (COLEGIO INTEGRADO)
Resumo
O projeto desenvolvido com alunos 1°ano do Ensino Médio, em escola da rede privada do município de Jaguariuna, SP, baseou-se no principio da utilização de materiais didáticos lúdicos, e metodologias ativas, peer instruction, para elaboraçao e confecção de jogo, despertando o interesse, por parte dos alunos, no ensino de química. O jogo foi utilizado para abordar conceitos e fenômenos de química geral, relacionados ao cotidiano, facilitando o entendimento e a importância da química no dia a dia. A função educativa, promovida pela utilização do jogo, foi facilmente observada durante todas as etapas do projeto, que ocorreu em parceria com a disciplina de artes, buscando a interdisciplinaridade e, promovendo a motivação e interação entre os alunos e professor
Palavras chaves
quimica; jogo-didático; química-geral
Introdução
Como descrevem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio: O ensino de Química deve oferecer aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos, em diferentes contextos, para que através dos conhecimentos adquiridos na escola, possam compreender e participar de forma ativa dos acontecimentos do seu cotidiano (BRASIL, 2002, p.124). O Ensino de Química é, em geral, tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados ao cotidiano. A Química, desta forma, torna-se uma matéria desestimulante, sendo apresentada de forma descontextualizada. Com o propósito despertar maior interesse dos alunos pelas aulas de química, novos recursos de ensino vêm sendo utilizados, como por exemplo, as atividades lúdicas, e a metodologia ativa, visando a promoção da autonomia dos estudantes. Estas têm demonstrado grande eficiência na motivação de alunos e professores, promovendo a construção do conhecimento em sala de aula de forma contextualizada ao relacionar o conhecimento científico com o cotidiano dos alunos (CAVALCANTI, DEUS e SOARES, 2007; ZANON, GUERREIRO e OLIVEIRA,2008). O termo “lúdico” tem origem na palavra latina “ludus”, que significa jogo. Atualmente, o lúdico não está associado somente aos jogos, mas também à todas atividades que são agradáveis de serem praticadas (MACEDO, PETTY e PASSOS, 2005). Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos (CUNHA; 2004).
Material e métodos
Foi proposto, para os alunos do 1⁰ ano do Ensino médio, que desenvolvessem um jogo, onde se trabalhasse o conteúdo de química geral, desenvolvido nas aulas teóricas, assim como fatos do cotidiano e curiosidades sobre a química. A confecção do jogo, assim como as perguntas e regras do jogo foram elaborados pelos próprios estudantes, sob supervisão dos professores. 2.1 Corrida da Química O jogo Corrida da Química, foi desenvolvido pelos alunos , sob orientação da professora de química Suzete M.L.Caminada sobre assuntos referentes a química geral e o professor Tiago Nunes Grion, Artes, que auxiliou na elaboração e confecção dos componentes do jogo. 2.1.1 Composição do Jogo Os jogos é composto por:(02 e máximo de 06 participantes) - tabuleiros individuais, divididos em cores (azul,verde, amarelo e vermelho) e um símbolo (↕) que separa cada conjunto contendo as 4 cores, - pino de avanço, para cada jogador, e, - roleta onde estão presentes as mesmas cores e o símbolo (↕) do tabuleiro, sendo comum a todos os jogadores. - 25 cartões, de cada uma das cores presentes no tabuleiro, com as perguntas a serem respondidas. As cores, presentes no tabuleiro e na roleta, classificam as perguntas a serem respondidas, por nível de dificuldade, sendo:Azul: muito fácil; Verde: fácil ; Amarelo; médio; Vermelho: Difícil - 01 dado 2.1.2 Regras - com o tabuleiro e os pinos, inicia-se o jogo - a ordem das jogadas é definida pelo maior numero jogado em um dado. - A cada jogada, gira a roleta, e posiciona seu pino na cor e responde a pergunta referente a cor obtida. - Caso acerte a resposta, avança uma casa no tabuleiro, caso erre, permanece do mesmo local, no caso de simbolo (↕), no caso de erro deve recuar uma casa. - Aquele que transpor todo o tabuleiro primeiro, vence
Resultado e discussão
O desenvolvimento do trabalho possibilitou entender a importância da
utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento facilitador da
integração, sociabilidade e aprendizado. Também pôde ser observado que este
tipo de prática pedagógica conduz o estudante à exploração de sua
criatividade, dando condições de uma melhora de conduta no processo de
ensino e aprendizagem, além de uma melhoria de sua auto-estima.
A atividade permitiu o desenvolvimento de competências no âmbito da
comunicação, das relações interpessoais, da liderança e do trabalho em
equipe e utilizando a relação cooperação/competição em um contexto
formativo, pois o aluno coopera com os colegas de equipe e compete com as
outras equipes que são formadas pelos demais colegas da turma.
Conclusões
A partir dos resultados obtidos, pode-se verificar que a introdução de jogos e atividades lúdicas no cotidiano escolar, e particularmente no ensino de química, é muito importante, devido à influência que os mesmos exercem frente aos alunos. A proposta de jogos didáticos provocou, além do entretenimento, aulas em que os alunos se tornaram participativos e ativos.
Agradecimentos
- Coordenação e Direção Colégio Integrado; - Prof.Tiago Nunes Grion, pela valiosa ajuda na confecção dos jogos; e - alunos, pelo empenho e dedicação.
Referências
BRASIL. PCN + Ensino médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros curriculares nacionais. Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Ministério da
Educação – MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Semtec. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
CAVALCANTI, E. L. D.; DEUS, T. C.; SOARES, M. H. F. B. Perfil Químico: um jogo didático para promover a interação e o conhecimento. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 30., 2007, Águas de Lindóia. Anais..., São Paulo, 2007. Disponível em: <sec.sbq.org.br/cdrom/30ra/resumos/T0565-1.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2015.
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo.
Eneq 028- 2004.
ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 13, p. 72-81, 2008.