ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
da Silva Santos, A.J. (UFG) ; Moizinho Oliveira, M. (IFMA) ; Lopes Gonçalves Sousa, D.V. (IFMA) ; de Carvalho Santos, F.J. (INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR - IFES)
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos egressos do curso de Licenciatura em Química do IFMA, estabelecendo a relação entre as aspirações iniciais e aquelas propostas pelo curso. De acordo com este trabalho as perspectivas traçados no início do curso ainda estão bem distantes da concretização da formação de um profissional completo e capacitado. As barreiras encontradas pelos recém-formados ainda refletem no perfil do docente egresso. Participaram da pesquisa recém-formados dos anos de 2008, 2009 e 2010, através de um questionário fechado. Neste trabalho, as respostas do questionário foram analisadas buscando relações entre as perspectivas de futuro profissional e o perfil estabelecido pelo projeto pedagógico do curso.
Palavras chaves
Egresso; Formação profissional; Perfil docente
Introdução
Numa perspectiva contemporânea os cursos de licenciatura são os pilares da educação básica do Brasil. Isso permite na teoria a formação de profissionais capazes de: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver juntos, apostando no efeito multiplicador e transformador de sua práxis. O Curso de Licenciatura em Química do IFMA tem como eixo a formação do professor para a Educação Básica (séries finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio), de modo que as disciplinas integrantes do currículo buscam a articulação contínua dos conteúdos da Química com os da Formação Pedagógica, articulando as atividades de ensino e pesquisa, de modo a aperfeiçoar a prática pedagógica e o processo ensino-aprendizagem. No entanto muitas discussões tem ocorrido devido o distanciamento entre a teoria e a prática para o aluno egresso. O conjunto de saberes adquiridos na vida acadêmica, às vezes, não satisfazem às necessidades na vida do profissional docente. Diante dessa disso, buscou-se investigar a realidade encontrada pelo aluno egresso de Química no mercado de trabalho analisando de que forma as disciplinas contribuíram ou deixaram a desejar na formação deste profissional.
Material e métodos
Um questionário é extremamente útil quando um investigador pretende recolher informação sobre um determinado tema. Deste modo, através da aplicação de um questionário a um público-alvo constituído, por exemplo, de alunos, é possível recolher informações que permitam conhecer melhor as suas lacunas, bem como melhorar as metodologias de ensino podendo, deste modo, individualizar o ensino quando necessário. A importância dos questionários passa também pela facilidade com que se interroga um elevado número de pessoas, num espaço de tempo relativamente curto. Dessa maneira a abordagem com os alunos recém-formados foi realizada a partir dos questionários. Afim de obter maior uniformidade, rapidez e simplificação na análise de resultados e facilitar uma posterior categorização das respostas optou-se por um questionário fechado. Para tangenciar a análise dos dados buscou-se investigar o perfil do profissional docente em química através dos planos de ensino e de orientações dadas por professores e coordenadores do curso. Durante o período de pesquisa, foram feitas visitas ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, no intuito de colher informações sobre o curso no que se refere as aspirações para o profissional concluinte, bem como direcionar a aplicação dos questionários aos alunos egressos. Foram abordados alunos recém-formados de 2008, 2009 e 2010. Nas visitas houve também uma rápida investigação feita junto aos professores do curso o que possibilitou elucidar um panorama da vivência dos alunos em processo de formação.
Resultado e discussão
A análise de dados e o desenvolvimento desta pesquisa sob a ótica dos
egressos basearam-se nas respostas a um questionário contendo somente
questões fechadas.
As questões tiveram por objetivo:
• Compor um perfil do aluno egresso e traçar seu perfil pós academia;
• Avaliar o nível de satisfação em relação ao curso, bem como sua ligação
com o mesmo;
• Verificar a inserção do egresso no mercado de trabalho;
• Obter informações sobre como o Instituto contribuiu para o sucesso do ex-
aluno ou de que forma poderia contribuir.
Por meio da análise e tabulação das respostas constatou-se que:
I. A totalidade de egressos (100%) já estavam exercendo a profissão em menos
de 3 anos após o termino do curso;
II. Desta totalidade 57% afirmaram estar completamente preparado para o
mercado de trabalho enquanto que 43% disseram estar apenas com formação
razoável;
III. Quanto à contribuição do curso no desenvolvimento cultural e pessoal
57% afirmaram que alcançaram pleno desenvolvimento, já para 43% esse
aproveitamento foi apenas razoável;
IV. Quando questionados de qual conceito atribuiriam ao curso 85,7% dos
entrevistados avaliam como um ótimo conceito, enquanto que para 14,3% este
conceito é apenas bom.
Conclusões
O ensino de Química nas mais diversas instituições de ensino tem passado por grandes mudanças com o propósito de formar profissionais amplamente qualificados e habilitados no exercício da docência. Um dos caminhos percorridos pelo IFMA é o investimento na práxis pedagógica, instigando o aluno egresso no contínuo processo do desenvolvimento profissional, buscando- se Integrar os problemas da prática de ensino de química com os conhecimentos desenvolvidos no curso de licenciatura, criando um novo perfil do profissional, que vislumbra o mercado de trabalho apto para os novos desafios
Agradecimentos
Aos alunos egressos do IFMA participantes da pesquisa.
Referências
CANDAU, V.M.F. Novos rumos da licenciatura. Brasília: INEP; PUC-RJ, 1987.
MALDANER, O.A. Formação inicial e continuada de professores de química. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.