MONTAGEM DE ALGUNS APARELHOS ALTERNATIVOS PARA LABORATÓRIO NO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA SÃO FRANCISCO NO MUNICÍPIO DE PEDREIRAS - MA

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Maciel, M.J.S.S. (UEMA) ; Moura, R.P. (UEMA) ; Ericeira, E.R. (UEMA)

Resumo

A precariedade de muitas escolas do Brasil, não tem dado a devida importância ao ensino da química, muitas vezes por falta de incentivo e capacitação dos professores, ou por falta de créditos dos mesmos, não fazendo - se ponte entre o aluno e a ciências; deixando a entender que tal disciplina é entediante e desnecessária. Tendo esses fatores em vista, como poderíamos colaborar com o ensino de ciências na prática de química nas escolas? Como fazer com que os alunos vejam que a química pode ser algo divertido e essencial em sua vida? O que fazer para que um laboratório seja realidade para complemento do ensino da teoria nas escolas? O referido trabalho tem como objetivos a montagens de aparelhos alternativos e conhecer a importância dos equipamentos de um laboratório de química.

Palavras chaves

ENSINO DE QUÍMICA; EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS; LABORATÓRIO DE QUÍMICA

Introdução

O Presente Projeto mostra uma grande dificuldade de encontrar materiais e reagentes para a realização de experimentos em sala de aula, devido ao alto preço dos mesmos. Assim como vidrarias e equipamentos que são essenciais para a realização de uma aula prática de muitos conteúdos do ensino fundamental, médio e superior. As atividades experimentais que sempre foram encaradas como algo inatingível em escolas mais desprovidas de recursos. Outro problema enfrentado no ensino da química é falto de conhecimentos no manuseio de um laboratório ou a falta de vontade de desempenhar de fato o seu papel deixando os alunos a “ver navios”. Mas, com a criatividade podemos realizar experimentos de grande valia sem ter altos custos com aparelhos alternativos e qualquer aluno que venham a despertar o interesse de buscar outras formas de aprendizado mudando a forma tradicional do ensino que acaba por muitas vezes deixando a aula monótona e cansativa para sua compreensão e aplicação no nosso cotidiano. Por esse motivo então houve uma preocupação por parte dos acadêmicos do curso de química do programa Darcy Ribeiro de Pedreiras / MA para oportunizar o estudo de materiais alternativos para dinamizar as aulas da referida disciplina e melhorar a absorção de conhecimentos dos diversos conteúdos. Dessa maneira o aluno que é peça fundamental do aprendizado; terá como suporte técnico e através do mesmo poderá utilizá-los de maneira alternativa. Portanto o referido projeto tem como principal alvo os alunos do ensino médio do colégio São Francisco, para os mesmos obterem um melhor rendimento nas aulas de ciências através de experimentos simples e demonstrações concisas dos cálculos e resultados esperados, aguçando cada vez mais a busca por conhecimento científico da química e das demais ciências.

Material e métodos

Algumas vidrarias e equipamentos foram substituídos por utensílios de fácil acesso, sendo do cotidiano dos alunos. Objetos como copos de vidros, lâmpadas incandescentes, pires, colheres de alumínio, substituíram as seguintes vidrarias e equipamentos: erlenmeyer, bécker, balão de fundo redondo, bureta , vidro de relógio, espátula, suporte universal e pipeta graduada. Neste, trabalho são descritas a construção e a adaptação de materiais alternativos de baixo custo, em substituição aos materiais usuais como balão volumétrico, bico de Bunsen , erlenmeyer, tripé de ferro, tela de amianto , funil de separação, entre outros equipamentos de fácil acesso aos docentes e discentes.

Resultado e discussão

Espera-se que essa proposta seja aplicada e que venha despertar interesse da equipe docente e discente para os meios facilitadores e com isso haver maior absorção e compreensão dos conhecimentos científicos para aplicação desses resultados no cotidiano escolar. Pois só assim o corpo docente e discente terá mais mecanismos durante o período que estiver inserido em um contexto escolar trazendo melhora para qualidade de ensino e estendendo conhecimentos práticos por meio desta ferramenta que é a prática através de experimentos simples e acessíveis aos mesmos e que proporcionam um ótimo resultado na fixação da disciplina. Portanto cálculos complexos, inúmeras fórmulas que muitas vezes não trazem resultados esperados, por estes motivos que o ensino necessita de novos projetos que possibilitam a melhor compreensão e aplicação das ciências, pois somente com novos incentivos poderemos forma novos alunos.

Conclusões

Apesar do empenho e da boa vontade de muitos professores, as propostas de um laboratório alternativo quase sempre se mostra inalcançável. Os principais motivos estão relacionados à falta de preparo, de metas e objetivos bem definidos e ainda devido à desarticulação com a realidade. Nosso projeto teve a proposta de conscientizar professores e alunos da importância de associar prática a teoria, e para ter um bom resultado, apresentamos o processo de montagem de principais aparelhos e vidrarias usados no laboratório para que os alunos pudessem aplicar no cotidiano o que foi visto na palestra.

Agradecimentos

AGRADEÇO A DEUS, A MINHA AMIGA DE TRABALHO E AO MEU ORIENTADOR POR TER ME ACOMPANHADO NESSE TRABALHO E ME AJUDADO INCANSAVELMENTE PARA PODER APLICAR ESSE TRABALHO LINDO.

Referências

Disponível em <http://www.abq.org.br/cbq/2014/trabalhos/6/5357-17190.html>.Acesso em: 24Maio. 2015.
MATEUS, Alfredo Luís, Química na Cabeça, 4. Ed. Belo Horizonte, UFMG, 2001.
LIMA, Joacy Batista de. Experimentos de Química Utilizando Materiais Alternativos com Aplicação no Ensino Médio. Monografia de conclusão de curso, UFMA, São Luís, 2004.
NOVAIS, Vera Lúcia Duarte de, Química Vol. 1, São Paulo, Atual, 1999.
Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702010000400017>.Acesso em:24Maio. 2015.
Disponível em <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/laboratorio-alternativo.htm>.Acesso em:24 Maio. 2015.
ROQUE CRUZ, Emílio Galhardo Filho, Experimentos de Química em Micro-Escala, Química Geral e Inorgânica Vol.1, 3. Ed. São Paulo, Scipione, 1997.
USBERCO, João, SALVADOR, Edgard, Química Geral Vol. 1, 12. Ed., São Paulo, Saraiva, 2006.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás