ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Santos, M.R.A. (UFT) ; Freitas, L.G. (UFT) ; Gomes, Y.G.S. (UFT) ; Macêdo, L.P.R. (UFT) ; Rodrigues, D.N. (UFT) ; Paiva, J.A. (UFT)
Resumo
O programa PIBID-Química-UFT vem procurando formas de fazer com que os alunos participem cada vez mais na busca de alternativas para ajudar a sociedade em que vivem, para tal elaborou a feira de Química para novembro de 2014, no Colégio Estadual de ensino médio, com o tema “Água e Ambiente – Uma compreensão química e biológica”. Tendo como objetivo, envolver os alunos em pesquisas sócio ambientais que envolvam os órgãos públicos existentes na cidade e pô-las em práticas. Envolvendo a compreensão do funcionamento e ações de órgãos públicos.Todos os órgãos foram visitados pelas equipes de pesquisa a fim de conhecer sua estrutura assim como suas ações realizadas e futuras para a cidade,tendo seus gestores entrevistados pelos alunos e bolsistas.
Palavras chaves
Educação ambiental; Interdisciplinaridade; Sustentabilidade
Introdução
A escola é um dos espaços mais importantes quando se trata de formação e sensibilização em desenvolver uma nova postura, que se comprometa com a responsabilidade ambiental. Em que os estudantes envolvidos tenham espaço para construírem alternativas para um melhor aproveitamento sustentável dos recursos da natureza, considerando as demandas sociais e a conjuntura da cidade onde moram.Desde a existência dos primeiros homens sobre a terra, temos a destruição da natureza para produzir meios necessários a sua sobrevivência e então passamos a viver em uma natureza transformada por sua ação. Às vezes, tem-se a impressão de que o homem e a natureza são inimigos, não podendo um deles sobreviver sem que o outro se debilite ou venha a ser extinto. A solução para este conflito de interesses do homem seria o desenvolvimento sustentável, o qual obtém crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras. Todos apoiam este conceito, mas sempre que o debate ultrapassa a palavra, ressurge a oposição entre “lado da natureza” e o “lado do desenvolvimento econômico” (CHARLOT & SILVA, 2005).Com base nestas informações e tendo em vista a importância do papel dos estudantes no processo de sustentabilidade ambiental local, faz com que as feiras de química sejam um canal que os envolva em atividades que promovam troca de experiências e conhecimentos, para que possam transformar suas ideias em alternativas para os problemas vigentes na nossa região. Sendo exemplos de que é possível sim, viver em harmonia com a natureza sem extingui-la. Desenvolvendo uma formação ambiental mais crítica, voltada para ação em mudanças tanto de atitudes e hábitos, quanto na maneira de viver.
Material e métodos
O grupo PIBID junto com o coordenador e supervisor do programa Prof. Paiva e Prof. Eugênio respectivamente, reuniram-se para determinar as ações para a feira de química a partir de um tema geral e subtemas a ele vinculados a ser realizada no colégio Guilherme Dourado - Araguaína - TO, no total participaram quatro turmas dos terceiros anos; quatro dos segundos anos e cinco turmas dos primeiros anos, totalizando 450 alunos no turno matutino e duas turmas dos terceiros anos com 76 alunos no turno noturno.O grupo PIBID foi sala em sala apresentar à turma o tema da feira e alguns subtemas como: Estrutura da água, abordando sobre polaridade, ponto de fusão, ponto de ebulição e ligações de hidrogênio; Impactos ambientais, abordando documentários de curta metragem; Contaminação da água, abordando a parte química (produtos químicos lançados pela agropecuária, lava jatos) em forma de maquete e sobre o tratamento da água, sendo que, uma sala ficou encarregada de fazer um levantamento das nascentes e rios do estado, desde a região do bico do papagaio até Araguaína, abordando os pontos contaminantes da cidade (representando em forma de painel); outra ficou encarregada de construir passo a passo o tratamento da água realizada pela empresa SANEATINS,não limitando somente ao que expuséssemos.O Colégio assim como a Universidade Federal do Tocantins se dispuseram a ajudar com a questão dos materiais de papelaria e outros necessários, tais como: isopor, cola quente, EVA, papel camurça, fita, papéis diversos, data show, tecido TNT, caixa de som, tesoura e tinta tecido.O grupo PIBID trabalhou com os alunos os conceitos químico e meio ambiente, sendo que cada grupo recebeu um modelo de projeto a ser preenchido com título, apresentação do projeto, objetivo e justificativa.
Resultado e discussão
A feira estruturou-se a partir do seguinte pensamento um tema geral, e
subtemas desenvolvidos por sala de aula onde continham projetos em diversas
áreas que contemplavam o subtema e consequentemente o tema geral. Cada aluno
bolsista ficou responsável por estruturar os projetos de uma sala/subtema.
Os grupos que ficaram responsáveis por entrevistar os gestores dos órgãos
públicos responsáveis pela preservação do meio ambiente, tais como: CIPAMA,
IBAMA, Prefeitura e a NATURATINS, tinham como intuito de saber as políticas
públicas destas entidades e as medidas que as mesmas tomam para minimizar os
problemas causados à natureza na nossa região. Como cada órgão público
possuí finalidades diferentes, por exemplo, no IBAMA, o objetivo das
perguntas era voltado para o controle e fiscalização, os índices de
degradação sobre a seca do lago corujão. No CIPAMA, questionou-se sobre como
era realizado o trabalho deste órgão e como eram realizadas as ações para
combater a caça ilegal de animais silvestres e quanto ao surgimento de
lixões em algumas regiões da cidade. Os alunos tiveram acesso aos animais
que tinha sob sua guarda como, por exemplo, a onça pintada, veado, cutia,
porco do mato, enfim. Os estudantes ficaram admirados com estes animais,
pois muitos deles nunca os viram tão de perto, pois só tinham até então pela
televisão. Na Prefeitura, realizou-se uma entrevista com gestores deste
órgão, ganhou-se camisetas do meio ambiente e um dos funcionários nos
convidou para participar de alguns eventos em congresso que ocorreriam fora
do estado. Todo o trabalho teve como foco os órgãos públicos que tinham
ações na região do bico do Papagaio com a intenção direta de trazer para os
alunos um reconhecimento real dos problemas enfrentados na região em que
vivem.
vídeos de curta-metragem sobre impactos ambientais existentes na região do bico do papagaio.
Localização das nascentes da cidade com os principais pontos contaminantes existentes.
Conclusões
Por meio da feira de química, os estudantes desenvolveram bastante interesse em propor alternativas para o uso dos recursos naturais de forma sustentável, visto que o evento os ajudou a desenvolverem um posicionamento mais crítico a respeito das práticas atuais da sociedade frente aos problemas ambientais. Foi tomando conhecimento sobre os fatos ou eventos, que fazem parte do cotidiano, que proporcionou a eles um entendimento tanto químico quanto ambiental dos assuntos tratados, tendo como papel principal a função de educadores na redução do impacto humano sobre a natureza.
Agradecimentos
À Universidade Federal do Tocantins – UFT, ao PIBID-Química, à CAPES e aos alunos que participaram da feira.
Referências
CHARLOT, B.; SILVA, V. A. Relação com a natureza e educação ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. (Org). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.