ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Leder, P.J.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Santiago, J.C.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Corrêa, M.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Araújo, E.B. (SEDUC/PA) ; Santos, I.C. (SEDUC/PA)
Resumo
É cada vez maior o consumo de gorduras trans, devido à alta procura por alimentos industrializados, os quais apresentam elevado índice desse tipo de gordura. Nesse contexto, foi desenvolvida uma atividade para abordar o conteúdo de isomeria cis-trans, com uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola Estadual de Belém/PA. O trabalho visou a conscientização dos alunos através do conhecimento químico, e mediante a elaboração de modelos didáticos tridimensionais, facilitar a visualização da conformação das moléculas em cis ou trans. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários contendo 3 perguntas, e pode-se observar que o método de abordagem facilitou a compreensão dos alunos acerca dos conteúdos trabalhados durante a atividade.
Palavras chaves
Ensino de Química; Gorduras trans; Modelos Didáticos
Introdução
A prevalência de sobrepeso e obesidade entre os jovens é um dado preocupante, tendo em vista a alimentação inadequada com preferência por alimentos industrializados com excesso de açúcares simples e gorduras trans associadas ao baixo consumo de fibras e que contribui para o desenvolvimento de doenças na vida adulta (ENES e SLATER, 2010). Os lipídios/gorduras são pequenas moléculas extraídas dos tecidos animais e vegetais e a terceira principal fonte de energia do nosso organismo. Os ácidos graxos trans surgem por meio da hidrogenação de ácidos graxos insaturados na posição cis. As principais fontes de ácidos graxos trans são parcialmente hidrogenados, gorduras e produtos feitos com essas gorduras como lanches de padaria e alimentos fritos. O alto consumo de gorduras trans é um fator de risco para doenças cardiovasculares (GALLAGHER, 2010). Sabe-se que a abordagem de assuntos do cotidiano quando trabalhados de forma contextualizada em sala de aula, motivam a participação dos alunos, instigando a curiosidade e tornando a aula mais prazerosa. Nessa perspectiva, Vinholi Junior (2010) afirma que o aprendizado é fruto também do esforço pessoal dos educandos, ancorado aos conhecimentos prévios dos mesmos adquiridos em sua vivência. No que tange a utilização de materiais didáticos que facilitem o processo de ensino e aprendizagem, os mesmos constituem recursos interessantes, a exemplos dos modelos didáticos tridimensionais. Desse modo, Lima Filho et al., (2010) defende que a construção de recursos didáticos empregados no Ensino de Ciências permite a ligação entre teoria e prática, podendo demonstrar um fenômeno, ilustrar um princípio teórico, desenvolver habilidades de observação ou medidas, desenvolvimento do raciocínio crítico e reflexivo do aluno.
Material e métodos
A presente pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola Estadual de Belém/PA, a qual era composta por 24 alunos. Foram confeccionados modelos didáticos tridimensionais, afim de demonstrar a isomeria dos compostos orgânicos, com os seguintes materiais: cubos de isopor, palitos de madeira e tintas coloridas. Através da abordagem da temática “Gorduras trans: geradora de conhecimento químico”, foi trabalhado o conteúdo de Química Orgânica: isomeria cis-trans. A atividade foi desenvolvida em três momentos. No primeiro momento, foi realizada uma aula expositiva abordando as transformações químicas que ocorrem no processo de conversão de óleos vegetais em gorduras trans, viabilizando a correlação entre conhecimento científico e cotidiano. No segundo momento, foi aplicado o modelo didático construído, objetivando verificar se o recurso didático facilitou a assimilação dos alunos acerca do conteúdo de isomeria. Para a realização da atividade, a turma foi dividida em 4 grupos compostos por 6 alunos, neste momento, eles realizaram a montagem das estruturas do modelo didático em três dimensões, as quais demonstraram claramente a isomeria cis- trans dos compostos orgânicos. No terceiro momento foi aplicado um questionário contendo quatro perguntas, sendo duas abertas, e uma fechada, visando avaliar se o método utilizado facilitou a aprendizagem dos conteúdos abordados durante o desenvolvimento da atividade. Os modelos didáticos constituem uma importante ferramenta capaz de produzir efeitos significativos no processo de ensino e aprendizagem, despertando a curiosidade dos alunos frente a relação química/cotidiano, o que torna a aula mais dinâmica e participativa, proporcionando a troca de conhecimento entre os mesmos.
Resultado e discussão
De acordo com as respostas dadas pelos alunos, verificou-se que a abordagem
da temática gorduras trans atrelada ao Ensino de Química foi eficaz na
construção do conhecimento científico. Quando questionados sobre: A
utilização dos modelos didáticos facilitou a compreensão sobre o conteúdo de
isomeria cis-trans? Por que? A1 responde: “sim, pois pude observar melhor
a isomeria dos compostos, a disposição dos átomos e assim compreender o
conteúdo”. As imagens 1 e 2 exemplificam duas moléculas montadas pelos
alunos utilizando o modelo didático tridimensional. O segundo questionamento
foi: Como você avalia a metodologia utilizada? Neste, 87,5% dos alunos
avaliaram a metodologia como “Excelente” ferramenta de ensino, e 12,5%
avaliaram como “Boa”. Pode-se constatar que a utilização dos modelos
didáticos tridimensionais auxiliou os alunos a visualizarem e compreenderem
o conteúdo de isomeria cis-trans, que muitas vezes é ensinado sem o auxílio
de recursos didáticos que facilitem a aprendizagem dos alunos. Para
Cavalcante e Silva (2008), os modelos didáticos conduzem os estudantes a
relacionar teoria e prática, o que lhes proporcionará condições para a
compreensão dos conceitos, do desenvolvimento de habilidades, competências e
atitudes, contribuindo para reflexão acerca do mundo em que vivem. O
terceiro questionamento foi: O tema gerador “gorduras trans”, despertou
maior interesse a cerca dos conteúdos químicos? Por que? A2 responde:
“sim, pois as gorduras estão presentes no nosso dia a dia e a química
permite conhecermos os riscos de seu consumo excessivo”. Nanni (2007)
afirma que é importante haver uma relação entre os conteúdos trabalhados em
sala de aula e as visões de mundo dos estudantes, suas experiências e
expectativas.
Modelo didático tridimensional do cis-2-buteno.
Modelo didático tridimensional do trans-2-buteno.
Conclusões
O Ensino de Química através da abordagem temática sobre gorduras trans foi essencial para que os alunos se conscientizassem sobre os riscos do consumo excessivo de alimentos industrializados. A construção e a aplicação dos modelos didáticos tridimensionais facilitou o ensino sobre o conteúdo de isomeria cis-trans, pois permitiu o aluno visualizar as duas diferentes maneiras que os átomos podem dispor-se no espaço. A abordagem de temas que estão inseridos no cotidiano do aluno contribuem para sua educação científica, tornando-o mais ativo e consciente frente aos desafios da sociedade moderna.
Agradecimentos
À CAPES pela bolsa concedida ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UEPA).
Referências
CAVALCANTE, D. D.; SILVA, A. F. A. Modelos didáticos e professores: concepções de ensino-aprendizagem e experimentações. [b]Anais[/b] do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), Curitiba, UFPR, jul., 2008.
ENES, C. C.; SLATER, B. Obesidade na adolescência e seus principais fatores determinantes. [b]Revista Brasileira de Epidemiologia[/b], v. 13, n. 1, p. 163-171, 2010.
GALLAGHER, M. L. Os Nutrientes e Seu Metabolismo. In: MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S. K. [b]Alimentos, nutrição e dietoterapia[/b]. 12º edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 160-198.
LIMA FILHO, F. S.; CUNHA, F.P.; CARVALHO, F. S.; SOARES, M. F. C. A importância do uso de recursos didáticos alternativos no Ensino de Química: uma abordagem sobre novas metodologias. [b]Revista Enciclopédia Biosfera[/b], Goiânia, v. 7, n. 12, p. 166-173, 2011.
NANNI, R. Natureza do conhecimento científico e a experimentação no ensino de ciências. [b]Revista Eletrônica de Ciência[/b], São Carlos/SP, 2007. Disponível <http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_26/natureza.html>. Acesso em: 09 jul., 2015.
VINHOLI JUNIOR, A. J. Contribuições da Teoria da Aprendizagem Significativa para a aprendizagem de conceitos em botânica. [b]Revista Acta Scientiarum Education[/b], Maringá, v. 33, n. 2, p. 281-288, 2011.