ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Mata, M.S.L. (UEA) ; Souza, T.G. (UEA) ; Santos, H.C. (UEA) ; Melo, M.G. (UEA) ; Silva, J.D.Y. (E.E.B.A/SEDUC-AM) ; Tavares, G.S. (E.E.B.A/SEDUC-AM) ; Souza, A.C.T. (E.E.B.A/SEDUC-AM) ; Oliveira, M.E. (UEA) ; Eleutério, C.M.S. (UEA) ; Santos, R.X. (UEA)
Resumo
Esta experiência foi realizada no Laboratório de Educação Química e Saberes Primevos CESP/UEA. Foram envolvidos professores do Estágio Supervisionado, acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química, professores da educação básica e alunos do Ensino Médio. Foi utilizado como matéria-prima, tortas de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) que já haviam liberado óleo quando expostas ao sol. Para extrair esse óleo foi utilizada uma máquina de lavar roupas, marca Brastemp, modelo clean. Foram pesadas 15k de tortas distribuídas em três sacos de algodão para serem centrifugadas. Desses 15k de tortas foi extraído aproximadamente 3L de óleo residual. A partir dos resultados foi possível estabelecer diálogos entre o conhecimento acadêmico e escolar de forma interdisciplinar.
Palavras chaves
Extração/centrifugação; Óleo residual; Andiroba
Introdução
Esta experiência foi desenvolvida com o propósito de atender algumas das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (1999) que é encontrar formas de aproximar o aluno da educação básica ao trabalho de investigação científica e tecnológica, como atividades institucionalizadas de produção de conhecimentos, bens e serviços. A experiência envolveu professores que ministram disciplinas vinculadas ao Estágio Supervisionado, acadêmicos do 8º período do Curso de Licenciatura em Química, professores e alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Brandão de Amorim, no município de Parintins-AM. O processo de extração artesanal do óleo de andiroba é lento e segue várias etapas: coleta e seleção das sementes; armazenamento; cozimento das sementes e repouso; despolpagem, homogeneização; formação das tortas; extração do óleo ao sol. O óleo extraído é acondicionado em recipientes e comercializado para fins medicinais em feiras e mercados. Esse é o processo comumente utilizado nas comunidades tradicionais da Amazônia. Durante a experiência foi percebido que as tortas de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) após liberarem o óleo durante a exposição ao sol, continuavam úmidas, fato que nos levou a utilizar uma máquina de lavar roupas para centrifugálas, observar a quantidade de óleo extraído e verificar a partir dos resultados, a possibilidade de se estabelecer diálogos entre o conhecimento acadêmico (científico), o escolar e o tradicional de forma interdisciplinar.
Material e métodos
Para extrair o óleo das tortas de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) foi utilizada uma máquina de lavar roupas, marca Brastemp, modelo clean. Foram pesadas 15k de tortas distribuídas em três sacos de algodão para iniciar o processo de centrifugação. O óleo foi recolhido, filtrado, acondicionado em recipientes PET’s e encaminhado para o Laboratório de Educação Química e Saberes Primevos para posteriores análises. Pelo fato do óleo residual ter sido extraído em uma máquina de lavar roupas que estava em uso, o óleo foi utilizado na confecção de sabonetes antibacterianos e a massa na produção de velas inseticidas.
Resultado e discussão
O resultado da
experiência mostrou
que de 15k de tortas
de andiroba (Carapa
guianensis Aubl.)
centrifugadas foi
extraído
aproximadamente 3L de
óleo residual (Figura
1).
Quando utilizamos a
função centrifugar
percebemos a
existência de uma
rotação em alta
velocidade que
separava o óleo das
tortas. De acordo com
Zuñiga et al. (2003)
as centrífugas são
usadas para separar
sólidos, desde
caseínas, glutinas,
leveduras, bactérias
e células até meios
fermentados contendo
enzimas funcionais,
anticorpos e
proteínas
terapêuticas. As
considerações desses
autores vêm
corroborar a
eficiência do
processo de
centrifugação, pois,
por inércia, as
tortas de andiroba
(Carapa guianensis
Aubl.), foram
lançadas contra as
paredes da máquina,
extraindo uma boa
parte do óleo.
Durante as aulas de
Química foi
perguntado aos alunos
quantos quilos de
tortas de andiroba
seriam necessários
para se extrair 12L
de óleo residual?
considerando que de
15k de tortas é
possível extrair 3L
de óleo.
Primeiramente foi
mostrada aos alunos a
possibilidade de se
resolver este
problema através de
uma regra de três
simples (processos
práticos para
resolver problemas
que envolvam quatro
valores dos quais
três são conhecidos).
Para isso, os alunos
construíram uma
tabela, agrupando as
grandezas semelhantes
em colunas e mantendo
na mesma linha as
grandezas de espécies
diferentes em
correspondência.
Depois identificaram
as grandezas que eram
diretamente ou
inversamente
proporcionais e por
último montaram a
proporção e
resolveram a
equação(Figura 2):
Ressaltamos que
o óleo residual por
ter sido extraído em
uma máquina de lavar
roupas que estava em
uso, foi utilizado na
confecção de
sabonetes
antibacterianos e a
massa na produção de
velas inseticidas.
Foto: ELEUTÉRIO, C. M.S. (2015)
Imagem: MATA, M. S. L. (2015)
Conclusões
Esta experiência comprovou que é possível relacionar o conhecimento teórico com o prático e estabelecer diálogos entre as disciplinas. As Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2008) asseguram que esse diálogo é favorecido quando se considera o contexto, as vivências dos alunos, os fenômenos naturais, as aplicações tecnológicas como objeto de estudo. Mas, para que isso se efetive como prática pedagógica é necessário que os professores adotem atitudes dialógicas, compartilhem ideias e experiências, busquem novos saberes, condição sine qua non no processo ensino- aprendizagem.
Agradecimentos
UEA; Escola Estadual Brandão de Amorim, Benedito Castro Ferreira, Edmundo Guedes Serrão, Raimunda das Neves Serrão, Djalma da Silva Pereira, Maria de Naza
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2008.
ZUÑIGA, Abraham Damian Giraldo. REVISÃO: técnicas usadas no processo de purificação de biomoléculas. B.CEPPA, Curitiba, v.21, n.1, p.61-82, jan./jun. 2003.