SUGESTÃO DE ATIVIDADE LÚDICA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Oliveira, T.F. (IFG) ; Alves, (UEG) ; Santos, R.G. (UEG) ; Costa, M.A. (IFG) ; Freitas, T.L. (IFG) ; Mendes, F.C.R. (IFG)

Resumo

Este trabalho descreve uma proposição lúdica, utilizando-se um “Jogo de Colorir da Tabela Periódica”, tendo como objetivo principal tornar o ensino da mesma, menos voltado à memorização, sendo mais atrativo e significativo para os alunos. O enfoque da atividade baseou-se na proposição de explicações e regras/instruções sobre a Tabela Periódica, que deveriam ser aplicadas em “Tabelas Periódicas em branco”, colorindo-as, principalmente. A proposta foi aplicada a duas turmas de 9º ano do ensino fundamental, turno matutino, de uma escola particular de Itumbiara-GO, perfazendo um total de três aulas de 50 minutos cada. Os resultados apontam que esta abordagem diferenciada foi uma boa estratégia de ensino, pois além de despertar o interesse dos alunos, fez com que estes aprendessem brincando.

Palavras chaves

Proposição lúdica; Tabela Periódica; Atrativo e Significativo

Introdução

É sabido que o processo de ensino-aprendizagem de química tem sido difícil e cansativo. Principalmente em relação ao estudo da Tabela Periódica, sendo suas informações muitas vezes decoradas, o que faz com que os alunos não compreendam de forma significativa e efetiva suas propriedades periódicas e aperiódicas, como localizar os elementos e a importância dessas propriedades para futuras abordagens (SATURNINO et al., 2013 e GODÓI, 2010). Em consonância com o exposto, Eichler e Del Pino (2000) afirmam que o estudo da Tabela Periódica é bastante importante para o desenvolvimento cognitivo do aluno em relação aos demais conteúdos a serem estudados, como o de ligações químicas. Entretanto, a maneira como a mesma tem sido abordada em sala de aula, a citar, de forma repentina, padronizada e puramente descritiva, tem contribuído apenas para um aprendizado mecânico voltado à memorização, sem que de fato o aluno compreenda seu processo de síntese e estruturação, bem como suas propriedades como um todo. Em suma, seu estudo tem se limitado praticamente às descrições das propriedades dos elementos em relação aos grupos e períodos. Sendo assim, faz-se necessário que métodos alternativos de ensino sejam empregados, metodologias que tornem o ensino mais atraente, menos cansativo e entediante. Como, por exemplo, o uso de atividades lúdicas, visto que estas são atraentes, motivadoras e visam o desenvolvimento do aluno. Além disso, ressalta-se que ao apresentarem regras podem ser consideradas jogos (SATURNINO et al., 2013). Nesse ínterim, objetivou-se o desenvolvimento de uma proposta lúdica para o ensino da Tabela Periódica, de forma a despertar a criatividade dos alunos, aproximando-os do conhecimento científico e tornando essa abordagem menos memorizante, mais atrativa e significativa.

Material e métodos

Este trabalho foi desenvolvido como prática de ensino da disciplina de Ciências em duas turmas de 9º ano do ensino fundamental, turno matutino, em uma escola particular na cidade de Itumbiara-GO. A referida abordagem contou com três aulas de 50 minutos. A primeira, introdutória de forma expositivo- dialogada com uso de projetor multimídia para se abordar o conteúdo de Tabela Periódica por meio de slides; a segunda, mais importante por ser o alvo principal das discussões, uma atividade lúdica sobre o mesmo tema; e a terceira para discussão das impressões dos alunos em relação à atividade lúdica proposta. A atividade lúdica foi desenvolvida em duplas e pode ser considerada como um “jogo de colorir da Tabela Periódica”, jogo, pois assim como defende Saturnino et al. (2013), é dotado de regras/instruções, as quais visam um aprendizado específico. Esta consistiu na entrega de um material de seis laudas, todas contendo um desenho da Tabela Periódica em branco, o qual deveria ser preenchido, podendo-se escrever nas mesmas e principalmente colori-las, o que dependeria das regras e/ou instruções fornecidas pelo enunciado de cada lauda. A primeira lauda versava sobre uma tarefa relacionada à ordem crescente do número atômico dos elementos químicos e da localização dos elementos radioativos; a segunda sobre os metais, semi-metais e não metais; a terceira dizia respeito aos elementos representativos e de transição; a quarta elucidava a identificação dos períodos; a quinta tratava da identificação da família A; já a sexta permitia que os alunos “aprendessem brincando” ao colorir a Tabela Periódica da maneira que quisessem, desde que criassem uma legenda explicando os padrões de cores utilizados. Mais detalhes sobre essa atividade são discutidos no item “resultados e discussão”.

Resultado e discussão

Após a aula introdutória sobe Tabela Periódica, notou-se que os alunos demonstraram-se bastante participativos, visto que na aula seguinte fariam uma atividade lúdica relacionada ao conteúdo trabalhado. Na segunda aula, após explicar-se a atividade lúdica a se realizar, os alunos mostraram-se bastante receptivos quanto à proposta, pois segundo eles, dificilmente outros professores trabalhavam conteúdos de forma “diferente”. Na primeira parte, munidos de um desenho em branco da Tabela Periódica, assim como nas demais partes da atividade, os alunos trabalharam a ordem crescente de número atômico por meio das seguintes instruções: a) Enumere, de acordo com Moseley, na ordem correta, a Tabela Periódica; b) Identifique, de amarelo, os elementos naturais ou cisurânicos, e de verde, os elementos artificiais ou transurânicos, da Tabela Periódica; c) Na cor vermelha, identifique os elementos radioativos. Não se esqueça que alguns cisurânicos e transurânicos também são radioativos, e portanto divida o quadrinho em 2 cores. As instruções da segunda e terceira partes encontram-se elucidadas nos Quadros 1 e 2. A quarta parte propunha a identificação dos períodos, as instruções explicavam do que se tratava os períodos e solicitava as seguintes etapas: a) enumere cada período na Tabela Periódica; b) identifique de amarelo, laranja, vermelho, azul, verde, rosa e lilás os períodos em ordem crescente de camadas, respectivamente; c) faça a distribuição eletrônica e identifique na Tabela Periódica os elementos químicos: 11Na, 20Ca, 8O, 16S, 53I e 87Fr. A sexta parte explicava e pedia a identificação da família A, cada uma com uma cor diferente. Também pedia a identificação na Tabela e distribuição eletrônica dos elementos 19K, 12Mg, 31Ga, 6C, 33As, 84Po e 10Ne.

Metais, semi-metais e não metais

Instruções para o preenchimento da "tabela periódica em branco" relacionadas aos metais, semi-metais e não metais.

Elementos representativos e de transição

Instruções para o preenchimento da "tabela periódica em branco" relacionadas aos elementos representativos e de transição

Conclusões

Este trabalho permitiu refletir sobre a importância de se trabalhar diferentes abordagens pedagógicas frente a conteúdos ditos como difíceis e cansativos. Após o desenvolvimento da atividade lúdica proposta, verificou-se que os alunos puderam tornar-se protagonistas de seu próprio aprendizado, visto que precisavam realizar as atividades pautadas em instruções que, em sua maioria, dispensavam explicações suplementares do professor. Em suma, conclui-se que o mesmo apresentou resultados significativos quanto ao aprendizado das turmas, sendo uma boa estratégia para o ensino de Tabela Periódica.

Agradecimentos

Referências

EICHLER, M.E. e DEL PINO, J.C. Com¬putadores em Educação Química: Estru¬tura Atômica e Tabela Periódica. Química Nova, v. 6, n. 23, p. 835-840, 2000.

GODOI, T.A.; OLIVEIRA, H.P.M. e CODOGNOTO, L. Tabela periódica – um super trunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Química Nova na Escola, n. 32, p. 22-25, 2010.

SATURNINO, J. C.; LUDUVICO, I.; SANTOS, L. J. Pôquer dos elementos dos blocos s e p. Química Nova na Escola (Impresso), v. 35, p. 174-181, 2013.

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