ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Marques, G.N. (IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS, MONTE CASTELO) ; de Sousa Pereira, N. (IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS, MONTE CASTELO) ; Costa, A.C. (CE GONÇALVES DIAS)
Resumo
Em meio às transformações que acontecem na chamada era da informação ou da comunicação, a escola vê-se deparada com a desafiadora ‘proposta’ do uso de metodologias que ultrapassem os limites do quadro ou simplesmente quebre com o método tradicionalista ainda existente. Tem-se nesse contexto um forte contra ponto frente a um problema ao qual se deparam vários professores de escolas públicas e também privadas: a falta de laboratórios para práticas experimentais da disciplina química. O uso de Laboratórios Virtuais de Química são fundamentais na assimilação de conteúdos de química considerados difíceis, assim também como facilitam a contextualização desses conteúdos por parte dos professores. Os dados dessa pesquisa foram obtidos com base em questionários aplicados em uma escola pública.
Palavras chaves
Laboratórios; Tecnologia; Química
Introdução
O uso das tecnologias da informação na sala de aula é apoiado por Sampaio (1999) que observa a necessidade de os professores estarem abertos ao uso de métodos diferentes que facilitem o ‘complexo’ processo de ensino- aprendizagem, para isso é necessário o domínio das tecnologias. Colocar em prática o que foi lecionado em sala de aula (a teoria), é portanto, de total relevância para a fixação do ensino. Essas práticas podem ser evidenciadas a partir do momento em que professores e alunos encontram a sua disposição, recursos didáticos apropriados e em um ambiente adequado para realização das atividades, favorecendo assim um melhor aproveitamento do conteúdo outrora ensinado. No entanto nem todas as escolas , disponibilizam aparatos suficientes para suprir a necessidade dos professores e alunos, levando-nos então, a pensar na possibilidade de ir em busca de alternativas que venham a suprir tais necessidades. Além dos livros didáticos, vídeo aulas, laboratórios experimentais, entre outros recursos existe também à disposição do professor os laboratórios virtuais de química (LVQs), um ambiente virtual onde o aluno pode simular experiências, possibilitando uma direta interatividade com o que foi explanado em sala de aula, facilitando assim o processo de aprendizagem do aluno. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM, p. 219): As novas tecnologias de informação e comunicação apresentam-se como elementos que promovem e incentivam modificações significativas na educação básica. [...] a agilidade com que a informática impregnou a pesquisa, a troca de ideias entre escolas e seus agentes, [...] revolucionou os meios de apresentação de resultados de experiências de diversas ordens.
Material e métodos
Para entendermos melhor o contexto educacional no qual as tecnologias da informação e comunicação (TICs) devem ser inseridas, foi feito inicialmente um levantamento bibliográfico. O Centro de Ensino Gonçalves Dias, a escola a qual foi escolhida para a realização da pesquisa, estava equipada com computadores novos, porem sem utilização, em contrapartida não dispunha de laboratório de química, evidenciando assim uma ambiente propicio para o estudo. Em seguida alguns professores de química da instituição, no total cinco de química, foram entrevistados na busca de resposta sobre a relação deles com as tecnologias que poderiam ser utilizadas pela escola. Logo após utilizou-se questionários para entender como os alunos assimilam o conteúdo por meio de Laboratórios Virtuais de Química, para isso utilizou-se como ferramenta Laboratório Virtual de Química Geral da Unesp, o qual é gratuito e pode ser baixado em qualquer computador com Windows XP ou superior, e contém muitas experiências sobre diversos assuntos. Os resultados dos alunos e professores foram analisados com bases nos teóricos que estudam o assunto.
Resultado e discussão
Segundo os dados obtidos nas entrevistas com os cinco professores de química
da escola e ilustrados no gráfico 1, percebeu-se que, três professores tem
capacitação para utilizar o laboratório, no entanto nenhum nunca utilizou o
ambiente. A respeito da utilização do laboratório de química da escola
somente três dos cinco professores já utilizaram, pois tem mais tempo na
escola e desde 2012 o laboratório está fechado, por falta de materiais
necessários para as aulas práticas. A respeito do conhecimento de softwares
para o ensino de química ou mais especificamente a utilização de
Laboratórios virtuais, somente um professor já utilizou e 4 nunca haviam
visto um. Antes da utilização do Laboratório Virtual de Química Geral da
Unesp foi aplicado um questionário com os alunos do 1º ano, no qual
obtiveram-se as seguintes respostas: 72.8 % dos alunos iniciaram o
questionário afirmando nunca terem tido contato com o laboratório de
informática para qualquer outra atividade. No entanto dos 44 alunos 81.8 tem
acesso à internet em casa e foram unânimes quando perguntados sobre a
vontade de utilizar os laboratórios de química e informática da escola.
Depois de utilizados as animações do software os alunos responderam algumas
questões referente ao estudo de reações químicas, no qual ficou evidente na
comparação com as respostas do questionário anterior que houve uma evolução
nas respostas. Quando perguntado sobre o que era uma reação química e onde
pedia-se que fosse citado um exemplo do cotidiano, alguns tiveram
dificuldades em responder de forma mais firme e deixaram em branco várias
perguntas. Depois da utilização do software acompanhado de uma aula mais
dinâmica os alunos tiveram maior facilidade para responder e citaram vários
exemplos, inclusive falaram sobre a reação do gás CO2
Uma amostra dos dados obtidos na entrevista com os professores, sobre a utilização de ferramentas tecnológicas no ensino de química
Conclusões
Pode-se concluir que a interação dos alunos com o ensino de química, informática e o uso interdisciplinar de ferramentas tecnológicas na escola Centro de Ensino Gonçalves Dias é mínima, e que são poucos os professores que conhecem e já utilizaram ferramentas que ultrapassam os limites do tradicionalismo pedagógico. Percebeu-se que o uso de Laboratórios Virtuais fornecem ao aluno uma assimilação que não ocorre em escolas sem laboratório reais e que é uma alternativa para suprir essa necessidade, no entanto é necessário que o professor saiba elaborar uma aula na qual o aluno possa interagir.
Agradecimentos
Instituto federal de Educação Ciência e tecnologia do Maranhão - IFMA Departamento de Pesquisa e Extensão - DEPE/IFMA CE Gonçalves Dias
Referências
SAMPAIO, Marisa; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. 5. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio- PCNEM. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf> Acesso em 11 de jul de 2015.
UNESP. <http://www2.fc.unesp.br/lvq/menu.htm> Acesso em 12 de julho de 2015