ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Lima da Silva, A. (UFGD) ; Santos Pereira, A. (UFGD) ; Munchen, S. (UFGD) ; Generoso, M. (UFGD)
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar quais os recursos digitais de aprendizagem que os professores da microrregião da Grande Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul, utilizam em suas aulas. O questionário enviado aos professores foi criado pela ferramenta JotFrom, que possibilita a construção de questionários on-line e envio por e-mail. Foi possível observar que o principal recurso utilizado pelos professores são os vídeos da internet. O uso de blogs, games e lousa digital, são pouco utilizados, o que pode ser justificado pelo desconhecimento de como utilizar esses recursos. Foi possível observar como os professores consideram importante o uso da tecnologia e que pode ser uma ferramenta para potencializar o ensino de química.
Palavras chaves
Objetos digitais; TIC; Informática
Introdução
Os objetos se configuram por recursos digitais que trazem informações em diversos formatos como imagens, sons, gráficos, entre outros e que possuem objetivos educacionais. Porém esse conceito não é único para delimitar o que seriam os objetos de aprendizagem (SCHWARZELMÜLLER, 2015). Educadores e instituições acadêmicas têm investido bastante em pesquisa e produção de objetos digitais de aprendizagem (ODA) porque consideram que a tecnologia dos objetos digitais de aprendizagem oferece um futuro promissor para a educação. Esses objetos de aprendizagem podem ser usados como recursos simples ou combinados para formar uma unidade de instrução maior, em sala de aula equipadas com recursos adequados ou no próprio laboratório de informática da escola. Segundo Gutierrez (1978) “A força da linguagem audiovisual está no fato de que consegue dizer muito mais do que captamos, chegar simultaneamente por muito mais caminhos do que conscientemente percebemos”, dessa forma os recursos digitais podem ser uma ferramenta importante para incentivar o aluno a aprender. Nesse sentido, como toda ferramenta de Ensino, o uso de um filme ou de uma simulação multimídia deve ter uma função definida no plano de Ensino elaborado pelo Professor para um dado conteúdo. A habilidade e capacitação técnica do Professor aparecem na hora das escolhas do material instrucional e do ponto de inserção dentro do curso (ROSA, 2000). No entanto um questionamento que se levanta é se os professores da educação básica, conhecem ou se sentem preparados para utilizarem tais recursos em suas aulas de química? Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais os recursos digitais de aprendizagem que os professores da microrregião da Grande Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul, utilizam em suas aulas.
Material e métodos
O presente projeto de pesquisa foi realizado através de uma pesquisa de campo qualitativa, e teve como foco os professores da disciplina de química do estado de MS. Segundo BIKLEN (1982) apud LUDKE e ANDRE a pesquisa qualitativa tem como ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento, os dados coletados são predominantemente descritivos, a preocupação com o processo é muito maior do que com o produto, o significado que as pessoas dão as coisas são focos de atenção especial pelo pesquisador e a análise dos dados tende a seguir um processo indutivo. Levando em consideração todos esses fatores, o questionário aplicado é estruturado de modo que possa ser traçado um perfil dos docentes, para que durante as análises dos questionários esse fator seja levado em consideração. Além da possibilidade dos docentes se expressarem de maneira direta, por meio de questões dissertativas, expondo suas opiniões e pensamentos em relação ao uso de objetos digitais de aprendizagem nas aulas de química, possibilitando dessa forma uma análise sobre a compreensão dos professores em torno do assunto. Para isso os professores foram selecionados por meio de um cadastro da secretaria de educação no qual constava o contato de e-mail de 60 professores do estado. A partir disso foi elaborado um questionário e realizado a solicitação por e-mail, para que acessassem um link no qual continha um questionário que deveria ser respondido por meio de um programa virtual, chamado JotFrom, que possibilita a construção de questionários on- line e divulgação via e-mail. Dessa forma foi possível ampliar a pesquisa para professores de outras cidades de MS.
Resultado e discussão
O questionário aplicado foi respondido por 18 professores da rede Estadual
de ensino de Mato Grosso do Sul. Todos os professores que responderam o
questionário são licenciados em química. Dessa forma, 39% não possuem curso
de pós graduação, 28% possuem especialização e 33 % possuem mestrado.
É importante salientar que os professores possuem suas últimas formações
entre os anos de 2007 e 2015. Projetos desenvolvidos na Universidade podem
ser uma das formas de aproximar o docente de técnicas diferenciadas para o
ensino de química. Dessa forma, foi possível observar que essa participação
esta em crescimento, contribuindo de maneira significativa para a
aproximação do docente ao uso desses recursos no ensino, visto que 50% dos
professores entrevistados participam ou participaram de projetos como o
PIBID.
No que diz respeito à opinião dos professores sobre os objetos digitais de
aprendizagem, a maioria compreende a importância do uso, porém é possível
perceber certa dificuldade e conhecimento do professor sobre o uso desses
recursos. No entanto é possível observar que os docentes utilizam os
recursos na medida do possível, como pode ser observado na Figura 01, que
apresenta os principais recursos utilizados pelos professores.
Através desse gráfico é possível observar que o principal recurso utilizado
pelos professores são os vídeos da internet. O uso de blogs, games e lousa
digital, por exemplo, que exigem conhecimentos mais específicos são
utilizados de forma mais reduzida, o que pode ser justificado pelo
desconhecimento de como utilizar esses recursos. Um total de 83% dos
professores não tiveram cursos que possibilitaram a utilização desses
recursos para trabalhar em sala de aula.
Conclusões
Foi possível observar como os professores consideram importante o uso da tecnologia e que pode ser uma ferramenta para potencializar o ensino de química. É um trabalho em conjunto, secretaria de educação e escolas, devem compreender que o uso desses objetos digitais é importante, pois os alunos estão constantemente em contato com a tecnologia. Os professores pouco têm utilizado os diversos recursos como maneira de promover a aprendizagem. Um dos principais fatores é a falta de conhecimento da diversidade de objetivos virtuais de aprendizagem que estão disponíveis para utilização.
Agradecimentos
Ao Prof. Ademir Souza Pereira e a Profa. Sinara Munchen da UFGD, pelo apoio e incentivo na pesquisa.
Referências
GUTIERREZ, F. Linguagem total: uma pedagogia dos meios de comunicação. São Paulo, Summus, 1978.
LUDKE M. ANDRÉ M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. 2º edição, Rio de Janeiro 2013.
ROSA, Paulo R. S. O uso de recursos audiovisuais e o ensino de Ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v. 17, n. 1: p. 33-49, abr. 2000.
SCHWARZELMÜLLER A. F.; ORNELLAS B. Objetos digitais de aprendizagem e suas utilizações no processo de ensino-aprendizagem. Disponível em < http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/artigoequador.pdf> Acesso em 15 de julho de 2015.