ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Daron, (PPGECN/IF/UFMT) ; Soares, E.C. (PPGECN/IF/UFMT)
Resumo
A função do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGECN/IF/UFMT) é o de fazer refletir a prática educacional de seus discentes. Neste trabalho apresentamos um recorte na pesquisa que desenvolveu um aplicativo que organiza/facilita o acesso dos professores da educação básica a produtos educacionais. A primeira versão do aplicativo conta com 24 produtos educacionais do Programa produzidos no período de 2012 a 2014. Este aplicativo contribui assim, para a popularização do conhecimento construído através das dissertações, além de se propor a ser uma ferramenta que viabilize outras inclusões de materiais com acesso posterior facilitado pela não necessidade de internet, uma vez instalado.
Palavras chaves
Aplicativo móvel; Produtos Educacionais; Mestrado Profissional
Introdução
Uma necessidade formativa relacionada à docência é o uso da tecnologia que exige do professor uma nova forma de ver, pensar e organizar o conhecimento. Isso consequentemente muda a forma de educar, pois a revolução da tecnologia acontece independentemente de sua existência na escola, pois os alunos que convivem com tecnologia em seu cotidiano já sentem a necessidade de que escola desenvolva seu trabalho partindo dela. É preciso ampliar a visão sobre o uso das novas tecnologias em sala de aula. Não bastam apenas utilizar estas as ferramentas tecnológicas de forma mecânica, mas também, saber para que se deva usar, como usar e que impacto isso terá na aprendizagem do educando. É uma necessidade formativa presente e latente, uma vez que a internet colabora para disseminar uma quantidade imensurável de informações não organizadas às vezes pouco válidas para uma aprendizagem de cunho significativo. Espia lá é um aplicativo que organiza e facilita o acesso a produtos educacionais, sendo, ele mesmo, um produto desenvolvido dentro do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso. A primeira versão do aplicativo conta com os 24 produtos educacionais também disponibilizados no Banco de Produtos Educacionais do programa do período de 2012 a 2104. Dessa forma, levando para a mão dos professores da educação básica estes produtos, o aplicativo contribuirá para a popularização do conhecimento construído através das dissertações defendidas neste programa além de se propor a ser uma ferramenta que viabilize outras inclusões de materiais com acesso posterior facilitado pela não necessidade de internet, uma vez instalado.
Material e métodos
A metodologia da pesquisa foi desenvolvida através das seguintes etapas: 1. Levantamento de dados sobre os Produtos educacionais já produzidos: Realizado no sítio do Programa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN/IF/UFMT); 2. Catalogação dos Produtos educacionais do período de 2012 a 2014: Alocação dos mesmos em áreas de conhecimento como: Física, Química, Biologia e Ciências; 3. Construção do Aplicativo: Aplicativo para dispositivo móvel com sistema Android 4.0 ou superior.; 4. Construção do guia de instalação; 5. Momento de reflexão na Sala do Educador: Na Escola Estadual Liceu Cuiabano/Cuiabá-MT; 6. Construção e aplicação de dois questionários: Aplicados a professores da Escola Estadual Liceu Cuiabano/Cuiabá-MT e; 7. Validação do Aplicativo. Cada uma das etapas exigindo a ampliação do conhecimento relacionado ao uso das tecnologias enquanto possibilidade de se adquirir e organizar informações disponíveis na internet.
Resultado e discussão
Assmann (2005), afirma, “as novas tecnologias ampliam o potencial cognitivo
do ser humano (seu cérebro/mente) e possibilitam mixagens cognitivas
complexas e cooperativas”. É necessário, portanto ampliar a visão sobre o
uso das novas tecnologias em sala de aula. Não bastam apenas utilizar estas
ferramentas tecnológicas de forma mecânica, mas também, saber para que se
deva usar, como usar e que impacto isso terá na aprendizagem do educando. O
levantamento de dados demonstrou que 24 produtos educacionais disponíveis no
Banco do PPGECN/IF/UFMT são compatíveis com o aplicativo e que, portanto,
podem ser disponibilizados aos professores através do aplicativo. A
caracterização e catalogação de cada um desses produtos ampliou a
potencialidade de acesso, pois os colocou em áreas de forma sistemática. O
aplicativo tem a capacidade de organizar as informações e de permitir que o
usuário (professor) tenha acesso às informações sem a necessidade da
internet, uma vez instalado. As reflexões na Sala do Educador demonstraram
grandes dificuldades relacionadas ao uso das tecnologias pelos professores o
que não afetou nossa certeza de que o caminho é este. Novos aplicativos já
estão sendo pensados a partir deste, mostrando que a motivação criadora para
o ensino de ciências exerce seu papel na formação continuada através de um
mestrado profissional e depois dele também. Com base na conclusão de todas
as fases operacionais da pesquisa, procedemos à elaboração final do
aplicativo, com vistas à divulgação e disponibilização aos professores da
Educação Básica e ao Programa, bem como ao Centro de Formação e Atualização
de Profissionais da Educação Básica (Cefapro/Cuiabá-MT) e ao Portal do
Professor.
Conclusões
A Sala do Educador foi o ambiente formativo escolhido para refletir sobre o uso das TIC e o de apresentar o aplicativo Espia lá aos professores da Educação Básica da Escola Estadual Liceu Cuiabano e a maior dificuldade apresentada foi com a instalação do aplicativo no celular. Os avanços tecnológicos não podem ser ignorados e os celulares proporcionam muitos recursos que nem sempre estão disponíveis na escola. O aplicativo organiza e facilita o acesso a produtos educacionais colocando na mão do professor diversas possibilidades de melhorar sua prática pedagógica.
Agradecimentos
Aos Educadores da Escola Liceu Cuiabano
Referências
ASSMANN, Hugo. Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 13-32.
CAPES. Caracterização do Sistema de Avaliação da Pós-graduação. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/sories/download/avaliacao/caracterizaxao_sistema_avaliacao_pos.pdf. Acesso em: 08 de maio de 2015.
MARIN, A. J. Educação Continuada: Introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos Cedes. Campinas, Papirus, n. 36, p. 13-20, 1995.
PRETTO, N. de L. Uma escola sem/com futuro: Educação e multimídia. São Paulo: Papirus Editora, 1996.
PRETTO, N. L.; RICCIO, N. C. R. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar, Curitiba, n. 37, p. 153-169, maio/ago. 2010.