A contextualização e o Ensino de Química: Concepções dos discentes da disciplina Físico-química do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, ciências e Tecnologia (IFCE)-Campus Iguatu.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Oliveira, S.J. (INSTITUTO FEDERAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA) ; Silva, M.M. (INSTITUTO FEDERAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA) ; Lavor, M.B. (INSTITUTO FEDERAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA) ; Oliveira, R.T. (INSTITUTO FEDERAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA) ; Oliveira, A.M. (INSTITUTO FEDERAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA) ; Ferreira, J.L. (INSTITUTO FEDERAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA) ; Andrade, M.B. (INSTITUTO FEDERAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA) ; Junior, J.R.C. (INSTITUTO FEDERAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA) ; Pinheiro, A.I. (INSTITUTO FEDERAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA) ; Silva, A.W. (INSTITUTO FEDERAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo principal analisar a importância de aulas práticas associadas à teoria no Ensino superior. A experiência ocorreu com alunos do 7° e 8° semestres, do curso de Licenciatura em Química, do IFCE – Campus Iguatu, por meio de um trabalho desenvolvido, com um experimento construído com materiais de fácil acesso e baixo custo. Tendo em vista que o curso visa a formação para a docência, o relato da experiência visa motivar futuros professores, na perspectiva de que é possível favorecer a aprendizagem, através de uma prática pedagógica que vai além da pura abstração.De acordo com os dados obtidos por meio de um questionário aplicado a 13 alunos presentes em sala de aula, consideramos que o objetivo foi alcançado, visto que quase todas as respostas foram satisfatórias.

Palavras chaves

aulas práticas; ensino-aprendizagem; formação docente

Introdução

Atualmente a busca por práticas que façam da aprendizagem um momento prazeroso tem se tornado constante entre professores principalmente quando as aulas são de Física, Química ou Matemática.Segundo Maldaner(2003), o objetivo da atividade experimental no ensino da Química, como a de qualquer ciência, é aproximar as teorias, as idealizações de situações concretas, na perspectiva de desenvolver novas relações produtivas, sociais e intelectuais.Segundo Santos (2005, p.32-33) “A teoria é necessária e nos ajuda muito, mas por si só não fornece os critérios suficientes para estarmos seguros de agir com acerto”, quando a teoria é associada á prática, e essa têm relações com o cotidiano à possibilidade se torna maior, pois passamos a fazer uma associação melhor dos conteúdos.Dessa forma, compreendemos que é necessário transformar conteúdos puramente abstratos em experiências concretas, relacionando aspectos e temas do cotidiano.A experiência vivenciada por meio da construção da geladeira ecológica teve como objetivo principal trabalhar alguns conceitos da físico-química que são abstratos, através de um recurso simples e alternativo: a geladeira ecológica. Desenvolvido na Nigéria rural por Mohammend Bah Abba, a geladeira ecológica foi criada através de um sistema em pequena escala, que funciona com uma panela de barro menor dentro de uma maior - refrigerador pot-in-pot, têm o espaço entre elas preenchido com areia molhada, o que intensifica a eficiência do resfriamento (MIHELCIC et al, 2007).O experimento pode ser associado à termodinâmica que é uma área da Físico-química que estuda as leis que regem as relações com as diferentes formas de energia e a transformação de um tipo de energia em outra, o que a faz ser muito importante para o desenvolvimento da tecnologia.

Material e métodos

O experimento e a pesquisa foram realizados no IFCE com alunos do 7° e 8° semestres do curso de Licenciatura em Química, diante da apresentação de um seminário para a turma que foi proposto pelo professor da disciplina de Físico-química, o qual não determinou os temas, apenas pediu que fosse usado experimentos que pudessem ser associados a teoria aplicada por ele nas aulas anteriores como a termodinâmica, o processo endotérmico, entre outros.A primeira etapa do trabalho foi construir a geladeira ecológica, onde foram utilizados os seguintes materiais: 2 panelas de barro (1 grande e 1 média); areia; água e 1 guardanapo de tecido.A panela menor é colocada dentro de uma maior e o espaço que fica entre elas é preenchido com água e em seguida o sistema é tampado com o auxilio de um guardanapo(Figura 1).Após a construção da geladeira foi feito o teste com alguns alimentos para garantir que o objeto construído realmente funciona; depois de concluído essa etapa, a geladeira foi levada pra sala de aula onde os alunos da turma puderam observá-la.A aula teve sequência com os conceitos físico-químicos abordados em aulas passadas como a lei zero e a primeira lei da termodinâmica e o processo endotérmico, que foram contextualizados com o experimento realizado.A turma era formada por 21 alunos, porém só 13 se faziam presentes e responderam ao questionário no final da aula com 4 perguntas fechadas, que tinham por objetivo analisar a importância de aulas teóricas associadas á práticas na visão dos discentes.

Resultado e discussão

O questionário contendo 4 questões fechadas foi aplicado a 13 alunos que ali estavam. Percebeu-se o interesse dos alunos com relação a prática aplicada, pois as disciplinas consideradas exatas, trazem certas dificuldades. A experiência mostrou-se de grande valia, tanto na questão de facilitar a assimilação dos conceitos de físico-química, como para motivar os futuros professores de química com o uso de aulas experimentais, a prática não exigiu uma grande experiência docente e não precisa do auxílio do laboratório.As questões foram: 1.Os usos de aulas práticas na disciplina de Físico-química associadas á teoria contribuem para a aprendizagem? 2. A prática em sala de aula favorece o dinamismo entre a turma? 3.A aula prática faz com que o aluno passe a ter uma visão mais concreta do que foi estudado, nocaso específico a Físico-química? 4.A aula prática faz com que o aluno tenha uma melhor/maior aproximação com o professor? Diante dos questionamentos propostos e com os dados colhidos podemos analisar o gráfico da seguinte forma, 100% dos alunos concordam com as perguntas feitas nos itens 1,2 e 3 e 92,3% concordam com o item 4, apenas 1 alunos mostra-se sem opinião em relação a esse item, dessa forma podemos dizer que os resultados estão de acordo com os objetivos esperados, ou seja, de que os alunos consideram as aulas experimentais de físico-química como fundamentais quando associadas á teoria.Os resultados obtidos confirmam a concepção de “Maldaner (2003) e Santos (2005)”sobre a importância da prática associada à teoria e do objetivo da atividade experimental no ensino da Química, como a de qualquer ciência, é “aproximar os objetos concretos das descrições teóricas criadas”. O resultado do questionário aplicado pode ser observado na figura 2.

Figura 1

Diagrama da construção da geladeira.

FIGURA 2

RESULTADOS DO QUESTIONÁRIO

Conclusões

Diante da diversidade de conteúdos que a físico-química aborda, foi trabalhado nessa prática de maneira bem dinâmica e descontraída os conceitos da termodinâmica como a lei zero, a primeira lei e o processo endotérmico.Pode-se constatar que o conteúdo ministrado por meio de aulas experimentais, principalmente quando utilizadas com materiais de baixo custo e acessíveis, torna a aprendizagem significativa e possibilita ao professor uma maneira mais leve, descontraída e menos tradicional de ministrar sua aula. Gerando uma melhor relação professor-aluno.

Agradecimentos

IFCE-CAMPUS IGUATU.

Referências

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química: Professor/Pesquisador. 2ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.SANTOS, C. S. Ensino de Ciências: Abordagem Histórico – critica. Campinas, SP. Ed: Autores Associados, 2005.MIHELCIC, J. R., ZIMMERMAN, J. B., RAMASWAMI, A. IntegratingDevelopedandDeveloping World Knowledgeinto Global DiscussionsandStrategies for Sustainability. 1. Science and Technology.

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