A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA TEMÁTICA CHUVA ÁCIDA PARA TRABALHAR A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Freitas, F.C.R.M. (IFG) ; Costa, M.A. (IFG) ; Freitas, T.L. (IFG) ; Oliveira, T.F. (IFG) ; Guissoni, M.F. (IFG) ; Santos, R.G. (UEG)

Resumo

É muito importante que os conteúdos trabalhados no ensino de química estejam diretamente relacionados ao cotidiano dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre a influência do mesmo no contexto social em que estão inseridos. Levando em consideração o avanço tecnológico e o aumento da população, contribuindo para um grande tráfego de veículos, funcionamento de indústrias, e consequentemente a liberação de poluentes destes para a atmosfera, o presente trabalho buscou elaborar uma sequência didática para estudar o conceito químico de ácido e base relacionado à chuva ácida. Além de avaliar e permitir que os alunos reflitam sobre as consequências da chuva ácida para o meio ambiente, promovendo, deste modo, a contextualização do conteúdo de ácido e base no ensino de química.

Palavras chaves

Ensino de química; Contextualização; Sequência didática

Introdução

A organização curricular do ensino médio ao longo da história tem apresentado, em um contexto geral, duas vertentes principais, uma centrada no acúmulo de informações e no aprendizado mecânico, e outra pautada em um currículo pragmático, objetivando a uma atividade laboral. O que remete à inferência de que, raramente trabalhava-se abordagens contextualizadas intentando a formação do aluno para a compreensão do mundo que o cerca (SILVA e SIMÕES, 2013). Não obstante, o ensino de química deve estar pautado na relação dos conteúdos químicos com o cotidiano do aluno, não de maneira isolada. Essa relação deve ser realizada de modo que permita ao aluno, a partir de determinado conteúdo químico estudado, a reflexão sobre a influência do mesmo em seu contexto social, levando-o ao exercício da cidadania e à capacidade de tomada de decisões, conforme defendido por Santos (2007). Em consonância ao exposto, Brasil (1999) afirma que a contextualização permite ao aluno construir e reconstruir conhecimentos que o ajudará a ter uma leitura crítica do mundo físico, possibilitando tomar decisões fundamentadas pautadas em conhecimentos científicos, além de promover o exercício da cidadania. Em face do exposto, levando-se em consideração os avanços tecnológicos com o passar dos anos e o aumento da população, resultando assim no maior tráfego de veículos e funcionamento de indústrias, sendo ambos responsáveis pela emissão de poluentes para a atmosfera, acarretando no aumento da acidez da chuva, o presente trabalho objetivou desenvolver uma sequência didática a partir da temática da chuva ácida como estratégia para trabalhar o conteúdo químico de ácido e base.

Material e métodos

A elaboração da sequência didática proposta se realizou por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como base uma consulta de fontes secundárias relativas ao conteúdo escolhido, tais como livros didáticos, artigos científicos e monografias, portanto, pautado nas pesquisas, sugeriram-se metodologias diferenciadas para o conteúdo de ácido e base, visto que este, na maioria das vezes, é trabalhado apenas de forma teórica em sala de aula. Propõe-se que a sequência didática descrita neste trabalho seja aplicada a turmas de 2º ano do ensino médio em escolas públicas da rede estadual de Itumbiara- GO, pois os alunos dessa série apresentam conhecimentos prévios inerentes ao tema, uma vez que infere-se que já o tenha visto na série anterior. Nesse sentido, para que o conteúdo seja trabalhado de forma produtiva a partir da temática chuva ácida, serão utilizados vários recursos didáticos, tais como, aula expositivo-dialogada com uso de projetor multimídia, e, por conseguinte, de vídeos e imagens, além de experimentos visando à contextualização, como o adaptado do livro de Usberco e Salvador, volume único, 5ª edição, 2002, página 190. O mesmo versará sobre os efeitos da chuva ácida no meio ambiente. Adicionalmente, para seguir de forma correta a ordem dos conteúdos, será utilizado o livro de química do 2º ano do ensino médio, Ricardo Feltre Volume 2, já que este apresenta a sequência dos temas abordados a partir do conteúdo de ácido e base. Ao término das abordagens supracitadas será aplicado aos alunos um questionário de cunho qualitativo, que buscará extrair dos mesmos se as atividades realizadas contribuíram para uma melhor compreensão do conteúdo ministrado. Ainda, ressalta- se que o tempo previsto para a realização da sequência didática será de três encontros de 45 minutos.

Resultado e discussão

A sequência didática pautou-se nos conceitos de ácido-base segundo Arrhenius (1887), Bronsted-Lowry (1923) e Lewis (1923), acidez e pH, e ação dos ácidos e bases no meio ambiente. Os conceitos de ácido-base serão abordados de forma expositivo-dialogada com recursos audiovisuais. Será discutido o conceito de Arrhenius, conquanto, desmistificando o que tem sido proposto nos livros de ensino médio (SILVA et al., 2014). Para tanto, será realizado um paralelo do que normalmente é abordado, com o que de fato é cientificamente defendido, como, por exemplo, o fato de que óxidos e sais podem reagir igualmente como ácidos ou bases, sendo esta classificação relativa não à composição das substâncias (livros), mas à suas reatividades. Após, será proposta uma teia conceitual para relacionar a teoria de Arrhenius com a de Bronsted-Lowry, em que ácidos são espécies capazes de doar prótons e bases de receber; e Lewis, que ácidos são espécies capazes de receber pares de elétrons e bases de doar (ATKINS e JONES, 2013). Tal proposta será embasada em Campos e Silva (1999) e Silva et al. (2014), já que uma substância pode ter mais de uma classificação frente às teorias destacadas. Nos tópicos “acidez, basicidade e pH” e “ação dos ácidos e das bases”, a fim de associar teoria e prática, serão realizados dois experimentos. A confecção de indicador natural ácido-base usando-se repolho roxo com teste frente a algumas substâncias, visando, pelas mudanças de cores, classificar as substâncias como ácidas ou básicas. Depois, simulação dos efeitos da chuva ácida sobre o meio ambiente, a citar, ar e rios/oceanos, por meio da queima do enxofre e contato de sua “fumaça” com uma flor e com água acrescida de indicador ácido-base apropriado (Figura 1), experimento este intrínseco à realidade do aluno.

Esquema de montagem para experimento da Chuva Ácida

Representação da atividade prática inerente aos efeitos da chuva ácida no meio ambiente

Conclusões

Objetiva-se com o desenvolvimento deste trabalho, além de uma abordagem assertiva dos conceitos de ácido e base, que o mesmo exerça efeito positivo em sua aplicação, podendo, assim, favorecer de maneira significativa o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a realização de atividades envolvendo situações-problema e experimentos relacionados ao cotidiano dos alunos, muito contribuem para a interação entre professor e aluno, a compreensão do contexto social em que estão inseridos, o relacionamento entre teoria e prática, e consequentemente que o aluno compreenda o mundo que o cerca.

Agradecimentos

Referências

ATKINS, P; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5ª edição, Porto Alegre, Bookman, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. 4 v. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

CAMPOS, R.C.; SILVA, R.C. Funções da química inorgânica... funcionam? Química Nova na Escola, n. 9, p. 18-22, 1999.

FELTRE, R. Química. v. 2, 6º edição, Editora Moderna, 2004

SANTOS, W. L. P., Contextualização no Ensino de Ciências por meio de Temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v.1, n. especial, Nov. 2007.

SILVA, L. A.; LARENTIS, A. L.; CALDAS, L. A.; RIBEIRO, M. G. L.; ALMEIDA, R. V.; HERBST, M. H. Obstáculos Epistemológicos no Ensino-Aprendizagem de Química Geral e Inorgânica no Ensino Superior: Resgate da Definição Ácido-Base de Arrhenius e Crítica ao Ensino das “Funções Inorgânicas”. Química Nova na Escola (Impresso), v. 36, p. 261-268, 2014.

SILVA, M. R.; SIMÕES, C. A.. O currículo do ensino médio, seu sujeito e o desafio da formação humana integral. Curitiba PR: Setor de Educação/UFPR, 2013 (material instrucional).

USBERCO, J.; SALVADOR, E. Química: volume único. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

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