ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Miranda, A.L. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS) ; Gomes, F. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS)
Resumo
O presente trabalho tem como proposta investigar a utilização de palavras cruzadas como recurso didático e pedagógico no ensino das funções orgânicas. O público alvo deste trabalho são os alunos do ensino médio pertencentes às turmas de terceiro ano. Ao se estudar as funções orgânicas, principalmente sua nomenclatura, viu-se que os alunos não compreendiam a proposta do professor. Para minimizar essa dificuldade o trabalho propôs o uso de palavras cruzadas em sala de aula. Utilizar o lúdico beneficia a estimulação da busca por respostas que se encaixem corretamente nas perguntas, e isso suaviza no aluno pressões que ocorrem quando ele está resolvendo um exercício cobrado nas aulas.
Palavras chaves
Recurso didático; Aprendizagem; Palavra cruzada
Introdução
Uma das dificuldades em ensinar química está no fato de serem destacados conteúdos que não condizem com a realidade de quem frequenta a escola, ou até mesmo, por falta de ações pedagógicas atraentes. Tais apontamentos levam a situações de desinteresse e apatia pela disciplina, inviabilizando a escola em atender as Diretrizes Curriculares. Na tentativa de atender as exigências da disciplina de forma que o aluno tenha interesse e simpatia pelo conteúdo, o professor pode usufruir de instrumentos e metodologias pedagógicas amplamente discutidas e estudadas, tais como: aulas experimentais, jogos educativos, filmes comerciais, entre outros. No entanto, o mesmo deve estar interessado e motivado a diversificar suas práticas pedagógicas. Segundo Parreira Júnior e colaboradores (2009) muitas disciplinas estiveram voltadas para o ensino tradicional de ensinar conceitos, indo na contramão do sistema atual de ensino que estabelece que ser educador faz-se necessário buscar metodologias alternativas. Dessa forma, introduzir palavras cruzadas nas aulas tornou as mesmas mais dinâmicas e consequentemente o interesse e aprendizado dos alunos aumentou significativamente, segundo o autor. Sendo palavras cruzadas um jogo onde, quadrados em branco dispostos em linhas horizontais e verticais se cruzam, baseados em dicas e conceitos, promove no aluno a curiosidade e o desafio. Além disso, esta ferramenta pode contribuir para a melhoria da escrita e ortografia visto que há a necessidade de escrever corretamente para encontrar a resposta certa (BENEDETTI FILHO et al, 2009).Como atividade avaliativa torna-se útil uma vez que propicia um feedback instantâneo dos conhecimentos sobre o assunto. Este trabalho tem como objetivo relatar a não eficiência da utilização das palavras cruzadas no ensino das funções orgânicas com a finalidade de facilitar a compreensão dos conceitos envolvidos e das regras de nomenclatura exigidas no conteúdo.
Material e métodos
Foram estudadas as seguintes funções orgânicas: Introdução à Química Orgânica, Alcenos, Aromáticos, Álcool e Aldeídos, Cetonas e Ácidos carboxílicos, Éter e Éster, sendo criadas seis palavras cruzadas. As turmas analisadas cursavam o terceiro ano do ensino médio, uma no ensino básico e outra no ensino técnico, respectivamente. Foram assim selecionadas por apresentarem como conteúdo obrigatório o estudo das funções orgânicas neste período. Na construção das palavras cruzadas optou-se pelo programa EXCEL, uma vez que o mesmo é de fácil manuseio e não necessita de internet, variando de dez a dezoito colunas x linhas. A parte prática foi dividida em duas etapas: O acompanhamento das aulas teóricas e aplicação das palavras cruzadas. A observação das aulas fez-se necessária para detectar as dificuldades dos alunos e, a partir delas, elaborar as dicas nas palavras.
Resultado e discussão
Na aplicação da primeira palavra cruzada, a maioria dos alunos encontraram
dificuldades em respondê-las, este fator pode ser atribuído pelos
professores não utilizarem essas ferramentas metodológica. Durante as
aplicações das palavras ficou evidente que a maioria dos alunos estão
habituados a resolverem as atividades com o auxílio do professor, em algumas
dicas sobre nomenclaturas e exemplos de aplicações a maioria não conseguiam
responder tornando necessário ajuda-los. Nas palavras cruzadas de álcoois e
aldeídos os alunos encontraram dificuldade na molécula do composto
benzaldeído, pois não conseguiram identificar o grupo formila junto ao anel
aromático. Em Aromáticos, por exemplo, a maior dificuldade foi na sigla
característica para a posição 1,4 de substituintes do anel benzênico, para.
Que pode ser observado na figura 1.
Palavras Cruzadas de Aromáticos
Conclusões
Utilizar novas metodologias em sala de aula é um desafio para o professor, pois demanda tempo para preparar a aula, tanto no planejamento quanto na elaboração de materiais complementares. No entanto, é visto que um bom planejamento pode trazer resultados satisfatórios. Para a construção das palavras cruzadas foi necessário um trabalho de pesquisa conceitual e o uso de ferramentas tecnológicas, provando a facilidade de elaborar uma aula diferenciada. A utilização de palavras cruzadas no estudo das funções orgânicas mostrou ser um excelente aliado do professor nas suas aulas, pois no momento que é solicitado aos alunos que resolvam as questões propostas, podem- se observar a dificuldade encontrada pelos mesmos, servindo como diagnostico da aprendizagem, além de ser mais motivador que atividade de métodos tradicionais.
Agradecimentos
Referências
BENEDETTI FILHO, E .et al. Palavras-cruzadas como Recurso Didático no Ensino de Teoria Atômica. Química Nova na Escola. Vol. 31, nº 2, maio 2009.
PARREIRA JÚNIOR,W. M.; TAVARES, N. M. Palavra cruzada e TICs como recursos didáticos no ensino de geografia. IN: SIMPÓSIO DE LETRAS E EDUCAÇÃO, IV, 2009. Araguari (MG). Anais do IV Siled. Unipac, 2009