ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Cardsoso, F.S. (UESPI) ; Alves de Oliveira, M.E. (UESPI) ; de Almeida Morais, K. (UESPI) ; de Araujo Silva, D. (UESPI) ; e Silva Alves, P. (UESPI) ; Ferreira da Cruz Filho, J. (UESPI) ; Silva Souza, E.L. (UESPI) ; Ferreira de Castro, N. (UESPI) ; Pereira dos Santos, J. (UESPI) ; Santos Cavalcante, L. (UESPI)
Resumo
A reciclagem é uma forma particular do reaproveitamento de matérias-primas. Reciclar significa transformar os restos descartados em escolas, residências, fábricas em matéria- prima para a fabricação de outros produtos. Os alunos do 6°, 7° e 8° ano da Unidade Escolar Miguel Rosa- Teresina, Piauí, realizaram a produção de papel reciclável, a partir do qual se pôde realizar a confecção de agendas, melhorando assim, o desempenho escolar dos alunos e sua formação social em relação ao meio ambiente, aumentando o ciclo de vida do papel, pois seu impacto ao meio ambiente é grande, em conjunto ao tempo de decomposição e sua quantidade utilizada diariamente pelos seres vivos.
Palavras chaves
Reciclagem; Sustentabilidade ; Educação Ambiental
Introdução
O tema sustentabilidade ambiental é vivido de forma diferenciada em cada um dos segmentos industriais. Entretanto, alguns elementos são comuns. A constante busca da eficiência no uso de recursos e a necessidade de aumentar a competitividade industrial estão na pauta de todas as áreas. Incentivos à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico são estratégicos para a transição a modelos mais sustentáveis de produção (BRACELPA, 2012). Dessa forma, em meio ao contexto sustentabilidade ambiental versus reciclagem, há o paradigma sobre a redução do lixo, sua reutilização e reciclagem, há assim, a conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente, por conhecermos a acelerada destruição dos recursos naturais do nosso planeta. Contudo, reutilizando e dando nova utilidade a materiais que na maioria das vezes consideramos inúteis e jogamos no lixo, e reciclando, no sentido de dá “nova vida” a materiais a partir da reutilização de sua matéria-prima para fabricar novos produtos. (REIGOTA, 1998). Portanto, com uma das principais características do projeto, a reciclagem e reutilização do papel fizeram desse projeto um assunto bastante atraente pela variedade de utilização do material reciclado, contudo, dependendo apenas da aplicação de técnica e da criatividade de cada um, sendo provável que a ideia da reciclagem e reutilização do papel tenha aceitação nos vários segmentos da sociedade (JACOBI, 1998). O presente trabalho tem como objetivo proporcionar a compreensão da problemática do lixo e da reciclagem, através de métodos no qual incentivem a sustentabilidade ambiental.
Material e métodos
Foi desenvolvido aulas expositivas com alunos 6°, 7°, 8° ano da Escola Miguel Rosa, em que primeiramente foram abordados conteúdos relacionados à educação ambiental, no qual pretendeu-se a realização de uma abordagem vinculada diretamente ao cotidiano dos alunos, de forma contextualizada, problemática, interativa e dialógica. Cada turma ficou responsável por diferentes procedimentos, contudo, para tais métodos em sala de aula os alunos executaram diversificadas etapas de reciclagem, dentre as quais foram: Retalhou-se os papéis reciclados, posteriormente foram cobertos com água, ficando por um dia de molho, colocaram assim esta mistura de papel e água no liquidificador, e adicionou-se mais água ( na proporção de três partes de água para um papel, contando com a água da mistura) e então batido. Utilizou-se para cada litro de água 8 colheres de amido de milho e 20 gotas de desinfetante, após colocou-se essa mistura na bacia funda com água até a sua metade, e então misturou-se até atingir a homogeneidade, conduzindo a peneira papel lateral da bacia e indo até o fundo com esta. Depois subiu a lentamente, sem incliná-la, para que houvesse a formação de uma camada de papel sobre a peneira introduziu a peneira sobre um jornal em uma superfície e passado a mão sob a peneira inclinada para escorrimento da água.. Então, trocando de pano até que não esteja mais molhado, virou-se a peneira sobre o jornal seco e batido para que a folha formada foi soltada, cobrindo com outro jornal, deixou-se por um dia, assim foi prensada a folha produzida com ajuda de livros pesados. Logo após dois dias, os alunos fizeram então através da confecção dessa camada recortes e decoração por meio de ramos de flores da própria escola, para a confecção de agendas de uso diário.
Resultado e discussão
O produto final obtido foi uma agenda feita a partir do papel reciclável.
Observou-se uma preocupação dos alunos em relação ao desgaste do meio ambiente
causadas por atitudes humanas, constatando assim, que foi fixada a importância
de pensar na problemática do lixo, modificando desta forma atitudes e práticas
sociais. Foi despertado o interesse dos alunos para a reciclagem associada a
questão ambiental, melhorando o seu desempenho e participação durante a
atividade escolar, podendo ser constado na figura 1.
Figura 1:Confecção de agendas com papel reciclado. Fonte: autor, 2015.
Conclusões
Ao referente trabalho pode-se observar que este projeto de reciclagem de papel pode beneficiar os alunos obtendo uma melhoria no aprendizado em relação ao conteúdo, desenvolvendo capacidade e habilidade profissional para conscientização da importância e facilidade de preservação do meio ambiente.
Agradecimentos
A escola Miguel Rosa em especial as professoras de ciências (Rejane) e artes (Josinete) e em especial a direção no qual depositou conosco a confiança para elaboração
Referências
BRACELPA-Associação Brasileira de celulose e papel. Considerações gerais sobre a atividade de reciclagem de papel no Brasil. São Paulo, BRACELPA. Palestra, III Seminário de Avaliação de Experiências Brasileiras de coleta Seletiva de Lixo, p.14,1998.
JACOB, P. Et al (Orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiência. São Paulo: SMA, 1998.
REIGOTA, M. Desafios à educação ambiental escolar. In: IACOBI, P. ET al (Orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo, SMA, p. 43-50, 1998.