ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Koga Preste, O. (SEDUC/AM) ; Coelho Cardoso, T. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Fernandes da Silva, K. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Pinheiro de Oliveira, Y. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Luan Barbosa Novo, K. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Amazonas da Rocha, J. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Candido Vieira, J.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Oliveira das Chagas, H. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Campelo de Assis Junior, P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Barbosa Guerreiro, D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Viana Lima, P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS)
Resumo
As aulas práticas são uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos de química, facilitando a aprendizagem. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza da ciência e dos seus conceitos, auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas e no diagnóstico de concepções não- científicas. Além disso, contribuem para despertar o interesse pela ciência. A não utilização de métodos para auxiliar no ensino-aprendizagem do aluno acaba por contribuir para déficits sobre o conteúdo explanado e questões científicas. Por esta razão, este trabalho se propõe a analisar a utilização do laboratório como agente facilitador do processo de ensino- aprendizagem em química, verificando a importância que professores e alunos lhe atribuem.
Palavras chaves
Química; Ensino-aprendizagem; Laboratório
Introdução
A Química é a ciência que estuda a matéria, as transformações químicas por ela sofridas e as variações de energia que acompanham estas transformações. Ela representa uma parte importante em todas as ciências naturais, básicas e aplicadas, e etc. O crescimento e metabolismo das plantas, a formação de rochas, o papel desempenhado pelo ozônio na atmosfera superior, a degradação dos poluentes ambientais, as propriedades do solo lunar, a ação medicinal de drogas, nada disto pode ser compreendido sem o conhecimento e as perspectivas fornecidas pela Química e que como qualquer ciência.Mesmo com toda a importância que é atribuída ao ensino de química, sabe-se que os alunos do Ensino Médio têm uma grande dificuldade em assimilar os conceitos básicos da disciplina. Dentre os vários fatores que originaram esta dificuldade, acredita-se que os mais latentes são: conteúdo ministrado sem vinculação com a realidade e a vivência do aluno; dificuldade dos alunos em raciocinarem em termos de modelos abstratos e aulas meramente expositivas, sem o uso de demonstrações e ou experimentos relacionados com o conteúdo teórico ministrado.A aula prática é uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos de química, facilitando a aprendizagem. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza da ciência e dos seus conceitos, auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas e no diagnóstico de concepções não- científicas. Além disso, contribuem para despertar o interesse pela ciência.O objetivo deste trabalho foi identificar as características do laboratório de química da instituição, observando a partir desta se o mesmo tem a capacidade de atingir o objetivo como instrumento facilitador no ensino- aprendizagem de química.
Material e métodos
Participaram alunos das series do 1º ano, dentre eles homens e mulheres com faixa etária de 15 a 18 anos, uma professora licenciada em química e acadêmicos pibidianos, além de um estagiário. Foram realizadas aulas no laboratório sobre conforme o conteúdo sobre "Densidade, mistura pura e composta, mistura homogênea e heterogênea". Os acadêmicos pibidianos e o estagiario de química preparam experimentos que relacionasse a teoria com a pratica, uma vez que o aprendizagem em química deve possibilitar aos alunos do ensino médio a compreensão de fenômenos químicos que ocorrem no mundo de forma abrangente e integrada para que alunos possam se comportar criticamente perante sociedade, as informações adquiridas na escola, em casa, na rua e etc.
Resultado e discussão
Sendo assim com base no trabalho
realizado revelou-se que o CETI/PIN
possui
um laboratório de química muito bom para
praticas de química. A metodologia
de
ensino aplicada despertou a curiosidade e
o interesse da maioria dos alunos
pelas aulas de química devido à
utilização de materiais diferentes e pelo
desenvolvimento da prática. “A aula
prática é uma sugestão de estratégia de
ensino que pode contribuir para melhoria
na aprendizagem de Química”. É de
conhecimento dos professores de Química o
fato de que a experimentação
desperta
um forte interesse entre os alunos de
diversas turmas e que aulas realizadas
nos
laboratórios didáticos, aumentam a
capacidade de aprendizado dos alunos,
pois
estas funcionam como ferramenta
facilitando muito mais o entendimento do
assunto abordado. Em todo o tempo os
alunos foram orientados em relação ao
trabalho exposto (Figura 1), bem como na
montagem dos experimentos e na
preparação dos relatórios. No final
(Figura 2), cada grupo apresentava o
resultado das suas experiencias e o
restante da turma observava e dava sua
opinião sobre o trabalho exposto pelos
colegas. Nesse momento, percebia-se a
eficiência da metodologia aplicada, pois
quando um aluno é capaz de
identificar
um erro num trabalho é porque ele está
atento, analisando as informações
transmitidas e comparando-as com seu
conhecimento adquirido sendo capazes de
refletir sobre seus conhecimentos e seus
saberes. Portanto, resultado deste
trabalho nos mostra a grande importância
que o laboratório tem no seu
desenvolvimento em sala de aula como
facilitador de conhecimentos e a partir
disto formular seu pensamento de acordo
com as praticas
utilizadas em laboratório.
Apresentação da turma do 1 ano 2, apos aplicação dos experimentos no laboratório.
Conclusões
Diante das aulas praticas no laboratório conclui-se a grande importância que o laboratório exerce sobre o ensino aprendizagem do aluno em sala de aula e em sua vida social. Observa-se que o CETI/PIN possui recursos para garantir um suporte à aprendizagem do alunado, mais o processo de ensino encontra-se comprometido por meio de alguns profissionais que reconhecem a importância do uso do laboratório no desenvolvimento do aluno perante a matéria, porém por questões de tempo, de motivação dentre outros motivos o professor não faz uso do laboratório da escola comprometendo assim.
Agradecimentos
A professor Orsila, supervisora do PIBID/QUIMICA/UEA, pela paciência e dedicação aos pibidianos e estagiário.
Referências
ALVES, José Pinho, et al. Nova Transposição Didática Gera Novas Atividades Experimentais. Atas do VII EPEF, Florianópolis-SC, 2010.
BENITE, Ana Maria. O laboratório didático no ensino da química. Instituto de Química, Universidade Federal de Goiás, Brasil, 2009.
DELIZOICOV, Demetrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo. Cortez, 2009, 207 p.
MALDANER, Otavio Aluisio. A formação inicial e continuada de professores de Química Professores/Pesquisadores. Ijuí: Unijuí, 2008.