ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Leal, J.S. (IFPI) ; Sales, A.L.C. (IFPI) ; Lima, M.J. (IFPI) ; Luz, M.M. (IFPI) ; Carvalho, J.A. (IFPI) ; Moura Fé, B.S. (IFPI) ; Silva, M.P. (IFPI) ; Araujo, J.L. (IFPI)
Resumo
O presente trabalho desenvolveu-se a partir de uma pesquisa qualitativa, tenho como principal objetivo a investigação sobre o impacto que recursos audiovisuais podem causar para o bom entendimento de conceitos abstratos de química no primeiro ano do ensino médio. Como nas series iniciais o aluno ainda não tem uma visão bem definida do que se trata a disciplina de química, vários conceitos ainda se encontram muitos abstratos para o entendimento de determinados conteúdos. Com base nisso a utilização de apoios didáticos como os recursos audiovisuais trariam a possibilidade de tornar certos conceitos mais visíveis.
Palavras chaves
Recursos; Audiovisuais; Química
Introdução
No contexto social em que vivemos, a inovação de recursos tecnológicos cresce em um ritmo acelerado e, sendo a química uma disciplina de difícil compreensão em que os alunos, veem os conteúdos como algo inalcançável restringindo-se somente a cálculos, teorias sem fundamentos, conceitos abstratos e sem contextualização com o cotidiano a utilização de recursos audiovisuais tornaria a pratica de ensino mais favorável para o docente, pois, nas aulas com o uso de recursos didáticos o aluno é levado a assimilar o conteúdo além de desenvolver sua criatividade e habilidade, permitindo a ligação entre teoria, conceito e prática. A grande disponibilidade e acesso por diversas ferramentas educacionais abrange um extenso universo de possíveis recursos a ser utilizado, então o aluno terá uma melhor visão dos conceitos repassados pelo docente. No uso de recursos didáticos audiovisuais é fornecido ao aluno um meio de tornar visíveis fenômenos que não podem ser captados por nossa visão e que são dependentes da capacidade do professor em explicar conceitos abstratos e complexos e, as representações visuais auxiliam na aprendizagem de conceitos químicos através da construção de seus próprios modelos mentais (MARSON et al, 2013). O presente trabalho tem como objetivo demostrar a importância da utilização de recursos audiovisuais na demonstração de conceitos abstratos e de difícil compreensão.
Material e métodos
A pesquisa foi realizada através de um questionário aplicado aos professores do primeiro ano do ensino médio da Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas de Picos onde foram feitas perguntas a cerca das dificuldades em abordar temas em que se encontram conceitos de difícil compreensão para os alunos: 1)Você utiliza algum tipo de recurso nas aulas de química? Quais? 2)Quais são as principais dificuldades encontradas ao repassar conceitos abstratos para os alunos? 3 )O que eu você faz para tornar esses conceitos mais visíveis para os alunos? 4) Os recursos audiovisuais podem melhorar no entendimento de certos conceitos na disciplina de química? De que forma?
Resultado e discussão
A partir da analise dos questionários aplicados foi possível ter o
conhecimento sobre as consequências utilização de recursos audiovisuais. Dos
professores entrevistados, todos afirmaram já ter empregado algum tipo de
apoio audiovisual; Dos professores entrevistados mencionam utilizar slides e
vídeos. Sobre as principais dificuldades encontradas em repassar os
conteúdos responderam que é a falta de interesse dos alunos, mencionaram a
falta de recursos; falaram que a principal dificuldade está por causa dos
cálculos da disciplina. Para tornar os conceitos mais visíveis para os
alunos mencionaram que utilizavam recursos como slides, desenhos ou vídeos,
contextualizando com o cotidiano dos alunos. Falaram que utilizavam
materiais de baixo custo. Para repassar conceitos complexos para os
discentes e todos obtiveram bons resultados a partir da utilização de
recursos audiovisuais, afirmaram que a aprendizagem se torna mais clara e
rápida; falaram que utilizar recursos foca mais a atenção dos discentes e
mencionaram que os recursos facilitam a visualização dos conteúdos. Ou seja,
o processo de ensino-aprendizagem é facilitado, pois, os alunos passam a ver
os conteúdos de forma mais clara e rápida além de evitar que se formem
representações errôneas dos conceitos repassados aos alunos.
Conclusões
Através da realização dessa pesquisa foi possível observar sobre a importância da utilização de recursos audiovisuais no processo de ensino aprendizagem de conceitos abstratos e de difícil compressão. Com a aplicação desses recursos os alunos conseguem assimilar os conceitos com mais facilidade através das representações visuais, além de serem compreendido com maior clareza e rapidez.
Agradecimentos
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais para i Ensino Médio: MEC, 1999.
_________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 1999.
LIMA, F. S. et al. A importância do uso de recursos didáticos alternativos no
Ensino de química: uma abordagem sobre novas metodologias. Enciclopédia Biosfera: Centro científico conhecer – Goiânia. V. 7, N. 12, 166-173, 2011.
MARSON, G. A. et al. Visualização no Ensino de Química: Apontamentos para a Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Educacionais. Química Nova, V. 36, N. 4, 561-569, 2013.