Trilha Superficial: Um Jogo didático no Conteúdo de Substâncias e Misturas

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Nascimento, A.M.S. (IFPE) ; Viana, K.S.L. (IFPE) ; Souza, W.G. (IFPE) ; Santos, M.T.S. (IFPE) ; Arruda, C.A. (IFPE)

Resumo

Esse trabalho teve o objetivo de analisar a utilização de um jogo didático “Trilha Superficial das Substâncias e Misturas”, desenvolvido no âmbito do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas, junto aos estudantes do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual do município de Vitória de Santo Antão – PE. Ao final da pesquisa, observou-se que o jogo em tela é um recurso que altera positivamente o âmbito escolar no tocante às associações estabelecidas em sala de aula. A trilha ajudou aos sujeitos a criarem relações teoria e prática no componente química associada ao conteúdo com o jogo.

Palavras chaves

Jogos Didáticos; Ensino de Química; Substâncias e Misturas

Introdução

O ensino da Química, historicamente, sempre esteve atrelado a práticas tradicionais de ensino. Esse fato, aliado aos conteúdos complexos, tornam as aulas monótonas e desestimulantes (LIMA, 2008; ANDRADE; PERDIGÃO; LIMA, 2012; VIANA, 2014). Segundo Oliveira (2004), o ensino de Química centraliza- se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade, fazendo com que os próprios estudantes questionem o motivo pelo qual estão estudando. Segundo Saidelles et al (2012), para melhoria do ensino, faz-se necessário que o professor busque não se ater ao método tradicional e realize aulas diferenciadas, mais dinâmicas. Castro e Costa (2011) ressaltam que os jogos didáticos são um instrumento didático que possibilita que o aprendizado ocorra de forma simples e prazerosa, e que atua como um elemento motivador para os alunos no estudo da Química. Diante disso, o Programa Internacional Despertando Vocação para Licenciaturas (PDVL), desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE - campus Vitória de Santo Antão, tem como objetivo despertar os estudantes do Ensino Médio para Licenciaturas, através de estratégicas inovadoras de superação de dificuldades relativas ao Ensino de Química. Uma das estratégias é a utilização de jogos didáticos nas escolas, que são campo das ações do Programa. O jogo educativo há duas funções: (1) Função lúdica – que propicia a diversão; (2) Função educativa – aprender brincando. O jogo “Trilha Superficial das Substâncias e Misturas”, foi utilizado com a função educativa. Durante o jogo, foi realizada uma pesquisa que teve o objetivo de analisar as contribuições do jogo para aprendizagem dos conceitos químico relacionados à Substâncias e Misturas.

Material e métodos

Essa pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa, constituindo uma pesquisa-ação aplicada na EREM Antônio Dias Cardoso, no município de Vitória de Santo Antão-PE, onde nesta escola está o programa (PDVL – Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas) onde desenvolve várias ações didáticas, como a contextualização, a experimentação e a ludicidade. Abrangeu os alunos voluntários deste programa, totalizando 46 alunos, no mês de Abril de 2015 Após a aula teórica pelo docente da disciplina acerca do conteúdo de “Substâncias e Misturas”, foram propostas algumas atividades de aplicação dos conceitos aos alunos. Na observação de suas respostas, foram detectadas dificuldades perceptivas relacionadas ao conteúdo. A partir daí as ações metodológicas constituíram-se em três etapas: (I) Aplicação de uma lista de exercícios; (II) Aplicação dos jogos didáticos “Trilha Superficial das Substâncias e Misturas”; (III) Aplicação de uma segunda lista de exercícios, com os alunos voluntários do programa. A “Trilha Superficial das Substâncias e Misturas” como mostra a imagem 01, são compostos por: 01 dado, perguntas e conformações moleculares. O objetivo deste jogo é identificar e reconhecer o conteúdo no dia-a-dia e sua contextualização. Utilizamos como orientação para construção destes jogos o Livro de Martha Reis (2010).

Resultado e discussão

Nas listas de exercícios (I) e (II) foram aplicadas as seis questões do conteúdo: (1) A queima da gasolina; a sublimação da naftalina; o enferrujamento do prego e o derretimento de um bloco de gelo são respectivamente, que tipos de fenômenos? (2) Os seguintes sistemas: I) Água e gasolina; II) Álcool; III) Hidrogênio; IV) Água e álcool; São respectivamente que tipos de sistemas? (3) O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde a temperatura superiores a 80º C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduos. Esta observação pode ser explicada pelo fenômeno? (4) Adiciona-se excesso de água líquida ao sistema formado por cubos de gelo + cloreto de sódio + glicose. Após a fusão completa do gelo, quantos compostos compõem a mistura final obtida? (5) A mistura de água e álcool é? (6) No sistema representado pela figura a seguir, os números de fases e componentes são, respectivamente? A partir das seis questões acima analisamos por meio comparação, após a aplicação da trilha, e detectamos que em todas as seis questões os números de acertos foram maiores que os números de erros, tendo assim um aumento mediano de aproximadamente 33% de acertos referente ao ponto inicial. Posterior ao jogo, o aumento de acerto de cada questão ficou compreendido entre 9% a 52%. Isso implica dizer que o jogo favoreceu bastante para o processo cognitivo, ensino e aprendizagem. E sobre a “Trilha Superficial das Substâncias e Misturas”, constribui positivamente no processo cognitivo dos alunos, onde os mesmos a partir dos dados da imagem 02, analise-se que os discentes aprimoraram significativamente seu desempenho relacionada a temática abordada.

Imagem 02: Resultados das Intervenções

Imagem 02: Resultados das Intervenções - A partir de seis questões, durante o período de intervenções, antes e após a aplicação do jogo

Imagem 01: Intervenções do jogo “Trilha Superficial das Substâncias e

Imagem 01: Intervenções do jogo “Trilha Superficial das Substâncias e Misturas”

Conclusões

De acordo com a pesquisa, é válido concluir, portanto, que o jogo didático “Trilha Superficial das Substâncias e Misturas”, é um recurso que altera positivamente o âmbito escolar no tocante às associações estabelecidas em sala de aula. A trilha ajudou aos sujeitos a criarem relações teoria e prática no componente química associada ao conteúdo com o jogo. Com isso, a intervenção ajudou aos alunos em relação a temática abordada onde nas questões obteve um aumento de 9% a 52% de acertos referente a inicial, e aumentando média de acertos de 33%.

Agradecimentos

Os autores agradecem a Deus, ao PDVL/IFPE pelo incentivo à pesquisa, a orientadora Drª. Kilma Lima da Silva Viana pelo incentivo e orientação e a prof Adelucia e a ER

Referências

ANDRADE, R. S.; PERDIGAO, C. H. A.; LIMA, K. S. A prática experimental no ensino da Química: um olhar sobre a formação docente. In: 10º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2012, Teresina. Atas do Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2012.

FONSECA, M. R. M.; Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1ª Edição. São Paulo, Editora: FTD, v. 3.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994
OLIVEIRA, Vera Barros de. Jogos de regras e resoluções de problemas. Editora: Vozes, 2ª edição –2004.
SAIDELLES, A.P. F. et al. Jogo didático como auxiliar para o aprendizado em química. 2012.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás