ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Brasil, F. (FAMETRO) ; Silva, F. (FAMETRO) ; Bitencourt, V. (FAMETRO) ; Silva, E. (FAMETRO)
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para a mudança do ensino tradicional em química, por meio de atividade lúdica, favorecendo a construção do conhecimento do aluno de forma prazerosa e estimulante. O jogo de fixação de nomenclatura de hidrocarbonetos foi aplicado em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, totalizando 42 alunos, da Escola Estadual Senador Severiano Nunes de Manaus – AM. Os resultados alcançados indicam o jogo didático como uma boa alternativa motivacional para despertar o interesse e interação dos alunos.
Palavras chaves
Jogo Didático; Aprendizagem; Ensino de Química
Introdução
Nas escolas brasileiras, em sua maioria, o ensino continua sendo tradicional, através do uso do quadro, pincel e livro didático. Com isso, quando nos referimos ao ensino de química orgânica no ensino médio, os conteúdos tornam-se pouco atrativos, monótonos e de simples memorização. Nesta visão, o professor deve utilizar nova metodologia e novas estratégias que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva, foi elaborado um jogo didático que contribui para o conhecimento do aluno de forma atrativa e motivadora, despertando interesse dos alunos pela química, pois, de acordo com Zanon (2008, p.73), se o jogo, desde seu planejamento, for elaborado com o objetivo de atingir conteúdos específicos e para ser utilizado no âmbito escolar o denominamos como didático. Portanto pode-se dizer que se trata de uma seriedade entendida de forma prazerosa. Para Kishimoto (2010, p.8) o brincar, colocado aqui como um jogo de fixação de nomenclatura, instiga a curiosidade e a exploração, questionando os acontecimentos cotidianos. De acordo com Soares a utilização de jogo em sala de aula pode ser um diferencial na tentativa de despertar a atenção dos alunos, que além de desmotivados, têm a plena certeza de que irão passar sem esforço algum. Neste trabalho foi desenvolvido um jogo de fixação de nomenclatura de hidrocarbonetos e este aplicado aos alunos de 3º ano da Escola Estadual Senador Severiano Nunes, cujo objetivo principal foi favorecer a construção do conhecimento do aluno de forma prazerosa e estimulante, além de contribuir para mudança do ensino tradicional.
Material e métodos
O jogo foi aplicado a um total de 42 alunos. Utilizou-se bolinhas de isopor para ajudar no jogo. Estas foram divididas em quatro caixas. A caixa 1 refere-se ao número de carbonos, que varia de 1 a 6. A caixa 2 refere-se ao tipo de ligação, simples, dupla, tripla e duas duplas. A caixa 3, informa se na cadeia principal haverá ramificação, sendo metil e etil, ou não. A caixa 4 refere-se ao tipo de cadeia, cíclica ou acíclica.Primeiro foi ministrada uma revisão de sobre funções orgânicas, especificamente sobre os hidrocarbonetos, organizou-se cada turma de quatro a cinco grupos e explicou-se as regras. Um membro de cada grupo sorteou uma bolinha da caixa 1, para saber a quantidade de carbonos que terá o composto, depois uma bolinha da caixa 2 para saber o tipo de ligação. A caixa 3 para saber se haveria ramificação. A localização da insaturação e ramificação ficaram a critério do aluno. A caixa 4 para saber se a cadeia seria aberta ou fechada. Após ter essas informações o aluno desenhou na lousa, em 2 minutos, o composto formado e escreveu o nome do composto formado, segundo as normas da IUPAC. O grupo que errasse passaria a vez para outro. Sendo pontuado cada acerto em 5 pontos e reduzido 3 pontos em caso de erro. Venceu a equipe que obtive maior pontuação. Foram aplicados dois testes para avaliar a contribuição do jogo no processo de ensino-aprendizagem. Um pré-teste com 5 questões sobre a nomenclatura dos hidrocarbonetos, para avaliar os conhecimentos da turma apenas com a revisão teórica do assunto. E um pós-teste com as mesmas questões do teste anterior, para avaliar a evolução da turma após a aplicação do jogo.
Resultado e discussão
O jogo foi aplicado a um total de 42 alunos. Utilizou-se bolinhas de isopor para ajudar no jogo. Estas foram divididas em quatro caixas. A caixa 1 refere-se ao número de carbonos, que varia de 1 a 6. A caixa 2 refere-se ao tipo de ligação, simples, dupla, tripla e duas duplas. A caixa 3, informa se na cadeia principal haverá ramificação, sendo metil e etil, ou não. A caixa 4 refere-se ao tipo de cadeia, cíclica ou acíclica.Primeiro foi ministrada uma revisão de sobre funções orgânicas, especificamente sobre os hidrocarbonetos, organizou-se cada turma de quatro a cinco grupos e explicou-se as regras. Um membro de cada grupo sorteou uma bolinha da caixa 1, para saber a quantidade de carbonos que terá o composto, depois uma bolinha da caixa 2 para saber o tipo de ligação. A caixa 3 para saber se haveria ramificação. A localização da insaturação e ramificação ficaram a critério do aluno. A caixa 4 para saber se a cadeia seria aberta ou fechada. Após ter essas informações o aluno desenhou na lousa, em 2 minutos, o composto formado e escreveu o nome do composto formado, segundo as normas da IUPAC. O grupo que errasse passaria a vez para outro. Sendo pontuado cada acerto em 5 pontos e reduzido 3 pontos em caso de erro. Venceu a equipe que obtive maior pontuação. Foram aplicados dois testes para avaliar a contribuição do jogo no processo de ensino-aprendizagem. Um pré-teste com 5 questões sobre a nomenclatura dos hidrocarbonetos, para avaliar os conhecimentos da turma apenas com a revisão teórica do assunto. E um pós-teste com as mesmas questões do teste anterior, para avaliar a evolução da turma após a aplicação do jogo.
Rendimento dos alunos no Pré-Teste.
Rendimento dos alunos no Pós-Teste.
Conclusões
No presente estudo, um método didático simples foi utilizado, um jogo voltado para função de hidrocarbonetos, como ferramenta de auxílio no ensino de Química. No jogo foi levada em conta a utilização de regras e pontuação, onde se mostrou a seriedade de um jogo didático, sendo confeccionado com materiais simples e acessíveis, o que torna ainda mais fácil a sua aplicação. A partir dos resultados, pode-se afirmar a importância do lúdico, visto que o envolvimento dos alunos influencia suas formas de liderar e de se relacionar com o grupo,tornado o processo de ensino-aprendizagem fácil e dinâmico.
Agradecimentos
A Deus, ao corpo docente da Escola Estadual Senador Severiano Nunes. A nossa orientadora Dra. Ellen Cristina C. Silva(Fametro).
Referências
KISHIMOTO, T.M. Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil. In: SEMINARIO NACIONAL: CURRICULO EM MOVIMENTO- Perspectivas Atuais, 1, 2010, Belo Horizonte, Anais . Belo Horizonte: p. 1-20, novembro de 2010.
SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: Jogos e Atividades Aplicados ao Ensino de Química. 2004. 203 f. Tese (Doutorado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2004.
ZANON, D.A.V; GUERREIRO, M.A.S; OLIVEIRA, R.C. Jogo Didático Ludo Químico Para o Ensino de Nomenclatura dos Compostos Orgânicos: Projeto, Produção, Aplicação e Avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, p. 72-81, março de 2008.