QUÍMICA DOS COSMÉTICOS COMO TEMA GERADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Gomes, L. (PUC GOIÁS) ; Silva, A. (PUC GOIÁS)

Resumo

RESUMO Este trabalho apresenta as experiências formativas do subprojeto PIBID/Química da PUC Goiás envolvendo a temática “Química dos Cosméticos” aplicada ao ensino de química para EJA. O objetivo geral foi abordar a importância dos cosméticos e relacionar com os conteúdos sobre misturas, soluções, coloides e suspensão. Foram utilizadas aulas expositivas dialogadas, apresentação de vídeos, exposição de cosméticos, preparação de perfumes e aromatizadores de ambientes. Os resultados da aplicação da temática foram satisfatórios, pois os alunos compreenderam os conteúdos químicos, realizaram as atividades com motivação, além de ter permitido à bolsista iniciar a sua docência adquirindo experiência no ensino para EJA.

Palavras chaves

cosméticos; ensino de química; modalidade EJA

Introdução

INTRODUÇÃO O cenário educacional brasileiro vem sofrendo consideráveis mudanças no decorrer dos anos. Existia uma cultura em que os professores eram considerados os portadores do conhecimento, enquanto os estudantes atuavam apenas como meros receptores (Giordan, 1999). Essa cultura vem sendo gradativamente modificada, devido as inovações de metodologias diferenciadas que tornam os alunos ativos na construção do processo de ensino- aprendizagem. Por esse motivo, as ações que vem sendo desenvolvidas pelo subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás buscam desenvolver metodologias para tornar os alunos motivados e interessados sobre a ciência química. Desta forma, este trabalho visa apresentar as experiência formativas do PIBID/Química realizadas com a temática “Química dos Cosméticos”, em termos do uso, composição, histórico e processos de produção, voltados para a modalidade EJA. A escolha deste tema está relacionada ao uso diário destes produtos, destinados à proteção ou ao embelezamento das diferentes partes do corpo.

Material e métodos

MATERIAL E MÉTODOS A temática foi aplicada no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), setor Universitário, em Goiânia/GO, de agosto a dezembro de 2014, na turma 3ºL, turno vespertino, com a participação de 15 alunos. O desenvolvimento envolveu três intervenções: i) Apresentação de aula expositiva sobre a história dos cosméticos e um vídeo sobre o uso e métodos de higiene na antiguidade; ii) Análise de embalagens de cosméticos; iii) Preparação de amostras de perfumes e aromatizadores de ambientes. A avaliação da aplicação da temática foi contínua. Foi proposto aos alunos a confecção de cartazes sobre o tema e que estudassem para posterior avaliação escrita. Na intervenção que envolveu a apresentação de embalagens de cosméticos e alguns produtos de beleza foram preparadas perguntas para identificar o conhecimento prévio sobre: solução, misturas, suspensão e coloide. Os alunos se divertiram em grupo para resolução e discussão. Na última intervenção foram levadas amostras de perfumes preparadas anteriormente pela bolsista e em sala foi preparado com a participação dos alunos, amostras de aromatizadores de ambiente, na proporção 70% de álcool de cereais, 20% de essência de bamboo, 10% de água destilada e gotas de corantes. As informações sobre o local onde se adquire esses materiais foram dadas aos alunos, pois estes ficaram interessados em saber. Alguns visaram o lado comercial devido a fácil produção e por serem artesanais.

Resultado e discussão

RESULTADOS E DISCUSSÃO A aplicação da temática por meio das intervenções foi positiva. As metodologias empregadas possibilitaram aos alunos a compreensão do conhecimento sobre a química dos cosméticos, envolvendo usos, composições, histórias e processos de produção. A aprendizagem sobre os conceitos de solução, emulsão, suspensão e misturas foi significativa e facilitada com o emprego de amostras de cosméticos de uso diário. A turma participou ativamente das aulas contextualizadas. Os relatos em sala exemplificados a seguir demonstram o êxito da temática: “eu sempre usei cosméticos e não sabia diferenciar” (aluno A); “a química está em tudo, nos xampus, perfumes, batons, esmaltes” (aluno B). Os alunos transpuseram o conhecimento adquirido para as amostras expostas e realizaram todas as atividades com determinação. A análise e a correção dos cartazes confeccionados pelos alunos sobre misturas homogêneas e heterogêneas, usando exemplos de cosméticos, permitiram concluir que o tema atingiu os objetivos propostos. Os resultados do projeto demonstraram que o uso de metodologias diferenciadas das tradicionais, chamaram mais a atenção dos alunos para a compreensão do conteúdo, melhorando a aprendizagem, sendo fundamental a preparação e organização das intervenções. Uma aula se faz interessante a partir do momento em que a turma se sente a vontade com um professor e desenvolva seu censo critico após o ambiente escolar. Observou-se que a última intervenção motivou mais os alunos e a participação aumentou devido à possibilidade de poderem fazer seu próprio aromatizador de ambientes e saber que ali estava presente um mundo até então desconhecido que era a química dos cosméticos.

Conclusões

CONCLUSÕES As intervenções sobre “Química dos Cosméticos” foram positivas. As metodologias utilizadas como ferramentas educacionais na EJA, incluindo aulas dialogadas, vídeos, demonstração e preparação de produtos, despertaram o interesse dos alunos e, consequentemente a aprendizagem sobre conteúdos de química geral. O processo de ensino-aprendizagem foi uma interação entre os alunos e a bolsista mediadora.

Agradecimentos

AGRADECIMENTOS Os autores agradecem a Capes pelas bolsas concedidas ao subprojeto PIBID/Química, à Pontifícia Universidade Católica de Goiás e ao Centro de Educação

Referências

GIORDAN. M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n. 10, p. 43-49, 1999.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

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