ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Ribeiro, R. (IFMA) ; Soares, T. (IFMA) ; Nogueira, A. (IFMA) ; Oliveira, G. (IFMA) ; Bastos, S. (IFMA) ; Martins, Y. (IFMA) ; Cavalcante, K. (IFMA) ; Moizinho, M. (IFMA)
Resumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar pedagogicamente a disciplina de Físico-química I utilizando como base a teoria de Vygotsky. Abordando aspectos metodológicos de ensino e avaliativos. Para a fundamentação desta atividade foi realizada uma pequena entrevista dialogada com os alunos da disciplina, levantando alguns fatores que influenciaram no baixo rendimento. A construção do conhecimento foi realizada de maneira contínua e progressiva, indicando a confiabilidade dos métodos de ensino e avaliativos aplicados pelo docente. Nesta perspectiva a presente pesquisa foi de suma importância para os discentes do curso de Licenciatura em Química do IFMA campus São Luís/Monte Castelo.
Palavras chaves
Avaliação Pedagógica; Aspectos metodológicos; Físico-Química I
Introdução
A busca pelo conhecimento de mundo e científico entrelaçados torna a aprendizagem mais proveitosa, possibilitando um leque de informações, conceitos e definições que, sem dúvidas, ampliam a fonte de saber de um indivíduo. Prezar pelo crescimento educacional e profissional, almejando-se correção e aprimoramento é de suma importância para um verdadeiro educador. A disciplina de Físico-Química I como parte da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química, caracteriza-se como disciplina de núcleo específico. Segundo Silva e Oliveira (2009) faz-se necessário analisar como são as aulas dos conteúdos específicos, isto porque, nota-se um grande enfoque na racionalidade técnica. A formação dos licenciados em Química deve contemplar inúmeros aspectos inerentes à formação do bom professor, tais como conhecimentos pedagógicos e específicos sobre a disciplina de Química, ciência sobre a construção do conhecimento, especificidades do ensino e aprendizagem da Química, entre outros (Silva e Oliveira, 2009). O papel do professor é desafiador, desta forma Vygotsky trata a respeito da relação docente e discente, alegando que para a construção de conhecimentos é imprescindível uma interação efetiva entre as pessoas e que a partir dessa interação é possível o compartilhamento junto ao grupo a qual conquistou e construiu tal conhecimento (Martins 2010). Assim o presente trabalho trata de uma análise dos métodos de ensino e avaliativos aplicados na disciplina de Físico-química I do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão campus São Luís Monte Castelo.
Material e métodos
As aulas de Físico Química I, ministrada no 6º período do curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, campus São Luís / Monte Castelo, foram observadas e analisadas quanto aos métodos de ensino abordados por Libâneo (1994) sendo eles: exposição pelo professor, elaboração conjunta, trabalho em grupo e atividades especiais, fazendo relação com os recursos didáticos empregados. Foram analisados os métodos de avaliação do nível de conhecimento dos alunos aplicado pelo docente, conforme Sacristán e Gómez (1998). Os critérios de avaliação foram estabelecidos em Muito Bom, Bom, Regular e Insuficiente, que correspondem aos intervalos de 10,0 – 9,0; 8,9 – 7,0; 6,9 – 5,0; 4,9 – 0,0 pontos, respectivamente. Por fim, foram realizadas entrevistas dialogadas com uma amostra dos 21 alunos matriculados na disciplina.
Resultado e discussão
Os métodos de ensino abordado pelo docente foram de forma expositiva e
dialogada, utilizando quadro branco e pincel, a fim de que os mesmos
assimilassem de forma consciente os conhecimentos (Libâneo, 1994).
Os métodos avaliativos aplicados pelo docente foram classificados em
avaliação somativa (Sacristán; Gómez, 1998), diagnosticada com o fim de
determinar o estado final de um aluno depois do desenvolvimento de uma
unidade didática, realizada a partir de provas objetivas juntamente com
listas de atividades, participação dos discentes nas aulas e atividades
especiais, como apresentação de seminário e elaboração de artigo.
As atividades especiais eram realizadas em grupos, e as listas de atividades
eram respondidas com o auxílio dos livros didáticos de Físico-Química volume
1 (Atinks, 2002), Termodinâmica Química (Chagas, 1999) e Fundamentos de
Físico-química (Castellan, 1994).
A primeira nota foi disponibilizada pelo professor e foi verificado que 10%
dos alunos tiveram resultado considerado bom, 14% regular e 76%
insuficiente. Após a entrevista com os discentes, fez-se o levantamento dos
fatores que influenciaram nas notas baixas, como pré-requisito nas
disciplinas de cálculo, dificuldades de aprendizagem e falta de empenho. Os
mesmos ressaltaram que se dedicando mais poderiam adquirir notas melhores
nas próximas avaliações.
O baixo rendimento dos alunos decorrente do uso tradicional da primeira
avaliação objetiva foi superado pelas outras metodologias avaliativas, onde
a intervenção e mediação do docente foram primordiais para que os alunos
pudessem construir seus conhecimentos e avançar para disciplina de Físico-
Química II, visto que todos os alunos foram aprovados confirmou que o
caráter pedagógico da disciplina corroborou para a aprendizagem e formação
dos mesmos.
Conclusões
A disciplina de Físico-Química I foi de suma importância para os discentes do curso de Licenciatura em Química do IFMA campus São Luís/ Monte Castelo. A construção do conhecimento foi realizada de maneira contínua e progressiva, indicando a confiabilidade dos métodos de ensino e avaliativos aplicados pelo docente. Apesar dos alunos apresentarem um rendimento baixo na primeira avaliação que foi de caráter objetivo, esta foi recuperada no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, onde o professor fez uso de outros métodos avaliativos a fim de contribui para a aprendizagem dos alunos.
Agradecimentos
Referências
ATKINS, P. Físico-Química. 7. ed.: LTC, 2002. v. 1.
CASTELLAN; G. W. Fundamentos de Físico-Química. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1994.
CHAGAS, A. P.; Termodinâmica Química, Campinas: Editora da Unicamp, 1999.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/MarioCezarAmorim/mtodos-de-ensino-31011112>. Acesso em: 14 Jun. 2015.
MARTINS, J. C. Vygotsky e o Papel das interações sociais na sala de aula: Reconhecer e desvendar o mundo. 2010. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias-28-p111-122-c.pdf>. Acesso em: 14 Jun. 2015.
SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.
SILVA, C. S.; OLIVEIRA, L. A. A. Formação Inicial de Professores de Química: formação específica e pedagógica. Ensino de Ciências e matemática, I. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/g5q2h/pdf/nardi-9788579830044-04.pdf.> Acesso em: 14 Jun. 2015.