ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
de Souza Morais, W.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Barbosa da Silva, C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Araújo Brandão, A. (ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA DE NAZARÉ) ; Barbosa da Silva, K. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Gomes da Costa, J. (EMBRAPA) ; Feitosa dos Santos, A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS)
Resumo
A química no ensino de ciências tem se deparado com a carência da percepção dos alunos sobre sua importância para sociedade, assim tem se buscado metodologias de ensino que propicie esta aproximação do ensino a realidade. O trabalho teve o objetivo de realizar uma aula com a construção de modelos atômicos como alternativa para o ensino de química numa escola da rede pública em Arapiraca –AL. Foi realizada uma aula expositiva dialogada sobre teorias atômica para a turma, seguido da construção de modelos atômicos em grupo e expostos os modelos em sala. Foi possível perceber que no decorrer de todo o processo de construção dos modelos atômicos, os discentes participaram de forma interativa. Portanto, a aula se revelou uma importante alternativa de ensino-aprendizagem dos assuntos de química.
Palavras chaves
Aula; Discentes; Ensino
Introdução
Nos dias atuais a química no ensino de ciências tem sido considerada desinteressante pela maioria dos discentes da educação básica. Através de estratégias de ensino interativas, tem-se buscado avanços para o processo educacional em todas as vertentes de ensino, a fim de minimizar o desinteresse dos discentes pelos conteúdos disciplinares (MORI e CURVELO,2014). A Química está por toda parte e é relevante para construção do aluno reconhecer sua a ação e evolução na vida da sociedade. Ao se abordar conteúdos de química como, por exemplo, “Modelos Atômicos”, tem que aproximar o conhecimento científico da realidade escolar de forma instigante e dinâmica (PEREIRA, 2014). As alternativas metodológicas de ensino, que colaborem para o aprimoramento do ensino-aprendizagem da química no ensino de ciências, são fundamentais para a formação do docente e do discente como cidadão. O presente trabalho teve por objetivo realizar uma aula teórica e prática sobre a construção de modelos atômicos como alternativa para o ensino de química em uma escola da rede pública do município de Arapiraca- AL.
Material e métodos
A princípio a aula expositiva dialogada foi ministrada para uma turma do 9º ano de uma escola da rede pública de ensino no Município de Arapiraca –AL. A aula iniciou a partir de uma abordagem dinâmica e interativa das concepções em torno dos conceitos, e com um breve histórico das teorias atômicas e seus representantes Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Em seguida foi dividida a turma em grupos para a organização da construção dos modelos atômicos, com materiais de baixo custo e fácil aquisição. Para tanto, cada grupo tinha a oportunidade de confeccionar os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. No final da aula todos os modelos foram expostos na sala para um momento de socialização.
Resultado e discussão
No decorrer da aula, a teoria contou com abordagens contextualizadas e
dinâmicas favorecendo a interação professor – aluno, proporcionando melhor
comunicação, interatividade e participação. A prática docente começa e
traçar uma relação de ensino-aprendizagem mais próxima possível do discente,
instigando a busca pelo conhecimento. Os discentes passam a configurar em
suas mentes mais entusiasmo, a partir de uma aula interativa e dinâmica,
repleta de contextos históricos das teorias atômicas relacionados à
sociedade. Foi possível perceber que na prática de construção dos modelos
atômicos, os discentes conseguiram compreender e relacionar o conteúdo visto
em aula com o seu cotidiano, uma vez que, que as modelagens foram
confeccionadas com materiais de baixo custo e fácil aquisição, fazendo-os
usar a criatividade e o senso critico investigativo. Já na exposição dos
modelos atômicos isso ficou evidente no trabalho em grupo e no entusiasmo de
confeccionar os modelos atômicos, assim com a socialização dos grupos foi
observado o conhecimento científico interligado a realidade, o que contribui
com a formação do discente e da prática do docente.
Conclusões
Portanto, através da realização da aula foi possível perceber que a mesma contribui de forma significativa para a consolidação do conhecimento químico de pesquisador no processo de formação docente na construção de uma percepção de critica, perceptiva e investigativa no discente.
Agradecimentos
A Universidade Federal de Alagoas, Universidade Estadual de Alagoas e ao Grupo de Pesquisa em Química - GRUPEQ/UNEAL
Referências
MORI, R.C.; CURVELO, A.A.S. Química no ensino de ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticos. Ciênc. educ. Bauru, v. 20, n. 1, p. 243-258, 2014.
PEREIRA, M.R.S. O docente e sua postura pedagógica como aspecto motivador da aprendizagem no ensino de química. Monográfia- Universidade Estadual da Paraíba – PB, 2014.