ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, F.S. (IFMA - CAMPUS CAXIAS) ; Jesus, P.C. (IFMA - CAMPUS CAXIAS) ; Pessoa, P.A.P. (IFMA - CAMPUS CAXIAS) ; Oliveira, R.M. (IFMA - CAMPUS CAXIAS) ; Santos, T.S. (IFMA - CAMPUS CAXIAS) ; Vasconcelos, W.R. (IFMA - CAMPUS CAXIAS)
Resumo
O ensino de Química enfrenta diversos problemas refentes as metodologias utilizadas para a abordagem de um determinado conteúdo. O uso de jogos didáticos é uma ferramenta que vem dando apoio no desenvolvimento de uma metodologia nova e eficaz para o ensino de Química. A utilização de um jogo para o ensino de Química Orgânica foi a estratégia deste trabalho, desenvolvido com 29 alunos do IFMA - Campus Caxias, o qual foi dividido em quatro etapas: explanação do conteúdo "funções orgânicas", aplicação de questionário relacionado a temática, desenvolvimento do jogo e aplicação de questionário pós jogo. Verificando-se que, após aplicação do jogo, os alunos acertaram questões que outrora haviam errado. Portando, o uso do jogo didático é um método eficiente para o processo ensino-aprendizagem.
Palavras chaves
Jogo didático; Ensino; Metodologia
Introdução
A química é vista como uma das disciplinas de difícil compreensão pelos alunos do ensino médio. Diante de tal problemática enfrentada pelos mesmos, procuram-se meios educativos para mudar essa realidade, como jogos didáticos. Além do que, acredita-se que a relação ensino-aprendizagem se torna bem mais prazerosa, aliando o útil ao agradável, ou melhor, na relação aprendizagem e jogos, de forma que facilite a compreensão dos conteúdos de química. Segundo Santos (2010), “não há mais dúvidas de que o brincar deve ser incorporado à educação como algo que pode desencadear um processo permanente de educar”, ou seja, a partir do momento em que o indivíduo se dispõe a jogar, a prática se torna interessante, e, consequentemente, desperta a vontade de não somente jogar como de fato aprender. Esse trabalho é, portanto, um precedente e uma alternativa para os professores de química, ao abordarem um conteúdo da disciplina. Tratou-se, aqui, de um assunto no qual seu conteúdo dispõem de ideias básicas e de fácil entendimento: química orgânica. O trabalho tem como objetivo mostrar uma metodologia que foge ao tradicional, uma estratégia que proporcione formas para que o processo ensino-aprendizagem torne-se mais tolerável. E para isso Dias (2010), nos desperta para a necessidade da busca de estratégias de ensino que desencadeie interesse, curiosidade e motivação. Os professores podem utilizar jogos didáticos como auxiliadores na construção dos conhecimentos em qualquer área de ensino.
Material e métodos
O presente trabalho se dispôs de uma pesquisa de campo onde se contou com a colaboração da diretoria e professores do IFMA - Campus Caxias. O jogo foi realizado em Janeiro de 2015 e teve como público-alvo os 29 alunos da 3ª Série do Ensino Médio de Agroindústria II, os quais foram divididos em dois grupos. O jogo foi auxiliado com uma explicação da temática abordada, um questionário antes e pós-jogo, adotando-se a mesma regra do jogo de dominó, abordando conteúdos de química orgânica. As peças do jogo foram confeccionadas, utilizando-se imagens de fórmulas e nomes de compostos orgânicos, impressos em folhas A4, recortadas e coladas em moldes de isopor com tamanhos semelhantes as peças de um dominó. Os questionários que foram prescritos individualmente a cada aluno, dispunham de perguntas de natureza objetiva, sendo que, com a aplicação do questionário antes do jogo, objetivou-se aferir o conhecimento dos alunos no que tange a química orgânica, e o questionário após, para mensurar algum reflexo na aprendizagem a respeito do mesmo assunto e uma nova opinião a respeito do jogo: Dominó Orgânico.
Resultado e discussão
Após análise do questionário antes do jogo, a percentagem de alunos que
acertaram as questões referentes ao assunto foi 80% e após o jogo a
percentagem foi 92%. Portanto, mais de 10% dos alunos aprenderam
significativamente após aplicação do jogo. No que versa às questões
referentes ao jogo como metodologia de ensino, 100% dos alunos concordam na
adoção de jogos para a aprendizagem e 90% concordam na adoção de jogos para
aprender química.
É interessante como o jogo, enquanto atividade lúdica e ao mesmo tempo
metodologia de ensino, busca o prazer e desenvolve habilidades, e isso foi
observado quando se perguntou no questionário antes do jogo se os alunos
gostavam de jogar, e dois deles que asseveraram negativamente, afirmaram no
questionário pós-jogo, que gostaram de jogar. Além disso, todos eles
avaliaram o jogo como bom ou ótimo, exceto um que avaliou como médio. Quando
perguntados no questionário se o jogo precisaria ser melhorado, somente um
afirmou que sim, mas não se exprimiu em relação ao que deveria ser
melhorado; quanto aos demais, elogiaram.
E, não menos importante, foi o parecer do professor que, embora sugerisse
uma melhora no nível das questões aplicadas aos alunos, viu positivamente o
emprego do jogo didático em sala.
O Dominó Orgânico é um jogo de fácil aplicação e compreensão, sem muitas
exigências de tempo e trabalho, mas exigindo planejamento e desvelo.
Sem dúvida, o jogo é um excelente instrumento lúdico para o ensino-
aprendizagem, pois como diz Soares (2008) ”jogo [...] é uma atividade lúdica
que implica no prazer, no divertimento, na liberdade e na voluntariedade
[...]” e quando aplicado no processo ensino-aprendizagem, encontra seu
significado maior, sua utilidade profícua.
Demonstração de como o jogo fica após a ligação de todas as peças do jogo: Dominó Orgânico
Desenvolvimento do jogo: Dominó Orgânico
Conclusões
Não é a esmo a utilização amiúda de jogos didáticos em ensino de química. Este trabalho mostrou que após o emprego do jogo como metodologia de ensino, os alunos aprenderam química e gostaram da forma como aprenderam, pois utilizou- se um jogo que na sua forma original todos conhecem, que é o dominó, que associado ao assunto abordado, tornou-se mais fácil o aprendizado. Sua utilização requer objetivos claros, cuidado e importância maior com esse tipo de metodologia, pois quando bem empregado gratifica a aprendizagem.
Agradecimentos
Agradecemos a DEUS, a nossa família, ao Profº. Pedro Pessoa, professor de Metodologias para o Ensino de Química, ao diretor geral, Profº. Dr. João da Paixão Soares, a
Referências
SOARES, MÁRLON HERBERT FLORA BARBOSA (PQ) – Jogos e Atividades
Lúdicas no ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicação.UFPR, 21 a 24.
Julho de 2008. Curutiba/PR.
CUNHA, MARCIA BORIM. – Jogos no Ensino de Quimica: Considerações Teóricas para Utilização em Sala de Aula. Química Nova Escola, Maio de 2012.