CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFG - CÂMPUS URUAÇU.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Gomes, W.S.B. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS URUAÇU) ; Gomes, F. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS URUAÇU)

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID visa proporcionar aos licenciandos a prática de atividades pedagógicas, estimulando a inovação e permitindo uma ampla visão da docência. O Instituto Federal de Goiás – Câmpus Uruaçu participa do programa desde 2009, até o momento se formaram doze egressos ex-bolsistas do PIBID. A pesquisa em questão tem por objetivo avaliar as contribuições do PIBID na formação docente dos bolsistas egressos do curso de Licenciatura em Química do IFG – Câmpus Uruaçu, assim como analisar a formação continuada dos mesmos. Participaram da pesquisa doze egressos e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. As principais contribuições foram as atividades desenvolvidas e aplicadas e a experiência da interação com o ambiente escolar.

Palavras chaves

PIBID; formação docente ; contribuições

Introdução

A questão da formação de professores tem adquirido cada vez mais espaço nas reformas educacionais nos últimos anos, pois se faz necessário para a qualidade da educação. Para tal é indispensável instituições formadoras competentes, assim como professores bem preparados. Portanto, tornar-se professor requer uma adequada qualificação, visto que é um processo complexo que envolve o educador como um todo, não somente na área de seu conhecimento (ECHEVERRÍA; ZANON, 2010). O PIBID contribui para a formação inicial de professores como uma proposta de incentivar e valorizar experiências inovadoras, possibilitando aos acadêmicos dos cursos de licenciatura uma atuação ainda no período de graduação. Através das experiências vivenciadas no PIBID os futuros professores tem a oportunidade de um contato direto com o ambiente escolar e por consequência, um condicionamento em criar e executar ações de melhoria no processo de ensino-aprendizagem (BRAIBANTE; WOLLMANN, 2012). O programa propicia uma melhor qualidade na formação dos futuros licenciados, pois é um desafio para as universidades formarem professores capacitados a atuarem no cotidiano das escolas. O PIBID se diferencia do estágio supervisionado por ser uma proposta extracurricular, com carga horária maior que a estabelecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para o estágio e por acolher bolsistas desde o primeiro semestre letivo (CAPES, 2013). Em observação às contribuições do programa na atuação dos futuros professores, a pesquisa procurou investigar os impactos do PIBID na formação e atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás do Câmpus Uruaçu.

Material e métodos

O desenvolvimento da pesquisa ocorreu no primeiro semestre deste ano de 2015 e consistiu em analisar e interpretar os impactos do PIBID na formação inicial e continuada de professores, através de entrevista realizada com os egressos ex-bolsistas do PIBID. A abordagem metodológica da pesquisa é de cunho explicativo e qualitativo, a qual buscou avaliar as contribuições do programa na formação do egresso, por meio de categorias de investigação constituída a partir dos objetivos do programa, além do levantamento de dados através de pesquisa documental. Para realização das entrevistas participaram doze egressos da Licenciatura em Química. Responderam questões que envolviam desde a escolha do curso, experiências vivenciadas, elaboração de materiais, até sugestões de metodologias ao PIBID. Foram também analisados os históricos dos egressos para verificação do papel do programa na formação dos futuros professores e as contribuições ao desempenho acadêmico. Durante as entrevistas os egressos elucidaram a importância da interação entre a educação superior e a educação básica pública, parceria que favorece tanto a universidade quanto a escola. O que contribui positivamente para os futuros professores e para os alunos, promovendo uma possível motivação pelo ensino.

Resultado e discussão

Em resposta à questão sobre o que o PIBID contribuiu na formação do bolsista, a maioria afirmou que a maior contribuição foi na formação acadêmica, pois a partir das atividades desenvolvidas e aplicadas puderam perceber na prática como realmente é ser professor. O contato com a sala de aula e as experiências com a elaboração de novas metodologias possibilitaram ter habilidades com a didática. Dos egressos participantes da pesquisa cinco atuam como professores de Química, sendo um concursado efetivo pelo IF-Goiano, outro concursado substituto pelo IFG-Câmpus Uruaçu e os demais contratos pela Secretaria de Educação de Goiás - SEDUC. Dos que não estão atuando na docência, dois já atuaram, mas em outras áreas, dois estão na educação, um em laboratório de química e outro concursado administrativo pelo IFG-Câmpus Uruaçu. Sobre a formação continuada destes agora professores, foi investigado se os mesmos continuaram a estudar. Dos doze, oito egressos responderam que sim, três disseram que ainda não, mas pretendem e um disse que não tem interesse. Dois egressos estão cursando o mestrado, um em educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e outro, em Ensino de Ciências, ambos em Instituições Públicas. Aqueles que estão fazendo especialização estão na área de docência do ensino superior. Aos que responderam que ainda não, mas pretendem, iniciarão no segundo semestre desse ano e apenas um respondeu que não está estudando. Durante a participação no programa os egressos descreveram diversas metodologias elaboradas e aplicadas, sendo que não houve dificuldades em desenvolvê-las, no entanto sentiram-se desafiados quanto aos conteúdos. Os atuantes relataram ainda, a importância do desenvolvimento dessas metodologias, pois em suas aulas muitas delas são aplicadas.

Conclusões

A pesquisa, portanto, procurou investigar as contribuições do PIBID na formação dos futuros professores de química. Sendo observadas tais contribuições, a partir do acompanhamento das aulas, da elaboração e aplicação de metodologias diferenciadas, do desenvolvimento e apresentação de trabalhos. Mostraram estarem mais confiantes em atuar na docência, pois através do trabalho realizado no projeto puderam captar pontos positivos e hoje aplicar em suas aulas.

Agradecimentos

A CAPES, pelo incentivo financeiro e às escolas parceiras do programa na cidade de Uruaçu.

Referências

--------- CAPES. Relatório de Gestão 2009-2013– PIBID, 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capesPIBID/relatorios-e-dados.
BRAIBANTE, M. E. F.; WOLLMANN, E. M. A influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química Nova na Escola, vol. 34, n° 4, p. 167–172, novembro 2012.
ECHEVERRÍA, A. R.; ZANON, L. B. Formação Superior em Química no Brasil: Práticas e Fundamentos Curriculares. Ijuí: ed. Unijuí, 2010. p. 119-144.

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