QUÍMICA E DOCÊNCIA: SEMANA DE MINICURSOS COMO EXTENSÃO QUE FOMENTA A PRÁTICA DE ENSINO

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Oliveira, D.F. (UFMT) ; Santos, G.C. (UFMT) ; Moraes, N. (UFMT) ; Soares, E.C. (UFMT) ; Moraes, M.C. (UFMT)

Resumo

Semestralmente a Área de Ensino de Química da UFMT realiza a Semana de Minicursos das Práticas de Ensino de Química da UFMT (SEMIPEQ), um projeto de extensão criado com o intuito de atender as demandas curriculares da Educação Básica e do curso de Licenciatura Plena em Química. A SEMIPEQ têm trazido alunos da educação básica até à universidade para participarem de diversas atividades. Neste trabalho, objetivou-se apresentar a experiência da realização da XXV SEMIPEQ, a partir das possibilidades para uma melhor formação docente. A metodologia consistiu na observação participativa e do levantamento de dados do evento. Os resultados permitiram perceber que esta ação de extensão proporcionou novas perspectivas para o contexto da formação dos futuros professores de Química.

Palavras chaves

Prática de Ensino; Projeto de Extensão; Ensino de Química

Introdução

Criada no segundo semestre do ano letivo de 2002, dentro do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Semana de Minicursos das Práticas de Ensino de Química (SEMIPEQ) surgiu como um projeto de extensão que visava atender as demandas da Área de Ensino de Química como uma nova proposta de atividade curricular (SOARES, et al, no Prelo). A SEMIPEQ, a partir de então, tem sido realizada semestralmente e, desde a primeira edição, tem uma semana dedicada exclusivamente às suas atividades, mobilizando os envolvidos da Área de Ensino de Química – professores do ensino superior e da educação básica, alunos da pós-graduação e licenciandos –, além de congregar estudantes de outros cursos de licenciatura, como os da Matemática, Física e Biologia. Contando também com o apoio do Instituto de Ciências Exatas e da Terra da UFMT (ICET) – onde o curso de Química fica alocado –, das escolas parceiras do PIBID/Química/UFMT, do Programa de Tutoria e do Projeto Novos Talentos, nas últimas edições como relatado em Soares e Moraes (2014). Com diversos temas da Química, de modo interdisciplinar, os ministrantes produzem materiais didáticos – apostilas, jogos e experimentos – que os auxiliem durante a realização dos minicursos com os alunos da educação básica, que acontecem nas dependências da Universidade, inclusive em laboratório de ensino. Tal que são submetidos, ao final da atividade, à avaliação dos alunos, juntamente com todo o evento e o minicurso, possibilitando a análise e melhoria a cada edição (SOARES, et al, no Prelo). Neste trabalho, objetivou-se apresentar a experiência vivenciada com a vigésima quinta edição da ação de extensão (XXV SEMIPEQ), destacando-se as possibilidades para uma melhor formação docente.

Material e métodos

A XXV SEMIPEQ ocorreu de 8 a 12 de junho de 2015, no Campus Universitário de Cuiabá, sendo realizada concomitante com a II Escola de Química UFMT/UFSC/UFMG e a II Semana Acadêmica de Química, com vistas ao fortalecimento de ações de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Química da UFMT. A metodologia utilizada para a análise da XXV SEMIPEQ se constituiu pela observação participativa, configurando-se desde o seu planejamento até análise dos resultados finais do evento, com o levantamento quantitativo e qualitativo de dados como: número de participantes, minicursos oferecidos, escolas participantes e temáticas abordadas, além da análise da perspectiva de como este evento contribuiu para uma melhor formação dos licenciados na construção de sua prática docente.

Resultado e discussão

A XXV SEMIPEQ, realizada no primeiro semestre letivo de 2015, contou com a participação de 496 alunos do ensino fundamental e médio, provenientes de oito escolas estaduais – inclusive de uma escola para alunos com algum grau de deficiência auditiva, a CEAADA – da capital e de regiões próximas. Nesta edição, houve a participação de 32 ministrantes, entre os quais: bolsistas do PIBID, da Extensão, e da Tutoria em Química da UFMT, além de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química, que desenvolveram 23 minicursos, contendo temáticas diversificadas da Química e suas interdisciplinaridades direcionadas ao cotidiano dos estudantes da educação básica. Quanto à contribuição da XXV SEMIPEQ para a formação docente, houve a ampliação das possibilidades formativas, uma vez que os graduandos, ao elaborarem seus minicursos, aprendem também a pesquisar e produzir seus próprios materiais didático-pedagógicos, desenvolvendo a sua autonomia e sua prática docente. Sendo que ao produzirem tais materiais, os alunos também entram em contato com inúmeros recursos metodológicos de ensino-aprendizagem - como o uso da experimentação, de jogos e atividades lúdicas e da interdisciplinaridade -, colocando em prática o que aprende nas disciplinas da licenciatura. A XXV SEMIPEQ proporcionou ainda a experiência de contato dos licenciandos com os alunos da educação básica mesmo antes das disciplinas de estágio, além do contato com a educação inclusiva de pessoas com alguma necessidade especial, praticando o princípio democrático da educação para todos. Por fim, a partir dessa experiência, novas perspectivas podem ser levadas à reflexão para a formação desses futuros profissionais, visando a construção de ações efetivas para uma melhor docência em Química.

Conclusões

É possível afirmar que a XXV SEMIPEQ, enquanto projeto de extensão, propiciou o comprimento da função social da universidade, favorecendo as trocas de saberes e a construção de conhecimentos interligados com a realidade (SOARES, et al, no Prelo), uma vez que buscou, essencialmente, a interação no desenvolvimento de relações entre a universidade e a educação básica, com vistas a uma atuação transformadora. Tal que, ao mesmo tempo, conquistou resultados efetivos para o contexto da formação dos futuros professores de Química.

Agradecimentos

Referências

SOARES, E. C.; MELO, I. C.; RIBEIRO, M. T. D: MORAES, M. C.. Semana de Minicursos das Práticas de Ensino de Química da UFMT - 2002 a 2014: a história de um projeto de extensão. Revista Corixo - UFMT. No Prelo.

SOARES, E. C.; MORAES, N. A. SEMIPEQ e Novos Talentos: Unindo forças para construir conhecimento científico. In. Semana de Extensão da UFMT, Cuiabá-MT, 2014.

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