APRENDENDO DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: O LÚDICO DO DIAGRAMA DE LINUS PAULING

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, J.M.S. (UEMA) ; Lima, N.H.Q. (UEMA) ; Ferreira, L.S.M. (UEMA) ; Silva, C.F. (UEMA/IFPI)

Resumo

O conteúdo “Distribuição Eletrônica dos Elementos Químicos”, é considerado pelos alunos um dos conteúdos mais complexos no programa de Química para o Ensino Médio. Observa-se que a grande dificuldade que o estudantes tem em descrever a “distribuição eletrônica” de um determinado elemento químico, seja por camadas ou por sub-níveis de energia, está ligada a dificuldade de visualizarem o “abstrato” átomo.Portanto, com finalidade de proporcionar um melhor entendimento do conteúdo de Distribuição Eletrônica criou-se este Diagrama de Linus Pauling Interativo onde o aluno pode, na prática, visualizar e trabalhar com a distribuição dos elétrons de um átomo, com seus orbitais e spins.

Palavras chaves

Ensino Médio; Distribuição Eletrônica; Diagrama de Linus Pauling

Introdução

A distribuição eletrônica refere-se ao modo em que os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo. No entanto, os elétrons não se distribuem de qualquer forma nessas camadas, havendo, portanto, algumas regras a serem seguidas para essa distribuição. Tendo em vista as dificuldades encontradas pelos alunos em compreender o conteúdo distribuição eletrônica dos elementos, viu-se a necessidade da criação de um método para facilitar o entendimento dos conceitos e da esquematização do Diagrama de Linus Pauling, com o intuito de despertar a curiosidade sobre o tema. Os recursos didáticos são instrumentos complementares que ajudam a transformar as ideias em fatos e em realidade. Como descrevem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio: [...] a simples transmissão de informações não é o suficiente para que os alunos elaborem suas idéias de forma significativa. É imprescindível que o processo de ensino-aprendizagem decorra de atividades que contribuam para que o aluno possa construir e utilizar o conhecimento (BRASIL, 2002). Assim, trabalhar a teoria fazendo uso de uma dinâmica que visa à prática lúdica, passa a ser uma alternativa pedagógica importante para a concretização do exercício do educador (LIMA et al., 2014). Utilizar temas considerados complexos pelos discentes, de forma mais prática através da construção lúdica, pode despertar no discente um senso crítico e interação social favorecendo uma melhor absorção de conhecimento. Além de fornecer uma forma de transmitir assunto de maneira harmoniosa e proveitosa, despertando no educando habilidades que até então se apresentavam ocultas (SANTOS et al., 2013).

Material e métodos

Optou-se por 5 escolas com Ensino Médio da rede pública de ensino da cidade de Caxias, um município do estado do Maranhão, especificamente a primeira série do ensino regular médio, um total de amostragem de 300 alunos. Como os jogos são uma forma dinâmica e divertida de interação social, torna mais fácil a aquisição do conhecimento envolvido no funcionamento dos mesmos. A partir disto, selecionou-se um jogo que possa ser utilizado juntamente com o conteúdo distribuição eletrônica dos elementos químicos, e confeccionou-se um diagrama de Linus Pauling dinâmico. O jogo é uma adaptação do jogo das argolas, sendo os alvos das argolas distribuído de acordo com o diagrama de Linus Pauling, exigindo do jogador um conhecimento sobre distribuição eletrônica dos elementos químico. Neste jogo os jogadores terão que arremessar argolas que representam os elétrons de um átomo qualquer em alvos que estarão dispostos como os orbitais no diagrama de Linus Pauling, tendo o jogador que acerta as argolas nesses orbitais de acordo com a distribuição eletrônica do átomo proposto por um desafiante. O jogo(figura 1) é formado por um painel contendo as garravas pet dispostas ao longo do mesmo de acordo com os orbitais dos subníveis no diagrama de Linus Pauling, onde o primeiro nível está mais próximo do jogador e conforme o mesmo for preenchendo os orbitais com elétrons (lançando uma argola numa determinada garrafa pet), aumenta a distância entre ele e o próximo orbital (a próxima garrafa) ficando mais difícil a medida que se avança com a distribuição eletrônica no diagrama. A aplicação do jogo foi precedida de um questionário sobre o conteúdo para avaliar o conhecimento dos alunos e, em seguida, o jogo foi executado, posteriormente um questionário para avaliar a metodologia foi aplicado.

Resultado e discussão

A obtenção dos resultados partiu primeiramente das repostas dos alunos no questionário pré-avaliativo, onde mostrou que 48% dos alunos acham o conteúdo distribuição eletrônica complicado, 32% acham regular e 20% não acham complicado. De acordo com os dados obtidos 36% dos alunos usam regulamente o diagrama de Linus Pauling. O questionário detectou que a grande dificuldade dos alunos está em como realizar a distribuição eletrônica usando o diagrama de Linus Pauling, visto que 49% responderam que não sabem fazer a distribuição eletrônica corretamente utilizando o diagrama de Linus, apenas 28% responderam que sabem. Após a execução do jogo, os alunos responderam mais um questionário para avaliar esse tipo de abordagem lúdica para o ensino do conteúdo distribuição eletrônica dos elementos químicos, que indicou que 80% dos discentes aprovam a abordagem lúdica no ensino de química e 89% acha que o professores deveriam adotar esse método na abordagem desse conteúdo. O questionário avaliativo mostrou que após a realização do jogo 93% da amostragem afirmaram que agora sabe realizar corretamente a distribuição eletrônica dos elementos químicos usando o diagrama de Linus Pauling. Portanto, os dados mostram que a grande dificuldade encontrada pelos alunos está em como realizar a distribuição eletrônica usando o diagrama de Linus. O jogo teve grande aceitação, pois de acordo com Santana (2008), o objetivo da atividade lúdica não é apenas levar o aluno a memorizar mais facilmente o assunto abordado, mas sim induzir o raciocínio do aluno, a reflexão, o pensamento e consequentemente a construção do seu conhecimento: cognitivo, físico, social e psicomotor. Além do desenvolvimento de habilidades necessárias às práticas educacionais da atualidade.

TABELA 1

Tabela com algumas questões dos questionários avaliativos respondido pelos alunos e os percentuais das respostas.

figura 1

jogo didático "As argolas de Pauling".

Conclusões

Os dados obtidos nesta pesquisa levam a identificar que a maioria dos alunos acham o conteúdo distribuição eletrônica complicado, mas essa dificuldade na compreensão está associada a estes não sabem realizar a distribuição usando o diagrama de Linus Pauling corretamente. No entanto, pode-se perceber a grande aceitação do método lúdico na abordagem deste conteúdo, visto que todos os alunos se empenharam em participar do jogo e após a aplicação do mesmo, a maioria demostrou não ter mais dificuldade em realizar a distribuição eletrônica utilizando o diagrama de Linus.

Agradecimentos

A nossa orientadora Cláudia da Silva, aos nós colegas e a UEMA.

Referências

BRASIL. PCN + Ensino médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros curriculares nacionais. Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Semtec. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
LIMA, E. C.; MARIANO, D. G.; PAVAN, F. M.; LIMA, A. A.; ARÇARI, D. P. 2014. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química. Disponível em: <http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/educacao_foco/artigos/ano2011/ed_foco_Jogos%20ludicos%20ensino%20quimica.pdf.> Acessado em: 20 Maio de 2015.
SANTANA, Eliana Moraes de & REZENDE, Daisy de Brito. A influência de jogos e atividades lúdicas no ensino e aprendizagem de Química. 2008. Disponível em: <http://www.fae.ufmg.br/abrapec/viempec/CR2/p467.pdf > Acesso em: 20 de Maio de 2015.
SANTOS, A. O.; SANTOS, H. B.; CRUZ, M. C. P. 2013. A experimentação e o jogo didático no ensino de ligação química: uma abordagem Eclética. In. VII colóquio internacional “educação e contemporaneidade”, Universidade Federal de Sergipe, 2013, São Cristovão - SE/Brasil, 7., Anais...Educonse, São Cristovão – SE. p.10

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás