ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Fernandes de Castro, E. (PUC GO) ; Oliveira de Paula, Y. (CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) ; Lima da Silva, A.M. (PUC GO)
Resumo
A temática “Produtos químicos domésticos” no ensino da tabela periódica para educação de jovens e adultos (EJA) faz parte das atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação `a Docência (PIBID) do subprojeto da Química da PUC Goiás, desenvolvida no período de março a dezembro de 2014. As atividades envolveram a identificação dos elementos químicos das substâncias contidas nos produtos domésticos, criação de cartazes e aplicação de um jogo envolvendo a tabela periódica. Os alunos perceberam que os elementos estão presentes em vários produtos de uso diário e que são organizados na tabela periódica, de acordo com suas propriedades.
Palavras chaves
Ensino de Química; Tabela periódica; Produtos Domésticos
Introdução
O público alvo da EJA envolve pessoas que não tiveram acesso à escolaridade e/ou tiveram acesso mas não puderam completá-lo. Apesar de não existir uma avaliação estatística confiável, o público é heterogêneo, cujo perfil vem mudando em relação à idade, expectativas e comportamento. Geralmente, trata-se de um jovem ou adulto que historicamente vem sendo excluído, quer pela impossibilidade de acesso à escolarização, quer pela sua saída da educação regular ou mesmo da supletiva necessidade de retornar aos estudos (Moura, 2007. p.51). Neste sentido, com o intuito de desenvolver metodologias de ensino pelo PIBID/Química para serem aplicadas na EJA, onde os alunos possam compreender os conteúdos básicos da Tabela Periódica, que é um assunto chave para a compreensão da composição das substâncias, selecionou-se a temática “Produtos Químicos Domésticos”, devido estar presente no cotidiano e despertar o interesse no conhecimento sobre os aspectos químicos (Wartha et al, 2013, p.84). Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da aplicação desta temática no ensino da Tabela Periódica para o público da EJA, pois, geralmente, este conteúdo é abordado de forma descontextualizada e fortemente marcado pela memorização de informações. Especificamente, os objetivos consistiram na identificação dos elementos químicos na Tabela Periódica presentes nas substâncias de produtos do cotidiano, na avaliação da composição química descrita na embalagem dos produtos, criação e desenvolvimento de cartazes para enfatizar as propriedades dos produtos e criação e aplicação de um jogo sobre o tema.
Material e métodos
A temática foi desenvolvida no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), setor Universitário, em Goiânia/GO, de agosto a dezembro de 2014, na turma 1ºJ, vespertino, com a participação de 21 alunos. As atividades foram: i) delimitação da temática; ii) acompanhamento das práticas pedagógicas; iii) identificação das dificuldades dos alunos; iv) acompanhamento e aplicação de atividades; v) realização de intervenções. Na primeira intervenção foram levadas para a sala de aula embalagens de produtos químicos de uso doméstico para avaliação da composição química. A segunda intervenção envolveu o histórico da tabela periódica, onde foi enfatizado a sua evolução, ensinado a configuração eletrônica, a sistematização dos elementos em grupos e períodos, os símbolos químicos, número atômico e número de massa. Na terceira intervenção foi elaborado um jogo, chamado “Desafio da Tabela Periódica”. Os materiais necessários para este jogo estão representados na Figura 1. Estes envolveram a criação de vinte cartões coloridos com pontuações diferentes, assim como perguntas-charadas diferenciadas, ou seja cartões com as perguntas para o desafio. Exemplo de pergunta-charada: A palavra “estranho” lembra o meu nome. Posso ser usado no revestimento de latas de conservas evitando a oxidação. Estou no 5º período da tabela periódica.
Resultado e discussão
Os alunos mostraram-se participativos com aplicação da temática e as
metodologias diferenciadas os envolveram nas atividades. Pode-se constatar que
os alunos compreenderam o que estava sendo proposto de forma significativa. Este
resultado, apesar de não medido numericamente, foi considerado satisfatório,
considerando a heterogeneidade dos alunos por se tratar de modalidade EJA.
Durante o momento lúdico, os alunos se mostraram bastante descontraídos, o que
tornou a metodologia motivadora, atraente e estimuladora do processo de
construção do conhecimento, podendo ser definida como uma ação divertida, mas
muito útil no processo ensino-aprendizagem, além de possibilitar a socialização
entre os sujeitos envolvidos. As intervenções realizadas pelo bolsista foram
estratégias para melhorar o processo ensino-aprendizagem para EJA, onde foram
relacionados a composição dos produtos domésticos com os elementos da Tabela
Periódica. A abordagem do assunto foi diferenciada, fugindo do ensino
tradicional. A forma como a temática foi desenvolvida permitiu que os alunos
participassem ativamente das etapas, ou seja, não foram passivos e sim atores da
construção das informações e do conhecimento. Os alunos foram instigados a
pesquisar outros produtos existentes na sua casa, buscaram os elementos químicos
presentes, construíram cartazes, leram textos sobre a história da tabela
periódica, resolveram atividades sobre a temática, brincaram e interagiram com
os colegas por meio do jogo. Estes momentos estimularam a participação e
enriqueceram a aprendizagem. Considerando a heterogeneidade da sala, pode-se
concluir que as intervenções diferenciadas foram exitosas, pois os alunos
aprenderam como os elementos estão dispostos na tabela periódica e compararam
com base em suas propriedades.
Materiais necessários para o jogo lúdico “Desafio da Tabela”, envolvendo questões sobre Produtos Químicos Domésticos e Tabela Periódica
Conclusões
A temática “Produtos químicos domésticos no ensino da tabela periódica para educação de jovens e adultos” mostrou-se uma metodologia e uma abordagem muito interessante para o estudo da tabela periódica para se trabalhar na modalidade EJA. O desenvolvimento da temática iniciou o bolsista na docência e foram fundamentais para a sua formação inicial.
Agradecimentos
Os autores agradecem a Capes pelas bolsas concedidas ao subprojeto PIBID/Química, à Pontifícia Universidade Católica e ao CEJA pelo apoio na pesquisa.
Referências
MOURA, M. G. C. 2007. Educação de Jovens e Adultos: que educação é essa? Linguagens, Educação e Sociedade, Ano 12, n. 16, p. 51-64. WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJANO, N. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.