A popularização do ensino de Química e de Ciências através da utilização das Histórias em Quadrinhos como ferramenta didática em escolas

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Grunewald, T.G. (IFRJ) ; Souza, J.C.R. (IFRJ) ; Loredo, L.A. (IFRJ) ; Machado, D.G. (IFRJ) ; Aguiar, L.M. (IFRJ) ; Junior, H.M.S. (QUORUM QUADRINHOS) ; Estevão, A.P.S.S. (IFRJ) ; Santos, A.P.B. (IFRJ)

Resumo

O estudo da Química através de metodologias alternativas e atividades lúdicas podem auxiliar na problematização e contextualização de fenômenos cotidianos permitindo a conexão entre teoria e prática. O presente projeto envolve a elaboração e a aplicação de Histórias em Quadrinhos aliadas à realização de atividades lúdicas diversas como atividade pedagógica complementar ao ensino de Química em escolas de Ensino Médio com base nas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Currículo Mínimo de Química para o estado do Rio de Janeiro usando problemáticas cotidianas a sociedade como tema gerador. Por apresentar assuntos comuns ao 2º nível da educação básica, também desejou- se atender o ensino de Ciências no âmbito do Ensino Fundamental.

Palavras chaves

Popularização da Química ; Ensino Médio e Fundamenta; História em Quadrinhos

Introdução

O panorama atual do ensino de Química onde a metodologia tradicional, acrítica, expositiva e conteudista são à base da prática docente e plano pedagógico de muitas escolas, dificulta a correlação entre os assuntos discutidos em sala de aula e as situações que ocorrem fora dela, desatendendo as atuais demandas educacionais, onde o professor deve contextualizar os conteúdos levando-se em consideração os aspectos culturais e sociais (GAUCHE et al., 2008). A utilização de metodologias de ensino que valorizem a problematização de situações cotidianas e o estímulo à busca de soluções revela um caminho promissor nesse atual cenário educacional. Neste sentido, a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) no ambiente escolar, aliada a difusão dos mangás junto a este grupo, configura-se como uma proposta de atividade lúdica que permite a abordagem de variados temas que explorem os problemas da sociedade, onde o recurso visual e a linguagem bem humorada permitem ao aluno a reflexão e, consequente assimilação dos conceitos abordados através de suas próprias deduções e conclusões (KAMEL, 2006; D’OLIVEIRA, 2009). Na área de Química, o uso das Histórias em Quadrinhos em sala de aula ainda é muito limitado, e envolve assuntos relacionados à história da Química, funções químicas, processo de separação de substâncias de misturas e vidrarias (OLIVEIRA, 2014). Este panorama revela um amplo campo de pesquisa na busca de metodologias atrativas e eficientes na promoção do ensino envolvendo situações problemas e cotidianas a sociedade, além de apontar possibilidades ilimitadas para o trabalho com histórias em quadrinhos junto ao ensino de Química.

Material e métodos

Devido ao número limitado de HQs aplicadas ao Ensino de Química e Ciências, inicialmente foi realizado um levantamento dos assuntos abordados nestas áreas de conhecimento dividindo-os por bimestre e ano. Desejou-se atender aos conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacional e Currículo Mínimo do estado do Rio de Janeiro para o 1º ano do Ensino Médio, bem como 9º ano do Ensino Fundamental, trabalhando-se com 1 HQ/bimestre/ano para cada nível de ensino. Após a delimitação dos objetivos, habilidades e competências desejadas para os alunos, foram traçados o enredo geral, com definição dos personagens, argumentos e roteiros, seguidos da arte final. Cada HQ inclui ao final uma atividade complementar com o objetivo de balizar as estratégias dos alunos na busca para a solução da problemática apresentada, bem como avaliar a compreensão do assunto e problema explorado. Com o objetivo de ampliar a discussão, o projeto realiza palestras sobre a temática das HQs envolvendo toda a comunidade escolar (incluindo pais, responsáveis e funcionários). O projeto conta com a parceria do colégio estadual São Bento situado no entorno do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias (IFRJ – CDUC), iniciado desde o 1º bimestre deste ano em 3 turmas de 1º ano do EM e 3 turmas de 9º ano de EF.

Resultado e discussão

Foram criadas as HQs do 1º, 2º e 3º bimestre do EM tendo como temas geradores o tratamento de água; lixo eletrônico; e culinária, para a tratar dos processos de separação de misturas, tabela periódica e ligação química; finalizados com uma atividade lúdica envolvendo a montagem de um filtro de garrafa PET; um jogo de cartas; e a produção de um condutivímetro caseiro, respectivamente. O mesmo foi feito para o 1º, 2º e 3º bimestre do EF com os temas combustão da vela, lixão e produção de energia elétrica; para tratar dos assuntos transformação de energia; tipos de fermentação; e fontes de energia; finalizados com a análise e construção de gráficos de tempo de queima em função do volume do recipiente (oxigênio) e tamanhos de vela distintos; confecção de uma composteira caseira com produção de um relatório; e um jogo de tabuleiro sobre as fontes de energia como atividades. As HQs referentes ao 1° e 2° bimestre foram aplicadas analisando a montagem adequada dos filtros pelos alunos do EM, ao dispor algodão, carvão, areia e pedras nesta ordem, associando-a a maior eficiência de escoamento e menor turbidez da água. Na HQ sobre lixo eletrônico, além dos alunos terem conseguido associar as diferentes características e classificações da tabela periódica como grupo e período; metal representativo, de transição e ametal; e nome das famílias e identificaram os elementos mais comuns no lixo eletrônico. Entre os alunos do EF percebeu-se uma dificuldade inicial na inserção dos dados do experimento da queima da vela, que foi eliminada após orientação, relacionando que o tempo de queima da vela dependia do volume de oxigênio presente no copo emborcado. Na montagem da composteira notou-se uma curiosidade sobre o que seria produzido pelo processo de fermentação da comida e sua utilização.

HQ 1° ano

Parte da HQ do 1° bimestre do 1° ano do ensino médio.

HQ 9° ano

Parte da HQ do 1° bimestre do 9° ano do ensino fundamental

Conclusões

A aplicação de Histórias em Quadrinhos através de temas geradores como forma de problematizar situações corriqueiras da sociedade com soluções construídas junto aos alunos através de atividades lúdicas complementares pode ser uma estratégia eficaz para a divulgação das Ciências e fenômenos do dia a dia, além de incentivar o hábito a leitura. O texto simples e linguagem visual garante grande aceitação, além de motivar a pesquisa e estimular o raciocino lógico para a solução de problemas.

Agradecimentos

Aos alunos, professores e diretores do colégio estadual São Bento (Gramacho, D. Caxias/RJ) e ao IFRJ – CDUC.

Referências

D’OLIVEIRA, G.F. Saberes enquadrados: histórias em quadrinhos e (re)construções identidárias. 2009. 199f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação)- Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2009.

GAUCHE, R.; SILVA, R. R.; BAPTISTA, J. A.; SANTOS, W. L. P., MÓL, G. S.; MACHADO, P. F. L. Formação de professores de Química: Concepções e proposições. Química Nova na Escola, 27, Fev, 26-29, 2008.

KAMEL C.R.L. Ciências e quadrinhos: explorando as potencialidades das histórias como materiais instrucionais. 2006. 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ, 2006.

OLIVEIRA, C. A. Cromatografia em papel de corantes presentes em doces: um alerta ao consumo excessivo deste aditivo aliada a confecção e distribuição de uma história em quadrinhos. Monografia de Conclusão de Curso, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2014.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás