ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Miranda Mota, A. (UNEB) ; Trindade Garcia, A. (UNEB) ; Silva Castro, F. (UNEB) ; Moreira, B.C. (UNEB) ; do Amaral Varjão, T. (UNEB)
Resumo
Neste trabalho apresentamos o processo de construção e aplicação do jogo didático Kape Químico – Hidrocarbonetos discutindo a sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. O jogo,confeccionado tem como objetivo auxiliar na diminuição de dificuldades relativas ao reconhecimento e compreensão dos tipos de ligações, contagem da quantidade de carbonos e emprego dos prefixos, infixos e sufixos para nomear moléculas de alcanos, alcenos e alcinos. - O jogo foi desenvolvido pelos bolsistas ID’s do programa institucional de bolsa de iniciação a docência (Pibid) do Curso de Licenciatura em Química da Uneb e aplicado em turmas de terceiro ano do ensino médio do colégio Thales de Azevedo, mostrando-se como uma ferramenta útil e prazerosa para auxiliar no ensino de química.
Palavras chaves
Hidrocarbonetos; jogo didático; ensino de química
Introdução
A partir dos relatos de bolsistas de iniciação à docência (IDs) (registrados em seus diários de bordo individuais e discutidos em reuniões semanais pelo grupo Pibid Química Uneb) e das avaliações de aprendizagem nas unidades letivas - de estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Thales de Azevedo - constatamos que estes apresentavam dificuldades no reconhecimento dos tipos de ligações (simples, duplas e triplas), contagem da quantidade de carbonos e emprego dos prefixos, infixos e sufixos para nomear moléculas de alcanos, alcenos e alcinos. Com o objetivo de contribuir para o processo de aprendizagem de tais conteúdos foi elaborado o jogo didático Kape Químico - Hidrocarbonetos. Optamos por este tipo de material didático (MD) por entendermos que o jogo é um bom recurso para o processo de ensino-aprendizagem, considerando seu caráter lúdico, o qual contribui para aumentar a interação entre os estudantes, o prazer e o interesse em aprender (Zanon, 2008), além de concorrer para despertar a atenção dos estudantes(Soares, 2004). Estas características foram evidenciadas durante a aplicação do jogo e pelas respostas dos estudantes na ficha de avaliação do mesmo Nesta perspectiva, o jogo Kape Químico-Hidrocarbonetos foi construído com a finalidade de trabalhar as dificuldades apontadas anteriormente, correlacionando as fórmulas dos hidrocarbonetos com sua nomenclatura de acordo com as regras da IUPAC. Apresentaremos o processo de construção e aplicação do jogo, mostrando este MD como uma ferramenta que “pode ser um diferencial na tentativa de despertar a atenção destes alunos” (Soares, 2004), além de corroborar para o aumento do estímulo em aprender e à concentração dos estudantes; fatores esses que são indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem.
Material e métodos
Para a construção do jogo Kape Químico-Hidrocarbonetos, selecionamos substâncias que estão presentes no dia-a-dia dos estudantes e cujas moléculas apresentam, até 8 carbonos. Empregamos os programas Word, Paint e ACD/Labs, para confeccionar 12 pares de cartas com representações das fórmulas químicas e a nomenclatura de cada molécula, e uma carta sem par (cadaverina). Complementa o jogo 2 encartes, contendo informações para consultas e as regras do jogo. 12 cartas apresentam estruturas de moléculas referentes aos subgrupos (alcano, alceno e alcino), 12 as respectivas nomenclaturas e aplicação no cotidiano e uma carta estampa a estrutura da molécula da cadaverina. O jogador que terminar o jogo com esta carta em mãos perde a partida. O jogo foi aplicado como atividade pontuada em duas turmas, divididas em 6 grupos de 4 estudante. Após a leitura das regras do jogo, um integrante de cada grupo embaralhou as vinte e cinco cartas e as distribuiu para os demais, ficando três estudantes com seis cartas e um estudante com 7 cartas. Este que possui a carta em excesso deve passar uma de sua escolha para o estudante a sua esquerda, dando inicio ao jogo. Os jogadores devem analisar as cartas e formar pares (nomenclatura com sua respectiva formula estrutural) e se estiverem coerentes, abaixar na mesa. Cada grupo possuía um bolsista ID encarregado de dirimir dúvidas, avaliar a dinâmica do jogo e a atuação de cada estudante. Para tais avaliações utilizamos uma ficha de acompanhamento da aplicação, denominada (F1), na qual foram registrados os nomes dos estudantes, acertos, erros e pontos obtidos. Após o término do jogo, os estudantes preencheram uma ficha para avaliação denominada (F2), a qual possuía perguntas discursivas.
Resultado e discussão
O Kape Químico - Hidrocarbonetos traz uma abordagem que visa aproximar o
conteúdo trabalhado em química orgânica do cotidiano dos estudantes por meio
de informações presentes, direta ou indiretamente, em seu dia-a-dia, a
exemplo de que o eteno é responsável pelo amadurecimento das frutas. O jogo
favorece a sua utilização pelos professores, por ser confeccionado com
material de baixo custo e possibilitar variações de acordo com seus
objetivos. Durante o decorrer da aplicação do jogo dois aspectos,
indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem, foram identificados pelos
IDs: o estímulo à concentração e o aumento da atenção dos estudantes. Tais
foram evidenciados, pelo cumprimento de um dos itens da regra do jogo que
diz: “O participante que abaixar um par de cartas incorreto deverá recolhê-
lo da mesa e ficar uma jogada bloqueado”; esse erro é caracterizado por um
par de cartas sem a correta associação da nomenclatura com sua fórmula
química. Nas regras não constava quem deveria fazer a identificação dos
possíveis erros, porém, no decorrer do jogo, os oponentes sinalizavam a
formação de um par inadequado (Figura 1), expressando a atenção destes na
dinâmica do jogo. Com base nas observações registradas em F2 e na análise de
F1 (incluindo a transcrição do relato do ID que acompanhava o grupo),
percebemos o avanço na compreensão dos estudantes quanto ao conteúdo
hidrocarbonetos, de modo que estes conseguiram associar a contagem de
carbono com seu prefixo, o tipo de ligação com seu infixo, sua nomenclatura.
Verificamos que a maioria dos estudantes considerou o jogo divertido e
prazeroso, chegando a solicitar a realização de uma nova rodada e a
aplicação de materiais semelhantes.
Par de cartas incorreto.
Conclusões
O material didático desenvolvido mostrou-se uma ferramenta capaz de auxiliar os estudantes a relacionar a nomenclatura de hidrocarbonetos com sua fórmula estrutural, colaborando no avanço da compreensão, de modo divertido e prazeroso, de conceitos relacionados ao conteúdo hidrocarbonetos. Destacamos duas características deste jogo: a possibilidade de ser confeccionado com material de baixo custo e sua versatilidade em relação à ampliação do número de cartas e à variação do tipo de função orgânica.
Agradecimentos
A Capes pelas bolsas de iniciação à docência e ao colégio parceiro.
Referências
1 ZANON, D. A. V.; GEUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. de. Jogo didático ludo químico para o ensino de nomenclaturas dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciência e Cognição, São Paulo, V.13(1),p.72-81, março, 2008.
2 SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química.
São Paulo, SP: UFSCAR, 2008. Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos, 2008.