ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Martins da Silva, M.J. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI) ; A. Vieira, I. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI) ; C. Santos, E. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI) ; F. Silva, A.P. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI) ; S. Marques, V. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI)
Resumo
A química é considerada por muitos estudantes como uma disciplina complicada e muito complexa, pois muitos professores apresentam a aula de química apenas na teoria. Partindo deste conceito foi planejada uma aula experimental de química. Com o objetivo de mostrar a importância do uso do laboratório na realização de aulas práticas, Diante disso, essa atividade relata uma experiência vivenciada durante as tarefas de bolsistas de iniciação a docência, realizada na EREM São Sebastião na cidade de Ouricuri-Pe. A idéia é demonstrar que a química tem suas características,para propor maior compreensão. E ao mesmo tempo em que se tem contato com o laboratório de química, a fim de incentivar o interesse e o conhecimento dos discentes para o estudo da química mostrando o quanto a mesma está presente
Palavras chaves
conhecimentos; compreensão; química
Introdução
O presente trabalho é referente à execução de uma realização de experimentos laboratoriais. E que teve o objetivo principal ampliar o conhecimento dos alunos sobre a química e suas características. Ao mesmo tempo em que eles tinham o contato com o laboratório de química, ao qual a eles ainda não havia sido apresentados. É interessante notar que os alunos participantes desta atividade, sendo do primeiro ano, vêem a química como matéria principal na qual estão também inseridos biologia, física etc. Entretanto, como a área de estudo das pessoas idealizadoras desse projeto, e uma das maiores dificuldades no estudo da química, está relacionada a mesma. Foi optado por atender a essa área especifica, da química, fazê-los enxergar por outra óptica diferente de apenas cálculos e conceitos técnicos em uma sala de aula. Tendo uma pergunta motivadora para este trabalho, o que é química, com a energia das substâncias, dos elementos que a constituem, do processo de obtenção e aplicações, pode- se concluir que a química é uma matéria, em geral, bastante complexa de ser estudada. Com isso a química é uma ciência que consiste em duas partes importantes e inseparáveis que são a teoria e a prática. Não havendo uma articulação entre estas, os conteúdos não serão muito relevantes para formação do individuo ou contribuição para o pouco desenvolvimento cognitivo deste (Giordan, 1999). Tendo em vista esses dois conceitos: teoria e prática, o que se propôs a fazer foi uma articulação entre essas duas, aproveitando o que os alunos haviam visto na teoria, e no cotidiano reafirmando esse conhecimento prévio através da apresentação do laboratório de química. Esta aula prática foi elaborada na Escola (E R.E.M São Sebastião),na cidade de Ouricuri-Pe, as aulas foram realizadas na turma do 1º ano.
Material e métodos
As atividades foram propostas tendo em vista suprir, pelo menos em parte, a deficiência dos alunos por práticas laboratoriais. Sendo que o enfoque principal das atividades a serem realizadas não é apenas a prática de experimentos, embora esta seja importante para os alunos, mas a introdução dos discentes a outro tipo de ambiente escolar. A aula de apresentação do laboratório de química foi elaborada pelos bolsistas, e aplicada com o auxílio do professor de química na turma do 1° ano do ensino médio, no 1º semestre do ano de 2015. Inicialmente o professor e os alunos pibidanos fizeram uma exposição oral sobre as vidrarias do laboratório de química utilizando como recursos, os slides e o quadro. A partir dessa abordagem teórica foi planejada uma aula experimental com o objetivo de apresentar o laboratório de química com realização de vários experimentos para melhor compreensão dos conteúdos de densidade, misturas, liberação de gases. Para estes ,foram realizados vários experimentos interessantes para despertar o interesse e a compreensão dos alunos através de uma metodologia pedagógica diversificada. Após a execução dos experimentos os alunos responderam a um questionário com perguntas referentes à aula desenvolvida.
Resultado e discussão
Durante a execução das atividades experimentais, foi observado que os alunos
participaram ativamente da prática, questionado os pibidianos, interagindo na
realização dos experimentos com os bolsistas demonstrando curiosidade, interesse
e compreensão dos dados obtidos nos experimentos. Como mostra nas figuras:
Através da realização desta atividade ficou evidente o entusiasmo e satisfação
dos alunos ao terem contato com o laboratório de química e realizando
experimentos, mesmo sendo simples mais essencial e relevantes para o
conhecimentos do alunado, contudo importante para assimilação dos conteúdos que
foram abordados em sala de aula, diante da prática diversificada utilizada como
uma ferramenta para buscar a motivação e o desenvolvimento nos conteúdos da
disciplina de química. Após a realização da aula experimental foi aplicado um
questionário para os discentes, obtendo os seguintes resultados, conforme a
imagem do gráfico abaixo. Mostrando que este tipo de metodologia diferenciada
contribui para uma aprendizagem mais significativa na disciplina da química. Como
também é uma inovação de ensino. O uso do laboratório é visto como instrumento
facilitador e essencial na assimilação do conteúdo teórico necessário para o
aprendizagem dos alunos, segundo PIAGET (1998) “[...] as aulas de laboratório
podem funcionar como um contraponto das aulas teóricas, como um poderoso
catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos, pois a vivência de
certa experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado [...]”. Com a
utilização de aulas experimentais no laboratório os alunos conseguem integrar a
teoria com a prática de forma mais simples, além de proporcionar uma maior
aproximação dos alunos com a disciplina e uma maior interação social entre os
alunos participante
referente ao resumo Apresentação e análise de Experimentos Laboratoriais um subprojeto do PIBID.
experimentos realizados:Apresentação e análise de Experimentos Laboratoriais um subprojeto do PIBID.
Conclusões
A realização de experimentos em laboratórios de química permitiu uma complementação da abordagem dos conteúdos de forma mais abrangente e eficiente, possibilitando a visualização de uma aula mais criativa e dinâmica. Constatou-se que o PIBID contribuiu com as atividades experimentais elaboradas nas escolas, cumprindo o seu papel e responsabilidades no desenvolvimento de metodologias alternativas para melhor compreensão dos conteúdos da disciplina de química, sendo avaliado pelos alunos proporcionando o acesso a conhecimentos químicos que permitam a “construção de uma visão da mesma, mais clara
Agradecimentos
A CAPES pela concepção das bolsas e ao IF SERTÃO-PE por ofertar o curso de Licenciatura em Química e a EREM São Sebastião por ter nos dado oportunidade de apresentar
Referências
(1): CACHAPUZ, A. F. – A Universidade e a Valorização do Ensino e a Formação de seus Docentes. In: MACIEE, L. B. Reflexões sobre a formação de professores – Campinas, SP; Papirus, 2002, (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
PIAGET, J. Para onde vai à educação. 14. Ed. Rio de Janeiro, 1998.
(2): LEITE, Adriana Cristina Souza; SILVA, Pollyana Alves Borges; VAZ, Ana Cristina Ribeiro. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 7, n. 3, p.3, 2005.