ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Araujo, N.K.S. (IFPE) ; Araujo, R.G.B. (IFPE) ; Silva, A.D.J. (IFPE) ; Reis, J.F. (IFPE) ; Santos Junior, O.P. (IFPE)
Resumo
A Fundação Universidade de Pernambuco - UPE, com o objetivo de oferecer mais oportunidades e facilitar a entrada do estudante na universidade, implantou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da UPE, que tem como maior objetivo o preenchimento de 20% das vagas oferecidas para todos os cursos de graduação da Universidade. Este trabalho tem como objetivo auxiliar, a partir da construção de um material didático na área de Química, docentes e discentes, no tocante a saber, quais conteúdos são mais explorados nas provas de Química do SSA do 2º ano. Através de uma investigação nas provas de Química do SSA 2, realizadas entre 2009 e 2014, e comparando com a Matriz de Referência específica, foi possível mapear os conteúdos mais incidentes, fornecendo uma melhor preparação para o estudante
Palavras chaves
Química; Vestibular; material didático
Introdução
A UPE tem a sua origem na Fundação de Ensino Superior de Pernambuco-FESP, criada em 1965, pelo Governo do Estado, para manter um complexo de Instituições de Ensino Superior de tradição em Pernambuco e no Nordeste. Extinta a antiga FESP, foi criada a Fundação Universidade de Pernambuco-UPE, reconhecida pela Portaria nº 964, de 12 de junho de 1991, do Ministério da Educação (UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, 2013). A UPE tem por objetivo formar profissionais em nível de graduação e de pós-graduação e até 2015, tinha o vestibular como processo de seleção para ao ingresso no Ensino Superior. Atualmente usa o resultado do ENEM. O vestibular como processo de seleção ao ingresso ao Ensino Superior, passou a existir oficialmente no Brasil, com a publicação do decreto número 8.659, em 05 de abril de 1911, que aprovava a Lei Orgânica do Ensino Superior e Fundamental (MANZANO,2011). Com o objetivo de oferecer mais oportunidade e, desta forma, facilitar a entrada do aluno na universidade, a UPE, implantou o sistema seriado de avaliação (SSA), em três níveis, que tem por objetivo o preenchimento de 20% das vagas oferecidas para todos os cursos de graduação da Universidade de Pernambuco. O SSA é dividido em três fases, cada uma delas compreendendo uma única etapa e cada fase corresponde à série do estudante no Ensino Médio, o sistema seriado, busca limitar conteúdos programáticos, para que o estudante preste exame apenas dos assuntos propostos para sua série de Ensino Médio. Este trabalho tem como objetivo auxiliar, a partir da construção de um material didático na área da Química, docentes e discentes, relacionando de forma clara quais conteúdos são mais explorados nas provas de Química, do SSA do 2º ano (2009 à 2014), em consonância com a matriz de referência específica da instituição
Material e métodos
O trabalho foi fundamentado em uma investigação bibliográfica a respeito das provas de Química do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) do 2º ano no período de 2009 à 2014 e dos conteúdos programáticos propostos na Matriz de Referência oferecida pela Universidade de Pernambuco (UPE). Como primeira etapa do processo, pesquisou-se as provas de Química de cada ano, a partir de 2009 até 2014, e os respectivos conteúdos programáticos proposto na Matriz de Referência específica do 2º ano do SSA. Serão utilizadas como instrumentos de coleta de dados o site da Universidade de Pernambuco e sites afins que, apresentem as provas de exame e seu conteúdo programático. Primeiro passo vencido, a segunda ação foi catalogar os assuntos incidentes em cada exame e por fim as repetições ano a ano, o que gera a visualização dos conteúdos que mais se apresentam nas provas do SSA 2º ano. Após separadas e catalogadas, as questões serão gabaritadas, respondidas e comentadas e repassada ao público-alvo em forma de cartilha.
Resultado e discussão
Após Pesquisa de todos os conteúdos programáticos que são apresentados, no
edital de cada ano do SSA (2009 a 2014), da disciplina de Química, e análise
das questões de Química (Quadro I), foi possível identificar quais são os
assuntos mais incidentes nas provas de Química do SSA 2 (Gráfico 1).
Quadro 1: Assuntos de cada ano do Processo de Ingresso na UPE, Sistema Seriado de Avaliação Segunda Fase, SSA 2.
Gráfico 1: Assuntos mais Abordados do Processo de Ingresso na UPE, Sistema Seriado de Avaliação Segunda Fase, SSA 2.
Conclusões
Como podemos observar, os assuntos mais abordados na prova do sistema seriado de avaliação, segunda fase, UPE do ano de 2009 até 2014 são: Funções Inorgânicas, Gases, Lei da Termodinâmica, Soluções e Reações Químicas, com destaque para soluções que esteve presente em todos os exames. Esses dados servem para auxiliar os docentes no preparo dos seus matérias didáticos, bem como o discente na otimização de um estudo mais aprofundado dos conteúdos mais incidentes.
Agradecimentos
A Deus, a Pro-Reitoria de Extensão do IFPE, a coordenação de extensão do IFPE - Campus Vitoria e a meu orientador pela oportunidade da pesquisa.
Referências
MANZANO, M. E. Vestibular Seriado: Estado da arte e a percepção docente sobre o tema. Dissertação (mestrado). Universidade de São Paulo, 2011.
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Sistema Seriado De Avaliação SSA. 2013.
Disponível em:http://www.upenet.com.br/portaldovestibular/images/stories/repositorio/SSA__2013_1_Fase_FINAL.pdf. Acesso em: 05 jan. 2015.