ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, C.S. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS) ; Oliveira, L.F. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS)
Resumo
Atualmente paira sobre a área de Ciências Naturais e principalmente na disciplina de Química uma grande preocupação com relação ao processo de ensino- aprendizagem de conceitos científicos pelos alunos tanto do ensino médio quanto da graduação. Uma saída por parte dos estudiosos da Educação Química para sanar essa problemática têm sido desenvolver e apontar materiais didáticos baseado em Novas Tecnologias para incrementar a metodologia das aulas ministradas pelos professores de Ciências. Uma dessas novas metodologias tem sido o uso do sistema MOOC que foi utilizado com alunos devidamente matriculados na escola-campo do PIBID. Os alunos que utilizaram o MOOC desenvolvido pelos autores obtiveram sucesso. Neste trabalho realizou-se uma investigação bibliográfica e um estudo de campo.
Palavras chaves
MOOC; Ensino de Orgânica; MOOC na Orgânica
Introdução
Com a forte presença da Tecnologia que paira sobre a vida de todas as pessoas do mundo a Educação não pode ficar de fora da Tecnologia, então um recurso tecnológico que tem apresentado excelentes resultados no campo da Educação é o uso do ensino à distância (EAD). E dentro da Educação e/ou Ensino à Distância a nova “onda” que tem surgido no momento são os MOOC’s da sigla em inglês Massive Online Open Courses, que em português quer dizer Curso Online Aberto e Massivo e segundo Bastos & Biagiotti (2014), eles são um conceito que vem se desenvolvendo no campo de ensino e em especial no formato da EAD. Para Ma et. al, (2013), o objetivo de um MOOC é oferecer acesso aberto, baseado em um modelo de EAD, promovendo uma participação interativa em grande escala. Segundo Roth (2013), os MOOC’s devem inovar e criar novas tendências como o uso de livros-texto não tradicionais para aumentar os níveis de retenção, já que a evasão nos cursos MOOC é considerada grande. De acordo com Smith (2012) & Yuan et. al, (2012) duas características básicas dos MOOC’s merecem ser destacadas. A primeira diz respeito ao MOOC ser de acesso aberto, isto é, para participar de um MOOC não precisa ser um aluno matriculado em uma escola clássica e não é obrigado a pagar nenhuma taxa e a segunda característica diz respeito à escalabilidade, ou seja, muitos cursos tradicionais dependem de certo número de participantes e professores para serem iniciados, o que no MOOC não se faz necessário (SMITH, 2012; YUAN et al., 2012). Outra característica importante do MOOC está na capacidade de gerar novas práticas na educação e agregar o potencial de inteligência coletiva da internet. Com o uso de redes sociais e ferramentas de participação, o conhecimento vai sendo produzido e reproduzido por todos os envolvidos.
Material e métodos
O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica e de campo que teve como referencial teórico os estudos de Ma et al., 2013; Roth, 2013; Smith, 2012; Yuan et al., e Figueiredo, 2012 tais teóricos dissertam a respeito da metodologia de ensino MOOC com o objetivo de fortalecer o sistema MOOC fazendo-o ser mais utilizado por demais alunos e/ou pessoas não matriculadas em escolas formais. Neste trabalho foi construído um MOOC que foi utilizado por alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Goiás - tal escola era campo de estudo do PIBID. O MOOC foi criado e utilizado com alunos da Escola Campo do Subprojeto de Química do PIBID do IFG campus Luziânia no interior de Goiás. A utilização do MOOC deu-se numa turma de terceira série do Ensino Médio. Com o uso de redes sociais e ferramentas de participação, o conhecimento vai sendo produzido e reproduzido por todos os envolvidos e o mais importante fica sendo o contexto, e não o conteúdo (FIGUEIREDO, 2012). Conhecimento gerando mais conhecimento, quebrando paradigmas e criando uma poderosa semente para romper com a clássica forma de ensinar e aprender (BASTOS & BIAGIOTTI, 2014). Este trabalho teve como objetivo utilizar o sistema MOOC no Ensino de Química Orgânica como alternativa didática para a representação e estudos de estruturas moleculares tridimensionais, inter-relacionando a Química Orgânica e a Biologia com alunos de terceira série do Ensino Médio.
Resultado e discussão
Para a criação do MOOC foi necessário preparar pedagogicamente o que foi
ministrado para os alunos da Escola-Campo do PIBID. Desta forma, este MOOC
ministrou aulas sobre o conteúdo de Química Orgânica de forma interdisciplinar
com a Biologia. O conteúdo que este curso, via MOOC, ofertou foi o conteúdo de
Estereoquímica, em que os alunos tiveram os fundamentos básico sobre o
determinado assunto.
Os alunos acompanharam as aulas via MOOC, que foram gravadas pelos autores deste
trabalho e nestas aulas foram abordadas os seguintes temas: Introdução à
Estereoquímica, Isômeros, Isômeros Constitucionais, Isômeros Geométricos e
Quiralidade;
Cada tópico acima foi ministrado pelo professor em duas aulas com duração de
sessenta minutos cada aula, sendo assim, só as aulas tiveram uma duração de 600
minutos. A metodologia utilizada nas aulas pelo professor, foi aula expositiva,
exemplificação, demonstração e resolução de exercícios.
Ao final de cada tópico foi disponibilizada em um Ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA) o Edmodo® uma lista de exercícios (Figura 1) sobre cada
tópico, em que o aluno respondeu e passados uma semana o professor
postou o vídeo no AVA com a resolução dos exercícios.
Para que o aluno pudesse acompanhar as aulas ministradas pelo professor, no AVA
esteve disponível uma apostila (Figura 2) – em formato pdf para que o aluno
fizesse o download ou imprimisse – com todo o conteúdo que foi ministrado
pelo professor.
Quando o aluno assistiu todas as duas aulas de cada tópico, resolveu e corrigir
as cinco listas de exercícios ele resolveu uma avaliação final que foi
disponibilizada no AVA, tal avaliação continha dez questões, em que abordou duas
questões de cada tópico e valendo 1,0 ponto cada. A maioria dos alunos obtiveram
nota 10 na avaliação final.
Uma das questões da lista de exercícios disponibilizada no AVA.
Exemplo da apostila que será disponibilizada via AVA para os alunos acompanharem a aula.
Conclusões
A criação de um MOOC no Ensino de Química Orgânica com certeza mostrou-se satisfatória para promover um ensino para qualquer pessoa que queira aprender sobre o assunto e ainda saber a sua evolução, por meio de uma avaliação final. Com isso, ficou fácil perceber que é possível utilizar recursos didáticos tecnológicos, neste caso o MOOC para conceituar cientificamente conteúdos da Química, bem como das Ciências Naturais. Sem dúvida, a metodologia MOOC deve ser usada como recurso didático para complementar o processo de ensino-aprendizagem nesta pesquisa os alunos obtiveram sucesso no MOOC.
Agradecimentos
À CAPES pelo auxílio financeiro e ao IFG pelo suporte.
Referências
BASTOS, C. D.; BIAGIOTTI, B. MOOC’s: Uma Alternativa para a Democratização do Ensino. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 01, p. 01 – 09, 2014.
FIGUEIREDO, A. D., "MOOC´s Virtudes e Limitações", Social Education. Disponível em http://www.scoop.it/t/social-education-icpd12-13. Acesso em 03 de julho de 2015.
MA, J.; LEE, K.; KUO, G. A massive open online course on pharmacogenomics: not just disruptive innovation but a possible solution. Pharmacogenomics, Londres, v. 14, n. 10, p. 1125 – 1127, 2013.
ROTH, M. My Modern Experience Teaching a MOOC. The Chronicle of Higher Education, Londres, v. 59, n. 34, p. 1142 – 1152, 2013.
SMITH, L., "5 education providers offering MOOCs now or in the future". Education DIVE, disponível em http://www.educationdive.com/news/5-mooc- providers/44506/ . Acesso em 03 de julho de 2015.
YUAN, L.; POWELL, S.; CETIS, J. MOOCs and open education: Implications for higher education. Cetis White Paper , disponível em http://www.smarthighered.com/wp- content/uploads/2013/03/MOOCs-and-Open-Education.pdf. Acesso em 03 de julho de 2015.