ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
França, G.G. (FAMASUL) ; Silva, A.J.F.S. (FAMASUL / UFPE) ; Silva, J.R. (FAMASUL) ; Santos, A.A. (FAMASUL) ; Campos, J.S. (FAMASUL) ; Silva, E.L. (FAMASUL)
Resumo
As atividades lúdicas são estratégias de ensino que estimula a aprendizagem dos conteúdos abordados para cada disciplina. Esta atividade desperta a atenção dos alunos tornando as aulas divertidas onde os alunos conseguem desenvolver o raciocínio e aprender os conteúdos “brincando”. Visando essa realidade propus o jogo “cartas baralho” com o objetivo de levar para os alunos do Ensino Médio uma metodologia inovadora e motivadora para ensinar de forma dinâmica e prazerosa, que busque o interesse do aluno contribuindo para o melhor aprendizado.
Palavras chaves
Reações orgânicas; Eliminação; substituição
Introdução
Percebemos que os alunos atuais apresentam dificuldades em aprender química, principalmente no Ensino Médio. Esse processo na maioria das vezes acontece pela postura do trabalho do professor que visa muito as aulas tradicionais com a utilização apenas do quadro branco e o uso do livro didático, tornando um momento cansativo e desinteressante para os alunos. Diante dessa realidade surge um novo desafio para os educadores. Segundo MACIEL (2011) “O professor de Química além do domínio das principais técnicas de ensino, do conhecimento das teorias sobre os processos de ensino-aprendizagem mais usuais, deve apresentar ainda a capacidade de criar e propor novas atividades”. A função dos jogos, portanto, não é facilitar a memorização do assunto abordado, mas possibilitar que o aluno raciocine e reflita. Quando nos referimos ao estudo de Química Orgânica notamos que a prática comumente efetivada em sala de aula consiste na transmissão-recepção de conhecimento que, muitas vezes, deixa lacunas no processo. Conhecendo as dificuldades presentes no trabalho do professor nesse nível de ensino resolvemos instigar uma maneira de contribuir para o ensino aprendizagem das reações orgânicas de síntese, eliminação e substituição , e realizar uma intervenção na escola José Ribeiro Caminha na cidade Campestre-al.
Material e métodos
O presente trabalho foi desenvolvido obedecendo a seguinte ordem de elaboração: Escolha do conteúdo a ser trabalhado ; pesquisa bibliográfica; construção do jogo didático. O jogo é composto por 54 cartas baseado em um baralho tradicional que possui apenas 52 cartas. 18 cartas pertence às reações de síntese com reagentes formando 6 produtos diferentes, outras 18 pertence às reações de eliminação seguindo o mesmo processo e as outras 18 pertence as reações de substituição com o mesmo esquema das anteriores. A cada três cartas 2 são reagentes e 1 é o produto formado. Número de participantes: 2 ou 3. Se aumentar a quantidade de participante é preciso dobrar os números de cartas. A figura 1 é um exemplo das cartas contidas neste jogo. Regra do jogo: 1) cada jogador recebe 9 cartas deixando o resto sobre a mesa. Cada componente verificará se tem reações formadas. Para ganhar o jogo é preciso que tenha 3 reações formadas. Regra 2) Esse processo ocorrerá da seguinte forma o primeiro que recebeu as cartas vai no monte sobre a mesa e pega 1 carta, se compatível com às suas fica, e descarta outra para permanecer com às 9, se o segundo participantes tiver interesse pela carta, pega, caso contrário vai ao montante e assim segue o jogo até que um dos adversários complete os três produtos formados e vença o jogo. Após formar os três produtos o vitorioso vai ao quadro e desenha as reações formadas para que o professor possa avaliar o desempenho da cada equipe.
Resultado e discussão
Diante da aula regida e esclarecida observamos a partir das participações dos
alunos que assimilaram de forma eficaz o assunto abordado, no caso o jogo “Cartas Baralho”. Os alunos que já tinham algum conhecimento do assunto surpreenderam-se em assistir a mesma aula de forma lúdica que se mostrou prazerosa e interessante. Assim percebemos que é muito simples transformar uma aula chata em uma aula motivadora. Os alunos se reuniram em grupos e jogando encontraram diversos produtos através da união de dois reagentes distintos. Como estudante, sabemos que a teoria é muito importante e deve ser aplicado em sala de aula, porém devemos buscar uma forma de passar o conteúdo sem que influencie negativamente na fixação e compreensão do mesmo. Sendo assim podemos dizer que o jogo didático é uma metodologia de ensino que pode proporcionar um melhor aprendizado aos alunos, motivando-os o interesse pelo assunto de química.
exemplos das cartas contidas no jogo
Conclusões
Pode-se concluir que o jogo “Cartas Baralho” pode ajudar no desempenho para a aprendizagem das reações orgânicas. Pois, o jogo de modo geral é um método facilitador para enriquecer o ensino de química na sala de aula e fugir dos métodos tradicionais de ensino. A forma lúdica traz uma forte influência no incentivo dos alunos a gostarem de estudar os conteúdos programáticos.
Agradecimentos
Referências
1) Zanon, D. A. V.; Guerreiro, M. A. da S.; Oliveira, R. C. de, Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação, Ciências & Cognição-versão On-line ISSN 1806-5821; vol.13 Nº 1, Rio de Janeiro, mar. 2008.
2) MACIEL, A. P.; LIMA J. B. de; Alternativas para o ensino de química na educação básica: a experiência no cotidiano da docência em química, São Luiz; Edufma,2011.