JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. CHEMICAL BONDS: UM JOGO DIDÁTICO PARA ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, J.R. (FAMASUL) ; Silva, A.J.F.S. (FAMASUL / UFPE) ; Santos, A.A. (FAMASUL) ; França, G.G. (FAMASUL) ; Campos, J.S. (FAMASUL) ; Neto, P.C.S. (FAMASUL)

Resumo

Os jogos didáticos são ferramentas importantes que podem contribuir com os processos de ensino-aprendizagem devido a sua capacidade de estimular o desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos, ele também consegue impulsionar o aluno a construir ativamente seu aprendizado. O presente trabalho consiste na aplicação de jogos para trabalhar o conteúdo de ligações químicas com alunos de nível médio. A aplicação da proposta de jogos teve como objetivo motivar os estudantes, do 1º ano do ensino médio, a estudar química, visando melhora o aprendizado dos alunos a respeito do conteúdo de ligações químicas, normalmente abordados de forma tradicional em aulas expositivas. Foi aplicado um jogo de tabuleiro e cartas com questões práticas e objetivas. estimulando motivação dos estudantes.

Palavras chaves

jogos didáticos; ligações química; aprendizagem dinâmica

Introdução

A ideia de ensino despertado pelo interesse do estudante passou a ser explorado pelos professores nos últimos anos, pois, a maiorias dos alunos se comportavam indiferentes frente ao ensino de química. Esse fato pode ser atribuído aos métodos tradicionais de ensino que, unidos a complexos conteúdos, tornam as aulas monótonas e desestimulantes. A prática, do ensino da Química no início do Ensino Médio, em sala de aula, consiste na transmissão-recepção de conhecimentos que, muitas vezes, não são compreendidos. Para estimular e resgatar o interesse dos discentes pelas aulas de química é fundamental que o professor busque metodologias diferenciadas que o auxiliem no processo de ensino aprendizagem. (SOARES et al., 2003). Assim o desenvolvimento de estratégias modernas como jogos didáticos encontram espaço nas salas de aula como instrumento motivador para aprendizagem de conhecimentos químicos à medida que propõe estimular o interesse do estudante para aprendizagem de conceitos. O professor é auxiliar na tarefa de formulação e de reformulação de conceitos ativando o conhecimento prévio dos alunos com uma introdução da matéria que articule esses conhecimentos à nova informação que está sendo apresentada e utilizando recursos didáticos para facilitar a compreensão do conteúdo pelo aluno. O jogo pedagógico ou didático é aquele fabricado com o objetivo de proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico (Cunha, 1988), e utilizado para atingir determinados objetivos pedagógicos, sendo uma alternativa para se melhorar o desempenho dos estudantes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem (Gomes et al, 2001).

Material e métodos

O jogo relaciona os tipos de ligações químicas realizadas pelos elementos químicos, utilizando um dado, 40 cartas com elementos das famílias 1,2,3,4,5,6 e 7 e um tabuleiro com os elementos químicos as famílias 4, 5, 6, 7 e 8. Assim, é possível a formação de ligações entre todos os elementos metais e os não metais, nas diversas possibilidades. Regras do jogo:1)O objetivo do jogo é formar as ligações com os elementos escritos no tabuleiro e ter sorte para chegar primeiro; A ordem de inicio do jogo é decidida pelo professor junto com os alunos;2)Para jogar é necessário um dado. Em cada jogada o aluno lança o dado para determinar quantas casas deverá percorrer;3)De acordo com o resultado do dado o aluno terá que pegar uma das cartas e determinar a fórmula química e o tipo de ligação que ocorrerá entre o elemento da casa percorrida no tabuleiro e o elemento da carta ou cartas (dependendo do nível de jogo que o professor queira usar) escrevendo no quadro branco ou um local previamente determinado;4)O aluno que responder a questão que lhe foi proposta de forma incorreta ou não souber responder ficará uma rodada sem jogar;5)Caso o jogador esteja em umas das casas azul, este terá sorte de jogas outra vez, e se cair nas casas dos gases nobre deverá retornar 8 casas. A aplicação desse lúdico em sala de aula foi precedida pela abordagem do tema relacionado jogo para que os estudantes pudessem lembra- se do que se tratava o assunto de ligações químicas. Após a aula teórica, foi aplicado o jogo como uma avaliação de aproveitamento e aprendizagem.

Resultado e discussão

Logo no início do jogo, mesmo com o uso das tabelas, a maioria dos alunos apresentou dificuldade em montar as ligações e escrever a fórmulas químicas, com os elemento do tabuleiro e as cartas,mas à medida que o jogo evoluía foram assimilando, foram se desenvolvendo neste aspecto. Durante e após a realização do jogo, foi possível perceber por meio dos testes aplicados, do comportamento e das opiniões dos alunos, que eles se interessaram pelo jogo, através do qual se familiarizaram com o tema mais facilmente, de uma forma prazerosa e estimulante, na medida em que podiam interagir com os diferentes grupos e com o professor como mediador.O jogo CHEMICAL BONDS teve seu objetivo concretizado, visto que sua função de ensino foi observada durante a aplicação, associando-se o jogo o aspecto lúdico, com o objetivo de desenvolver estratégias para o processo de ensino-aprendizagem de Química, facilitando, assim, a compreensão de conceitos complexos e estimulando a motivação, o raciocínio e a interação entre alunos e professor. O gráfico 1 apresenta a resposta dos alunos a cerca da aplicação do jogo CHEMICAL BONDS, em relação à dinâmica, aprendizagem,aproveitamento e se o jogo foi interessante. Foi aplicado a vinte alunos em uma sala de 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante, situada na cidade de Jacuípe estado Alagoas. Avaliando as respostas dos alunos fica claro que teve uma ótima aceitação por parte dos mesmos, que contribui de forma positiva para o melhor desempenho e motivação da turma. Logo, tendo em vistas os resultados positivo na aplicação da tarefa didática e na simplicidade para a sua confecção cabe aos professores a tarefa de tentar torna suas aulas mais dinâmicas e didáticas com a aplicação destas.

gráfico 1

Resposta dos alunos a cerca da aplicação do jogo CHEMICAL BONDS

figura 1

tabuleiro do jogo Chemical Bonds

Conclusões

A utilização de jogos didáticos relacionados a conteúdos de química vem sendo uma ferramenta importante a ser utilizada nas aulas de química. Pode contribuir, especialmente com a memorização de conteúdos além de melhorar a interação entre alunos e as relações entre alunos e professor. A partir dessas perspectivas, o jogo CHEMICAL BONDS pode ser utilizado como uma das ferramentas para subsidiar o ensino de ligações químicas, já que pode ser um estímulo para os estudantes e pode ser utilizado como forma de avaliação pelo professor.

Agradecimentos

Referências

1) OLIVEIRA, SILVA & FERREIRA, Desenvolvendo Jogos Didáticos Para o Ensino de Química.HOLOS, (2010) Ano 26, Vol.5.
2) CUNHA, M. B., Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula,Química nova na escola, Vol. 34, N° 2, MAIO 2012.
3) SOARES, M. H. F. B.; OKUMURA, F.; CAVALHEIRO, T. G. Proposta de um jogo didático para ensino do conceito de equilíbrio químico. Química Nova na Escola, n. 18, p. 13-17, 2003.
4) SOUZA & SILVA, Dados Orgânicos; Um Jogo Didático no Ensino de Química. HOLOS, (2012) Ano 28, Vol.3.

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