ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
da Costa, K.A.D. (UFPA/SEDUC-PA) ; Pinheiro, M.H.T. (UFPA) ; da Cunha, J.Y.C. (SEDUC-PA)
Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar, através da aplicação de questionários, as representações sociais do termo química de alunos ingressantes no curso técnico em informática PROEJA. Os resultados indicaram que o método aplicado é um excelente instrumento diagnostico e indicou a necessidade da contextualização na construção de um plano de ensino de química.
Palavras chaves
Química; representação social; PROEJA
Introdução
O PROEJA é uma modalidade de educação profissional que oferta o ensino médio atrelado a um curso técnico para pessoas que não concluíram seus estudos na idade adequada e, geralmente, apresentam um histórico de evasão no ensino médio EJA. O ensino de química nesta modalidade deve promover a contextualização do conhecimento teórico com o cotidiano discente, bem como promover a interdisciplinaridade com as disciplinas especificas do curso técnico. Para tal imperativos, o diagnóstico das Representações Sociais (RS) sobre química dos alunos, ou seja os conceitos, explicações e pensamentos construídos no seio do seu dia-a-dia e relacionamentos interpessoais, são de fundamental importância como ponto de partida para a construção de um plano de ensino. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é identificar as representações sociais do termo química de alunos ingressantes no curso técnico em informática PROEJA de uma escola tecnológica de Belém-PA.
Material e métodos
No primeiro dia de aula, antes da apresentação da disciplina, foi solicitado aos alunos que escrevessem 5 palavras, em ordem decrescente de prioridade, associadas ao que eles compreendiam sobre química. Para a análise das evocações (palavras citadas) foi aplicado o método de Vérgues (SÁ, 1996) que utiliza de maneira paralela a frequência de cada evocação e sua ordem média evocação (OME) como ferramenta para identificar os termos centrais, intermediários e periféricos da RS. Foram entrevistados 11 alunos, na faixa etária entre 18 e 54 anos, majoritariamente do sexo masculino (63,63%) e somente 36,37% do sexo feminino, todos desempenhando funções no mercado de trabalho, porém ingressaram no curso técnico PROEJA com o intuito de concluir o ensino médio e ascender profissionalmente em uma função melhor remunerada. A partir do exame da frequência e da OME das palavras evocadas pelos alunos foram agrupados os elementos centrais, intermediários e periféricos das representações sociais, sendo estes apresentados na Tabela 01.
Resultado e discussão
Os elementos centrais da RS indicam que para os estudantes entrevistados a
química é uma ciência que estuda as substâncias, suas misturas e seus efeitos
na saúde, que seu aprendizado exige a compreensão de fórmulas, das partículas
atômicas( prótons, nêutrons e elétrons) e a execução de cálculos matemáticos.
Percebe-se que centralidade das RS está associada majoritariamente ao
conhecimento formal (escolar) da química, com poucas nuances de elementos do
cotidiano (posicionados como elementos intermediários e periféricos).
(PEREIRA, 2012)
Conclusões
A análise das representações sociais apresentou-se como um excelente instrumento diagnostico da percepção dos alunos entrevistados sobre química. Os resultados indicaram a necessidade da construção de um plano de ensino que promova a interação do conhecimento teórico com a realidade cotidiana dos discentes.
Agradecimentos
Aos estudantes e direção da escola pela colaboração no trabalho.
Referências
PEREIRA, C. S. Um estudo sobre as representações sociais sobre química de estudantes do ensino médio da educação de jovens e adultos paulistana. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.
SÁ, C. P. Núcleo das Representações Sociais. São Paulo: Vozes, 1996.