Avaliação do uso da abordagem CTSA no conteúdo de Polímeros na disciplina de Química em escolas de Ensino Médio na cidade de Anápolis/GO

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, K.T. (UEG-CCET) ; Araújo, C.S.T. (UEG-CCET) ; Sales, C.S. (UEG-CCET) ; Fernandes, A.S. (UEG-CCET)

Resumo

A química é uma disciplina curricular que deve levar o aluno à compreensão dos fenômenos vivenciados em seu cotidiano. O conteúdo de polímeros tem sido ministrado com intuito de compreender quais as substâncias que dão origem, sua utilidade e o descarte. O ensino pautado do enfoque CTSA propõe uma abordagem contextualizada em uma perspectiva crítica. Nosso objetivo foi verificar quais as metodologias utilizadas nas aulas de polímeros. Observamos que a minoria dos professores utiliza-se de métodos diferenciados e que a maioria apenas faz o uso de aulas expositivas dialogada. Concluímos que o uso de metodologias diferenciadas e a abordagem CTSA nas aulas de química são de extrema importância para uma melhor compreensão do conteúdo e formação crítica dos sujeitos.

Palavras chaves

Ensino; Polímeros; Enfoque CTSA

Introdução

A Química como disciplina deve estimular o aluno a ser um cidadão transformador na sociedade em que vive em três frentes: significado prático, ajudar a desenvolver a crítica pessoal dos alunos quanto às notícias que surgem na mídia, e modificar a visão de mundo deles (HOLMAN e HUNT, 2002; MEC/SEMTEC, 1999). Atualmente, o ambiente que vivemos vem sofrendo agressões de diversas formas, uma delas é o acúmulo de materiais plásticos que demoram muito a se decompor. Esses materiais, que podem se originar de matéria-prima natural ou sintética, pertence à classe dos polímeros. Os polímeros são macromoléculas constituídas de várias subunidades que se repetem continuamente, denominadas monômeros (MANO e MENDES, 1999). Ensinar polímeros, em especial plásticos, requer que o professor, saiba articular o ensino e aprendizagem ao enfoque Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA), onde se propõe uma abordagem contextualizada no ensino em uma perspectiva crítica. Portanto, enfatizam-se conteúdos socialmente relevantes e processos de discussões coletivas de temas e problemas de significado e importância reais, buscando-se promover o desenvolvimento de competências e habilidades que sirvam para o julgamento prático e a tomada de atitudes, características de uma formação cidadã. (NASCIMENTO et al, 2010). Observando o município de Anápolis-GO, verificamos a grande quantidade de materiais plásticos descartados de forma inconsciente nas ruas e margem de córrego que banha a cidade. Desta forma, torna-se relevante conhecer como o assunto está sendo abordado em sala de aula. Onde intuito deste trabalho foi observar se os conteúdos de polímeros são ministrados com abordagem CTSA, e verificar produção e os benefícios e impactos de utilização dos plásticos pelo homem são abordados em sala.

Material e métodos

A pesquisa em questão foi de cunho qualitativo, visando compreender os fatores que permeiam o ensino-aprendizagem, em que pese o conteúdo de polímeros e mais especificamente, se há uma abordagem que utiliza o enfoque CTSA quanto ao ensino desse conteúdo. Para isso, foram escolhidas quatro escolas públicas estaduais, do município de Anápolis-GO, nas quais acontecem atividades do estágio supervisionado, da Universidade Estadual de Goiás-UEG. Foi realizado um questionário aberto, semi estruturado com vinte uma questões, com professores efetivos e em quadro temporário, da disciplina Química, do Ensino Médio. O trabalho foi desenvolvido em quatro escolas, uma da região norte, outra sul, leste e centro, com o objetivo de não polarizar para nenhum dos setores. Para a região norte, chamaremos Colégio A, que se localiza no bairro Recanto do Sol, para a região sul, de Colégio B que se localiza no bairro Calixtópolis, para a região central de Colégio C, que se localiza no bairro Jardim Goiano e para a região leste de Colégio D, que se localiza no Bairro de Lourdes. Esse quarteamento teve por objetivo observar se conteúdos de polímeros, mais precisamente, a produção, benefícios e impactos de utilização dos plásticos pelo homem eram abordados em sala de aula, e quais recursos didáticos e metodológicos os professores usavam em suas aulas. Para melhor interpretação dos dados obtidos, nos questionários, foram construídos gráficos com auxilio do programa Microsoft Excel (2007).

Resultado e discussão

Os dados da Figura 1 correspondem a dados coletados do questionário realizado junto aos professores das escolas entrevistadas. No eixo X está o número das questões realizadas aos professores. E no eixo Y as alternativas a, b, c, d. marcadas pelos professores. O questionário está na figura 2. Verificamos que, todos os professores possuem formação na área de Licenciatura em Química, pela Universidade Estadual de Goiás-UEG especialização na área de ensino, sendo que apenas um, a possui, em nível de Mestrado na área tecnológica. Todos os professores pertencem ao quadro efetivo de funcionários da rede estadual de ensino. Segundo Alvarado-Prada, Freitas e Freitas (2010), a formação continuada é de extrema importância para um ensino e aprendizagem de qualidade, pois os professores buscam novos conhecimentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento profissional e a transformação de suas praticas pedagógicas. Com relação ao conteúdo de polímeros, verificamos que todos os professores trabalham com essa matéria, embora alguns relataram passar apenas um trabalho referente a temática, devido ao curto tempo das aulas e pelo fato desta constar apenas no final do terceiro bimestre, da terceira série, do ensino médio, segundo currículo referencia da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte, SEDUCE-GO. Isto colabora para a não priorização dos conteúdos, que por ser deixado por último e devido a carga horária pequena, não é possível contemplar muitos detalhes. Verificamos que a maioria dos professores entrevistados não obteve formação sobre enfoque CTSA, ou desconhecem o termo, embora trabalhe de alguma forma a contextualização. Pois segundo Santos e Schnetzler, (2010), o movimento CTSA no campo educacional surgiu a partir da década de noventa.

Figura 1

Gráficos do questionário realizado com professores de química das escolas.(a)perfil dos professores; (b)Colégio A;(c)Colégio B(d)Colégio C;(e)Colégio D

Figura 2

Questionário realizado junto aos professores.

Conclusões

Por mais que os professores buscam abordar o conteúdo de Polímeros utilizando- se de metodologias variadas para que os alunos sintam motivados e compreendam os conteúdos ensinados eles não fazem uso da abordagem por meio do enfoque CTSA, mas sim a contextualização. Pois os mesmos não obtiveram formação sobre o enfoque CTSA. Visto que é de extrema importância contextualizar pois a mesma levará a formação de uma aluno cidadão capaz de refletir, compreende e agir sobre a sociedade que está em sua volta.

Agradecimentos

Universidade Estadual de Goiás-UEG

Referências

ALVARADO-PRADA, L. E.; FREITAS, T. C.; FREITAS, C. A. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago. 2010. Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189114449009>.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências Matemáticas e da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, v. 3, 1999.
HOLMAN, J. e HUNT, A. What does it mean to be chemically literate? Educ. Chem., v. 39, n. 1, p. 12-14, 2002
MANO, E. B.; MENDES, L. C. Introdução a Polímeros. 2 ed. São Paulo: Edgard Blücher, p. 208, 1999.
NASCIMENTO, V. R.; SANTOS, D. G.; SILVA, M.; SANTOS, R. S.; NUNES, S. M. T. Contextualizando o Conhecimento Químico através do tema Chuva Ácida: uma abordagem CTSA. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Disponível em: < http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R1095-1.pdf>
SANTOS, W. L. P; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. 4ª edição. Ed. Unijuí, 2010.

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