ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Lima da Silva, A. (UFGD) ; Santos Pereira, A. (UFGD) ; Valenzuela Pinheiro, E. (UFGD) ; Santos Teixeira, B. (UFGD)
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade realizada com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Dourados/MS realizada em quatro aulas de 50 minutos, por meio de uma sequência de atividades. Foi possível observar que a maioria dos alunos assimilaram a importância da química para a fabricação dos perfumes e para a preservação ambiental, pois “com a química foi possível produzir em laboratório substâncias sintéticas e não desmatar a natureza e com isso fica mais barato’’, levantando também a discussão sobre a economia, na qual a química possibilitou uma diminuição do preço dos perfumes. O tema contribuiu para debates, o que proporcionou um ambiente favorável a aprendizagem de diversos conceitos químicos e fatores que tangem a abordagem CTSA.
Palavras chaves
Perfumes; Aromas; CTSA
Introdução
A história da Antiguidade revela que os materiais relacionados à perfumaria serviam a fins religiosos, bem como ao embelezamento e à alimentação, além de serem empregados para tratamento da saúde (REZENDE, 2011). Os perfumes são extremamente apreciados pelas pessoas e se tornaram cada vez mais utilizados com o passar dos anos, o que colaborou para a sua produção em larga escala. Dentro desse contexto, a química se faz presente, na extração da essência, na produção e até na reação do perfume na superfície da pele. A Química contribuiu com a possibilidade de produzir substâncias no laboratório, em qualquer quantidade, e não mais depender diretamente da extração de fontes naturais, o que contribuiu para abrir um grande campo à indústria da perfumaria (REZENDE, 2011). Estes fatores contribuem para elaborar uma proposta de ensino com o enfoque CTSA, que aborda conceitos de ciência, tecnologia e a sua relação com sociedade em diversos setores, tais como econômico e social. Além disso, tais discussões cria um ambiente para que o aluno possa formar opinião e tomar decisões perante situações do cotidiano. Dessa forma, o tema perfumes e aromas é uma alternativa para trabalhar alguns conceitos de química na sala de aula. A atividade proposta neste trabalho tem um caráter motivacional que incentiva a aprendizagem a partir de temas comuns, além disso, aborda o estudo científico de situações, fatos ou fenômenos, como o estudo de questões sociais para o desenvolvimento de atitudes e valores (WARTHA, 2013).
Material e métodos
A atividade foi realizada com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Dourados/MS e contou com a participação dos bolsistas do programa PIBID de Química da UFGD e foi realizada em quatro aulas de 50 minutos, como descrita a seguir. Aula 01 – Química e Sociedade: Esta aula contou com frascos de perfumes, como forma de associar os perfumes com a disciplina de química. Foi trabalhado a definição de perfumes, seus principais componentes, sua história, como a química teve um papel crucial para a queda dos preços dos perfumes, como o cérebro identifica um determinado aroma e como isso está relacionado a lembranças, sensações, momentos ou pessoas. Aula 02 - Química e a Tecnologia: Nesta a aula foi trabalhado técnicas de produção do perfume, destilação a vapor, hidrodestilação, solvente, CO2 hipercrítico, prensagem a frio, turbodestilação e euflerage. Em um segundo momento foi apresentado aos alunos a definição de óleos essenciais, de onde são extraídos, trabalhando também, aspectos relacionados ao meio ambiente. Aula 03 - Química e conceitos científicos: Na terceira aula foi apresentado o conteúdo químico relacionados com o tema. Os conceitos trabalhados foram, solubilidade e como essa estava relacionada com a produção dos perfumes, apresentando a influência da polaridade, soluto, solvente, solução, solução saturada, insaturada e supersaturada, e cálculos de concentração comum, ao tema perfumes e aromas. Aula 04 - Com o objetivo de observar a assimilação dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado, foi realizada a resolução de exercícios que relacionou a produção dos perfumes, qual a importância e como a química está envolvida nesse processo.
Resultado e discussão
Durante as aulas os alunos foram estimulados a manifestarem opiniões sobre a
presença dos frascos de perfumes, com a química e os nossos sentidos. Alguns
alunos citaram exemplos de casa, como cheiro de arroz, mas ainda assim não
conseguiram identificar como a química estava presente neste contexto.
Quando foram convidados a responder de qual forma a química está relacionada
a produção de perfumes, demonstraram argumentos variados. Alguns alunos (3)
apontaram que a química atua também no setor econômico, pois está
relacionada a Fabricação, queda de preços dos perfumes e fácil acesso a
matérias primas. Uma outra menção feita por um aluno foi em relação ao meio
ambiente, pois a partir do momento em que a química começou a sintetizar
substâncias em laboratório, foi possível preservar algumas plantas. Técnicas
de laboratório foram as menções citadas por alguns alunos (3), que
mencionaram síntese, extração de óleos e a técnica de destilação como forma
de aplicação da tecnologia devido aos avanços da ciência. Em relação aos
conceitos químicos envolvidos, alguns alunos (5) apontaram os conceitos de
solubilidade, miscibilidade, solventes, solução e mistura. Componentes do
perfume, como óleos essenciais, álcool e fragrância também foram citadas
pelos alunos (3).
Foi possível observar que a maioria dos alunos assimilaram a importância da
química para a fabricação dos perfumes. Outro ponto ressaltado, foi a
preservação ambiental, pois relataram “com a química foi possível produzir
em laboratório substâncias sintéticas e não desmatar a natureza e com isso
fica mais barato’’, destaca uma das alunas, levantando também a discussão
sobre a economia, na qual a química possibilitou uma diminuição do preço dos
perfumes, como havia sido discutido durante as aulas.
Conclusões
Por meio da participação dos alunos durante a atividade, bem como a análise das listas de exercícios aplicadas, foi possível observar que os alunos compreenderam a importância e a contribuição da química para a produção de perfumes. Além disso o tema contribuiu para debates em sala de aula o que proporcionou um ambiente favorável a aprendizagem de diversos conceitos químicos e fatores que tangem a abordagem CTSA. O ambiente criado em sala de aula colocou os alunos em uma postura de reflexão a respeito de aspectos relacionados a importância da ciência para o desenvolvimento da sociedade.
Agradecimentos
Ao Prof. Ademir S. Pereira da UFGD, orientador da atividade, a escola parceira do PIBID de Química e a CAPES.
Referências
REZENDE, C. M.; Há algo no ar: a química e os perfumes. Ciência Hoje, 283, 2011, 27-31. 02.
WARTHA E. J. SILVA E. L. BEJARANO N. R. R. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química nova na escola, maio de 2013.