ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Rufino Freitas, J.R. (UFRPE) ; Rufino Freitas, J.C. (UFCG) ; Pereira Rufino de Freitas, L.M. (UFCG)
Resumo
Partindo das concepções de Bakhtin e inserindo-as no quadro mais amplo dos estudos discursivos, este trabalho analisa os elementos dos gêneros de discurso encontrado em textos de livros didáticos de Química. Foram analisados doze livros de Química, destinados a estudantes da 1a série do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. Três livros foram recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2012 e escolhidos por um número expressivo de professores da rede pública. O conteúdo objeto do estudo foi Ligações Químicas. Foi possível identificar recapitulações, chamadas e metáforas (elementos do gênero didático); descrição, classificação, explicação e definição (elementos do gênero científico). O uso de metáforas foi predominante no livro H.
Palavras chaves
Gênero de Discurso; Livro Didático; Ligação Química
Introdução
De acordo com os PCN+ (BRASIL, 2002, p. 136), possivelmente não existem livros didáticos e laboratórios didáticos “perfeitamente adequados” ou ideais que possam ser “adotados” para percursos tão variados, capazes de atender a cada realidade escolar nesse contexto de reforma. Até por isso, seria altamente recomendável que cada escola produzisse novos materiais, com improvisações, com elementos de baixo custo e, o que é mais fundamental, com a contribuição da comunidade escolar, especialmente dos alunos. Além disso, o livro didático de Química, como fonte de informação, contém tabelas, constantes e referências para o professor, tornando-se um facilitador do seu trabalho ao conter textos, leituras, sugestões de experimentos, sugestões de bibliografias, questões de processos seletivos e do ENEM, além de outros recursos de acesso imediato. Para Bakhtin (2006), o homem é um ser sócio- histórico e a análise da linguagem não pode ser desconexa do sujeito. Nesse sentido, a língua pode se apresentar na forma de enunciados orais e escritos, e conforme Bakhtin, “cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, chamados de gêneros do discurso”. (BAKHTIN, 2006, p. 261). Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi analisar os elementos de gêneros de discurso encontrados em textos de livros didáticos de Química, destinado a estudantes da primeira série do ensino médio. A nossa hipótese principal é que os textos sobre Ligações Químicas constituem-se em um gênero de discurso distinto, construído a partir de elementos dos gêneros de discurso científico, didático e cotidiano.
Material e métodos
Para a realização desta pesquisa, foram escolhidas 12 coleções de livros- texto de Química. Dentre os livros, seis deles foram de volume único e três foram recomendados pelo Ministério de Educação – MEC. Consideramos que os livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2012 – constituem uma amostra significativa e abrangente da produção editorial, e são amplamente utilizados nas escolas públicas. Ao longo deste trabalho, os livros analisadas serão designados pelas letras A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K e L com o propósito de facilitar a leitura. Após escolha do livro, a etapa seguinte, consistiu em escolher o conteúdo a ser objeto de estudo, no nosso caso, Ligações Químicas. A escolha deste conteúdo se deu devido a dificuldade, que os estudantes tem na assimilação do mesmo e por se tratar de conceitos centrais de Química, mas, ao mesmo tempo, fazer interfase com a Biologia e a Física. Neste trabalho, a metodologia proposta tem como unidade de análise o período. Por outro lado, um período pode conter um único enunciado, mais de um enunciado ou, mesmo, parte de um enunciado. Cada período foi submetido à análise e atribuído a uma ou mais das categorias escolhidas, ou seja, elementos do gênero de discurso didático, elementos do gênero de discurso cotidiano e elementos do gênero de discurso científico.
Resultado e discussão
Entre os diversos elementos que constituem o gênero de discurso didático,
destacam-se nesta análise dos textos sobre ligações químicas, as
recapitulações e as metáforas – figuras de linguagem. As recapitulações têm
papel de destaque na atividade didática, associando aspectos do conhecimento
científico tratados no presente a conhecimentos produzidos anteriormente. As
recapitulações, muitas vezes, fornecem o contexto necessário ao entendimento
do que será introduzido como conhecimento novo, por exemplos: Livro A: “Já
vimos que as ligações químicas...” Livro B: “Como decorrência do que
estudamos no capítulo 7...”Podemos perceber que em quase 90% dos capítulos
de todos os livros analisados existem recapitulações. Com relação as
metáforas pode-se também observar em alguns textos de diferentes livros a
presença da mesma. Extraímos alguns exemplos de metáfora, os quais
sublinhamos para facilitar a sua identificação nos trechos. Como exemplos,
podemos citar: Livro A: “ Qual ligação é mais forte?...”; Livro B: “Nas
substâncias iônicas, o que segura os íons na estrutura...”, Livro C: “Na
disputa entre os metais...” Livro H: “Trocam elétrons entre si ou usam
elétrons em parceria...”O uso de linguagem metafórica em textos de livro
didático de Química facilita a transferência de um domínio conceitual
desconhecido do aluno para um outro que lhe é mais familiar. No ambiente
escolar, a metáfora é vista como um importante recurso didático. A tabela 1
sumariza todos os gêneros de discurso- didáticos, científicos e cotidiano-
nos textos sobre ligações químicas encontrados nos livros textos de Química
destinados a estudantes do Ensino Médio.
Frequência de aparecimentos dos elementos dos gêneros discursivos nos livros analisados.
Conclusões
Dentre os diversos elementos que constituem o gênero de discurso didático presentes nos doze livros de química analisados, as recapitulações e as metáforas são as que estão mais presentes. Tendo as recapitulações, um papel de destaque na atividade didática, pois busca associar o conhecimento científico hoje construído com os produzidos anteriormente. Podemos perceber que em todos os livros analisados existem recapitulações. Contudo convém destacar outros gêneros com menor frequência, tais como as chamadas,no discurso didático; e as definições e, classificações no gênero de discurso científico.
Agradecimentos
DQ/UFRPE
Referências
BRASIL. PCN +: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 2002, p. 136.
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2006, 203p.