Ações dos docentes formadores e licenciandos visando à divulgação dos Cursos de Graduação em Química da UFAM

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Souza, K.S. (UFAM) ; Farias, S.A. (UFAM) ; Monteiro, G.J.R. (UFAM) ; Reis, R.A.S. (UFAM) ; Barros, A.H.O. (UFAM) ; Cruz, L.P. (UFAM) ; Macedo, F.P. (UFAM) ; Souza, M.S. (UFAM) ; Souza, T.B. (UFAM) ; Almeida, L.C. (UFAM)

Resumo

Este projeto teve por objetivo apresentar os conhecimentos químicos para os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de Manaus por meio de uma abordagem informativa, experimental e baseada em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Nas atividades desenvolvidas elaborou-se folders explicativos que abordaram sobre o funcionamento dos cursos de química da UFAM (Licenciatura e Bacharelado),foram realizadas palestras utilizando vídeos e exposição de experimentos, de maneira a despertar o interesse e curiosidade dos alunos pela Ciência Química. O projeto proporcionou aos licenciandos em Química vivência de atividades que valorizem a sua formação e, que proporcionem a reflexão acerca da sua profissão e compreensão para a necessidade de alfabetizar cientificamente o indivíduo.

Palavras chaves

Ensino Médio; Manaus; Estudantes

Introdução

Este texto consiste num trabalho de extensão desenvolvido em Escolas públicas da cidade de Manaus, com o intuito de divulgar e despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio pelos Cursos de Graduação em Química – Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os principais motivos que impulsionaram o trabalho foram à baixa procura dos alunos do ensino médio pelos Cursos de Química nos processos seletivos de acesso a Universidade, a alta evasão dos graduandos de Química no decorrer do curso, o baixo rendimento dos alunos em Química no ensino médio público de Manaus e a alta defasagem dos profissionais de Química no mercado de trabalho, principalmente no Amazonas onde em 2006, apenas 10% dos professores, que atuavam no ensino de Química na Educação Básica possuíam formação específica na área (FARIAS e FERREIRA, 2008). Assim, de acordo com Zucco (2007), a produção industrial e a qualificação da força de trabalho são à base da riqueza de qualquer nação, objetivou-se esclarecer aos jovens que a formação profissional na área de Química pode proporcionar um leque de opções para atuação destes profissionais no mercado, como: indústria, pesquisa, educação, perícia criminal, órgãos ambientais, entre outros. Os conhecimentos químicos foram apresentados aos estudantes por meio de uma abordagem informativa, experimental e baseada em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), destacando o papel do profissional da Química dentro da sociedade e as relações do conhecimento químico com o contexto cultural, socioeconômico e político. A abordagem de ensino CTSA mostra a importância dos conhecimentos químicos e a presença destes no cotidiano, o seu desenvolvimento ao longo da história, mostrando avanços e retrocessos.

Material e métodos

No desenvolvimento do projeto foi elaborado um folder contendo as seguintes informações: breve histórico sobre os cursos; horário de funcionamento dos cursos; número de vagas; tempo de integralização da carga horária total dos cursos; competências e habilidades dos Licenciados e dos Bacharéis; áreas de atuação do profissional de química, além deste, foi elaborada uma palestra informativa, utilizando recursos audiovisuais visando apresentar o conhecimento químico, considerando as inter-relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente para um desenvolvimento sustentável com responsabilidade social, nela continha de modo detalhado informações sobre a profissão de químico e os diversos segmentos de atuação profissional no mercado de trabalho, bem como, suas atribuições mediante o Conselho Federal de Química, aproveitando o momento para sanar dúvidas dos alunos em relação aos cursos de química. Outra atividade realizada pelos discentes dos cursos de Licenciatura em Química foi a amostra de experimentos. Com experimentos que possibilitaram a compreensão da profissão do químico e a compreensão de fenômenos explicados pelos conhecimentos químicos. Por fim, uma atividade que tem um aspecto formativo importante para o licenciando foi a elaboração de um questionário para a verificação dos objetivos do projeto, bem como, a satisfação da comunidade escolar em participar das atividades do projeto, utilizando-se análise de conteúdo na organização dos resultados.

Resultado e discussão

Participaram deste trabalho 295 estudantes das três séries do Ensino Médio, de cinco escolas públicas estaduais da cidade de Manaus. Da coleta de dados destacamos as perguntas “Você faria o curso de Química?” e “O projeto mudou sua visão sobre a química?”. A primeira questão era o foco principal do trabalho, despertar o interesse dos alunos em cursar química na UFAM, esclarecendo possíveis dúvidas. Como resultado 117 dos alunos afirmaram que fariam sim o curso de química, que é um número significativo frente as 108 vagas que ofertamos anualmente nos cursos de licenciatura e bacharelado. Os indecisos totalizaram 138, 34 afirmaram que não fariam, 4 nunca fariam e 2 deixaram em branco a questão. Em relação à segunda questão, 235 alunos afirmaram que o projeto mudou sua visão em relação a química e sanou algumas dúvidas em relação a profissão, 31 se disseram indiferentes, 24 não esclareceram suas dúvidas e 5 deixaram a questão em branco. A Figura 01 expressa em termos percentuais os resultados das duas questões. Os alunos participantes também foram indagados sobre os motivos do seu interesse pela Química e as respostas dos alunos foram organizadas em cinco categorias conforme a Tabela 01 abaixo. É importante mencionar que algumas das respostas dos alunos enquadram-se em mais de uma categoria.

Figura 01

Gráfico percentual relacionado os objetivos do projeto

Tabela 01

Categorias relacionadas para expressar o interesse dos alunos pela Química.

Conclusões

Os objetivos do trabalho foram alcançados e mostraram que é necessário diminuir a distância entre o ensino médio e o superior a fim de contribuir para o crescimento das ciências. Algumas Escolas Públicas de Manaus tem solicitado a visita do projeto e a resposta dos alunos das escolas e dos licenciandos em desenvolver as atividades tem sido muito positiva. Acredita-se que os esclarecimentos sobre a profissão de químico e sobre os cursos de licenciatura e bacharelado na UFAM, despertaram o interesse dos alunos pelos cursos de química de um modo geral.

Agradecimentos

Aos Gestores, Professores de Química e Estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de Manaus. Pró-Reitoria de Extensão (Proexti). Programa de Atividade Curricular (

Referências

FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. A formação de professores de Química frente às demandas do Ensino Médio no Amazonas. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 14, 2009, Curitiba, PR. Resumos... Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2008.
2 ZUCCO, C. Graduação em Química: avaliação, perspectivas e desafios. Química Nova, v. 30, n. 6, 2007, p. 1429-1434.

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