ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Pedrosa, M.C.G. (IFRJ) ; Messeder, J.C. (IFRJ)
Resumo
Os aportes teóricos do trabalho seguiram os estudos de Morán (2000), e de Arroio e Giordan (2006), que corroboram que o uso de vídeos pode levar imagens de forma rápida para que o aluno possa relacionar teoria e prática de modo visual. O objetivo principal da pesquisa foi a produção de um recurso digital – Polímeros: Uma Coletânea Didática de Vídeos – que é composto por diferentes tipos de vídeos e propostas de utilização dentro da temática Polímeros, direcionado para o nível técnico. Este recurso apresenta dicas de utilização de cada vídeo para os professores, visando uma boa utilização em sala de aula. Além disso, apresenta a vantagem de ser acessível à grande maioria das escolas, já que para a exibição não são necessários muitos equipamentos além de uma televisão e um aparelho de DVD.
Palavras chaves
curso técnico em plástico; recurso digital; polímeros
Introdução
Nas atividades voltadas para o Ensino de Ciências, Arroio & Giordan (2006), apresentam que os recursos audiovisuais, especificamente os vídeos, possibilitam a introdução de novos assuntos, além de motivação por temas atuais e, até mesmo, a simulações de experimentos perigosos ou inviáveis numa ótica econômica. Segundo Morán (2000), “aprendemos mais, quando estabelecemos pontes entre a reflexão e a ação, entre a experiência e a conceituação, entre a teoria e a prática: quando uma completa a outra.” O uso de vídeos em sala de aula pode parecer uma prática simples, porém muitas dúvidas podem surgir de como proceder de forma adequada durante a aplicação desses recursos nas aulas de química. O foco de interesse desse trabalho foi o Curso Técnico em Plásticos Concomitante/Subsequente, oferecido pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (campus Duque de Caxias). A falta de conhecimento da população pelo termo polímeros dificulta até mesmo a escolha dos alunos do último ano do ensino fundamental pelo curso de Técnico em Plásticos. Muitos estudantes ingressam no curso técnico somente por ser em uma instituição pública, porém não sabem ao certo o que será estudado durante o curso ou ainda desconhecem como serão inseridos no mercado de trabalho. O principal objetivo dessa pesquisa foi produzir um material didático digital que possa ser usado no supracitado curso técnico, e em outros afins. A partir de uma seleção e avaliação de vídeos disponíveis na internet, foram reunidos, numa coletânea, vídeos que se relacionam diretamente as disciplinas ministradas pelos docentes no curso Técnico em Polímeros. A proposta se compatibiliza a outros recursos didáticos que são utilizados e estão disponíveis aos professores, na busca de um direcionamento e melhor aproveitamento das tecnologias.
Material e métodos
Carini e colaboradores (2008) adjetivam o YouTube como suporte eletrônico amplamente utilizado atualmente. Ainda afirmam que nos dias atuais é “impensável ignorar o poder, o alcance e as possibilidades de novos artefatos digitais, bem como sua instantânea sedução de crianças, jovens e adultos.” O trabalho aqui apresentado pode ser abreviado em três etapas principais: seleção dos vídeos no YouTube, a escrita das dicas de utilização e a montagem do DVD. Na etapa de seleção dos vídeos foi realizada uma busca através de palavras-chaves, como por exemplo: “polímeros”, “polymers”, “injeção sopro”, dentre outras. As características procuradas nos vídeos eram: alta qualidade do som, alta qualidade das imagens e adequação do conteúdo ao nível técnico. Todos os vídeos escolhidos não sofreram nenhuma modificação em seu conteúdo e/ou formato. Na montagem do DVD foram feitas a gravação dos vídeos com suas respectivas dicas de utilização, a arte da capa, da mídia do DVD e do menu. O DVD é composto por dez vídeos, sendo a ordem dos vídeos, seus respectivos nomes e a duração são indicados na Tabela 1. A duração total do DVD é de vinte seis minutos e cinquenta e oito segundos. As dicas elaboradas para utilização para cada vídeo tiveram o objetivo de facilitar o uso desses recursos em sala de aula. “... a tecnologia sozinha não garante a formação da educação. É preciso haver intercâmbio.” (PARCIANELLO & KONZEN, 2015) Estas mídias foram baixadas do site You Tube pelo programa gratuito iLivid Download Manager instalado no sistema operacional Windows 7 Ultimate. E gravados em formato de DVD através do programa DVD Creator Pro Burn Versão 3.5.9 instalado no sistema Mac OS X Yosemite versão 10.10.1. O material didático produzido foi denominado: Polímeros: Uma Coletânea Didática de Vídeos.
Resultado e discussão
Para esse trabalho foram trazidas as discussões propostas para a utilização de um
dos vídeos contidos no DVD: “A polimerização interfacial para obtenção de Nylon”.
(Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=iVp4cmEhjE4. Acesso em: 04/julho/2015).
Direcionado à disciplina oferecida pelo curso técnico em Plásticos no IFRJ: Ciência
e Análise de Materiais Poliméricos. O vídeo com experimentos é um recurso visual de
grande importância desde que este esteja inserido em um contexto significativo e
direcionado aos objetivos de ensino. Dicas de utilização: Este recurso pode ser
trabalhado como um vídeo apoio, no qual as imagens são utilizadas para ilustrar a
linguagem verbal. Para este tipo de utilização é necessário que a explicação sobre o
conteúdo que seja anterior ao vídeo. Outro ponto é a contextualização histórica com
a descoberta das poliamidas por Wallace Hume Carothers, que foi o primeiro a
polimerizar inúmeras poliamidas e também descobriu o material neoprene. Caso
necessário, repita o início da polimerização e pare o vídeo a fim de mostrar a
interface entre os reagentes, momentos de grande importância na mídia. Atentar para
o fato que é mostrado um experimento em escala laboratorial. Proponha pesquisas que
englobem o tema, como por exemplo, outros polímeros que são obtidos por esse tipo de
reação de polimerização, como se dá a escala industrial para a produção de nylon, os
diversos tipos de nylon e qual é o nylon produzido no vídeo, mecanismos de reação e
as regras de nomenclatura comercial do nylon (ex.: nylon 6,6; nylon 6,10). Também é
possível utilizar este vídeo numa etapa de avaliação. Pode-se, por exemplo, após
abordagem de todo o conteúdo teórico sobre de tipos de polimerização, exibir o vídeo
e realizar questionamentos com os alunos sobre o tipo de polimerização.
Coletânea dos vídeos reunidos no DVD: nomes e tempo de duração.
Conclusões
Cópias do DVD “Polímeros: Uma Coletânea Didática de Vídeos” estão sendo entregues para os professores do IFRJ, em busca da divulgação e possível uso do material. O uso de vídeos sobre tecnologias de polímeros pode despertar um maior interesse e a atenção dos alunos à Ciência dos Plásticos, assim como, a motivação promovida pelo recurso elaborado também pode auxiliar o docente na problematização dos conteúdos abordados no curso, gerando discussões necessárias à compreensão dos aspectos tecnológicos que dificilmente podem ser contemplados apenas pelo livro didático e/ou aulas expositivas.
Agradecimentos
Ao IFRJ/Nilópolis por fomentar financeiramente o projeto de pesquisa que foi desenvolvido.
Referências
ARROIO, A.; GIORDAN, M. O Vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino. Química Nova na Escola - Educação em Química e Multimídia. n. 24, Novembro, 2006.
CARINI, A.; MACAGNAN, M. J. P.; KURTZ, F. D. Internet e ensino de línguas: uma proposta de atividade utilizando vídeo disponibilizado pelo YouTube®. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.11, n.2, p.469-485, jul./dez. 2008.
MORÁN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas : Papirus, 2000.
PARCIANELLO, L.; KONZEN, P. C. Docência no ensino superior: o uso das novas tecnologias na formação de professores na licenciatura. Disponível em: <http://www.arcos.org.br/artigos/docencia-no-ensino-superior-o-uso-das-novas-tecnologias-na-formacao-de-professores-na-licenciatura/>. Acesso em: 11 de julho de 2015.