A QUÍMICA NEGATIVA DOS PRODUTOS COSMÉTICOS

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Fé, B.S.M. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Sales, A.L.C. (PROFESSOR IFPI- CAMPUS PICOS) ; Lima, M.J. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Silva, M.P. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Carvalho, J.A. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Araújo, J.L. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Luz, M.M. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Leal, J.S. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Sousa, A.H.R. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Sousa, T.S. (PROFESSORA IFPI CAMPUS PICOS)

Resumo

Ao se falar em produtos de beleza os efeitos podem ir além de superficiais. A indústria cosmética investe em produtos químicos que podem causar danos enorme a saúde de quem os usa. Este trabalho tem como objetivo principal alertar ao alunado os riscos que estes produtos podem causar a sua saúde.

Palavras chaves

Química; Ensino; Cosmético

Introdução

O interesse pelos cosméticos vem desde a Grécia antiga onde óleos e essências eram utilizadas em banhos que tinham a função de proporcionar conforto, asseio corporal e pureza espiritual. Ao longo da história, a concepção de limpeza se transformou conforme o contexto social, o clima, a religiosidade e os costumes de cada época e os produtos de higiene foram se incorporando ao cotidiano conforme a evolução histórica de asseio (FRANQUILINO, 2009). O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China. Além disso,é o primeiro mercado em desodorante, sexto consumidor mundial de maquiagens e o segundo consumidor mundial de sabonetes per capita (GALEMBECH, 2009). Desde um simples batom até loções para shampoos e cremes de barbear, a indústria de cosméticos usa milhares de substâncias químicas em seus produtos, que podem ser nocivas a saúde e também ao meio ambiente, como por exemplo ftalatos, parabenos, formaldeído, triclosan, chumbo, aluminío, entre outros. Os ftalatos são um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico, e são encontrados em cosméticos como esmalte de unha e na fragrância sintética de perfumes, e têm sido incriminados como interferentes da função reprodutora masculina (SHATHYANARAYANA et al., 2008). Os parabenos são utilizados como conservante e agente antimicrobiano em cremes, loções, pomadas e desodorantes e estudos científicos comprovam que estas substâncias são mimetizadores do estrogênio e podem causar câncer de mama e puberdade precoce, ao lado de fenômenos como trombose e embolia (OKUBO et al., 2001). O triclosan é usado em sabões antib

Material e métodos

Para desenvolver o presente estudo inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico buscando-se obter uma abordagem geral, histórica e todo o conhecimento científico sobre o assunto a ser abordado. Foram utilizados livros, artigos de periódicos e a internet como fonte de pesquisa. A pesquisa desenvolveu-se na escola estadual Desembargador Vidal de Freitas localizada na cidade de Picos-PI. Os sujeitos da pesquisa compõem uma turma, formada por trinta estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio, onde parte destes é bolsista do PIBID. Na ocasião foi ministrada uma aula expositiva com o uso do Datashow mostrando o alunado as formulações, substâncias químicas e utilização dos cosméticos e produtos de higiene pessoal. Na aula os alunos também foram alertados do uso indiscriminado destes produtos bem como os malefícios causados a saúde e ao meio ambiente. O conteúdo foi abordado na aula de química orgânica, onde de acordo com o conteúdo básico comum de química, o aluno do terceiro ano deve ser capaz de reconhecer as substâncias orgânicas, diferenciar as principais funções orgânicas e também indicar algumas características físicas e químicas dos diferentes grupos funcionais. Como método avaliativo foi elaborado um questionário contendo as seguintes perguntas: Você faz o uso constante de cosméticos e produtos de higiene?; É do seu conhecimento que tanto os cosméticos quanto os produtos de higiene possuem produtos químicos sintéticos?; Com que frequência você usa creme de barbear ou tintura de cabelo?; Você sabia que os cosméticos possuíam substâncias que modificam o DNA?; A partir de agora você irá se prevenir mais quanto ao uso dos cosméticos?

Resultado e discussão

A investigaçao da aprendizagem foi por meio de um questionário contendo cinco perguntas que mantinham relação com o tema cosméticos. A partir das respostas dadas pelos alunos foi possível verificar o interesse pelo assunto e também a preocupação em entender um pouco mais sobre o tema . Na questão um, os trinta alunos investigados responderam que o uso dos cosméticos e produtos de higiene em seu dia a dia é muito constante. O segundo questionamento teve como respostas dos alunos, que sabiam que eram acrescentado aos cosméticos outras substâncias que não eram naturais. Em relação a terceira questão pode-se observar que os meninos usavam moderadamente o creme de barbear , enquanto as meninas usavam com mais frequência as tinturas de cabelo. Houve uma preocupação do alunado diante da quarta pergunta , pois os mesmos não sabiam que determinadas substâncias afetam o DNA, e como resposta para o quinto questionamento iriam ter muito mais cautela ao usar cosméticos e determinados produtos de higiene pessoal. Observando as respostas para o questionário é claro perceber que os cosméticos e produtos de higiene estão muito presentes na vida dos estudantes direta ou indiretamente , o que indica que este tema é relevante para o aprendizado do alunado.

Conclusões

A temática cosméticos teve o intuito de aproximar e discutir o envolvimento de produtos cosméticos usado muito pela sociedade com o conhecimentos quimicos e científicos. Com desenvolvimento da pesquisa foi possível perceber o interesse dos estudantes a cerca de um tema tão comum. O trabalho atingiu o objetivo quando se destacou diante do alunado , poder aproximar a química de algo comum no dia a dia dos estudantes foi bastante significativo e o processo de ensino e aprendizagem muito maior.

Agradecimentos

Primeiramente a Deus, IFPI, PIBID/CAPES e a U. E. Polivalente Des. Vidal de Freitas Picos-PI, a professra Thiciana S. Sousa e ao professor André Luis C. Sales pela or

Referências

FRANQUILINO, E. Desde os primórdios: Maquiagem facial através dos tempos. Revista Temática. Tecnopress, n. 10, ano 4, 2009.

GALEMBECK, F.; CSORDAS, Y. Cosméticos: a química da beleza. Disponível em: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_cosmeticos.pdf>> Acesso em: 20 ago. 2015.

SHATHYANARAYANA, S.; KARR, C. J.; LOZANO, P.; BROWN, E.; CALAFAT, A. M.; LIU, F.; SWAN, S. H. Baby care products: possible sources of infant phthalates exposure. Pediatrics., v.121, p. 260-268, 2008.

OKUBO, T.; YOKOYAMA, Y.; KANO, K.; KANO, I. ER-Dependent Estrogenic Activity of Parabens Assessed by Proliferation of Human Breast Cancer MCF-7 Cells and Expression of ERalpha and PR. Food Chem Toxicol; v. 39, p. 1225-1232, 2001.

LORES, M.; LLOMPART, M.; SANCHEZ-PRADO, L.; GARCIA-JARES, C.; CELA, R. Confirmation of the formation of dichlorodibenzo-p-dioxin in the photodegradation of triclosan by photo-SPME. Anal Bioanal Chem; v. 381, p. 1294-1298, 2005.

SADAKANE, K.; TAKANO, H.; ICHINOSE, T.; YANAGISAWA, R.; SHIBAMOTO, T. Formaldehyde enhances mite allergen-induced eosinophilic inflammation in the murine airway. J Environ Pathol Toxicol Oncol., v. 21, p. 267-276, 2002.       


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