ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Lima, M.J. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Santos, R.I. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Sales, A.L.C. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Luz, M.M. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Araújo, J.L. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Fé, B.S.M. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Leal, J.S. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Carvalho, J.A. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Silva, M.E. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Silva, M.P. (IFPI CAMPUS PICOS)
Resumo
O presente trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, o seu objetivo principal A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA PREPARAÇÃO PARA O ENEM E O QUE ISSO IMPLICA. O PIBID é fundamental não só para os monitores, mas também para os alunos, que além de tirarem suas dúvidas, tem mais contato com a disciplina obtendo um aprendizado mais significativo. Correlacionar os conteúdos estudados com questões do ENEM poderá trazer grandes benefícios aos alunos, principalmente aos que cursam o 3º ano, que logo entrarão em uma universidade, pois servirá como base, desenvolvimento e confiança não só no exame, mas também coma Disciplina de Química.
Palavras chaves
QUÍMICA; ENEM; PIBID
Introdução
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 e tem como objetivo avaliar o desempenho dos alunos que estão concluindo a educação básica ou que já concluíram em anos anteriores. Muitas universidades utilizam esse método para selecionar alunos em vários cursos superiores. A partir do desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) a resolução de questões com os discentes do referido colégio pode ser vista como uma ferramenta dotada de benefícios em sua caminhada para uma formação a nível superior, pois além da possibilidade de uma melhor aprendizagem, pode ajudá-los a compreender, ou facilitar a compreensão, da disciplina de Química, isso porque não é novidade que os alunos sintam dificuldade na disciplina de Química por conter cálculos e formulas. É necessário a ajuda dos monitores para que sejam tiradas e esclarecidas todas as suas dúvidas, principalmente agora que estão chegando na reta final do Ensino Básico e vão fazer o Enem. Segundo os PCNS+ (2002, pag. 93) a simples transmissão de informações não é suficiente para que os alunos elaborem suas ideias de forma significativa. É imprescindível que o processo de ensino-aprendizagem decorra de atividades que contribuam para que o aluno possa construir e utilizar o conhecimento. Neste sentido, uma interessante possibilidade é o apoio durante as resoluções de questões da Disciplina Química voltadas para ENEM, pois torna-se imprescindível para que esses alunos tenham uma melhor noção da mesma. Esse projeto tem como objetivo principal avaliar a importância do PIBID na preparação para o ENEM e o que isso implica nas relações de busca e ganho de conhecimento para a formação dos alunos.
Material e métodos
A pesquisa foi realizada com 55 alunos do Ensino médio nas turmas do 3º ano “A” e “B”, na Unidade Escolar Polivalente Des. Vidal de Freitas Picos - PI, para analisar essa abordagem sobre a importância do PIBID na preparação para o ENEM e o que isso implica. Como coleta de dados foi aplicado um questionário aos alunos, contendo duas questões objetivos e quatro subjetivas, segue abaixo: 1) Você tem interesse em fazer o ENEM? ( ) SIM ( ) NÃO 2) Você gostaria que os monitores desenvolvessem revisões e questões sobre o ENEM? ( ) SIM ( ) NÃO 3) Qual a importância do PIBID em relação ao ENEM? 4) Isso te incentiva e passa ter mais confiança e aprendizado com a disciplina? 5) Quais os tipos de desenvolvimento relacionado com a disciplina e o ENEM você gostaria que os monitores fizessem? 6) Através do desenvolvimento dos monitores, o que isso irá implicar para a prova do ENEM?
Resultado e discussão
Após a análise e coleta dos questionários aplicados aos alunos, alcançou-se um resultado quantitativo, onde 98% dos alunos afirmam ter interesse em fazer a prova do Enem e apenas 2% não tiveram interesse nenhum em fazer a prova. Referente ao segundo questionamento, 98% responderam que é de grande importância por gerar um aprendizado significativo, auxiliando com conteúdos e questões desenvolvidas tanto na disciplina de Química quanto ao Enem, pois de certa forma é uma preparação bem maior, possibilitando-os a tirarem suas dúvidas, obtendo um maior conhecimento. Apenas 2% deixaram a questão em branco.
Referente a terceira questão, 97% constataram que sim e apenas 3% que não. Com essa iniciativa dos monitores em fazer revisões os alunos se sentem incentivados e passam a ter mais confiança e aprendizado para com a disciplina. Sobre a quarta pergunta, 99% dos alunos responderam que essa iniciativa, com certeza, incentiva, pois é uma forma mais intensa de se estudar e o foco é maior, já que os monitores têm experiência, podem ajudar e dar mais dicas para que os alunos possam ter um bom desempenho; 1% deixou a questão em branco.
Em relação a Quinta pergunta, 27% preferem as aulas mais dinâmicas, com vídeo aulas, experiências; outros 73% querem uma revisão básica, com resoluções de questões, simulados e mais cálculos, pois é onde se tem mais dificuldade. Assim o aluno terá mais confiança para poder passar na profissão em que realmente deseja.
Referente a última questão, 18% disseram que será importante para o seu desenvolvimento e 82% afirmaram poder obter mais conhecimentos, diminuindo a dificuldade em solucionar questões. Com isso possibilita-se alcançar uma boa nota não só na disciplina Química, mas também no Enem.
Gráfico referente à primeira questão.
Gráfico referente à segunda questão.
Conclusões
Através de aplicação de questionário e a análise feita com os discentes das turmas do 3º Ano “A” e “B” da referida escola, constatou-se que a maioria dos alunos veem o PIBID como sendo de grande importância na caminhada por uma aprovação através do ENEM, pois aprendem a ter foco, a se organizarem, a intensificarem seu interesse, a dar significado aos conhecimentos adquiridos, diminuem a pressão para com o exame e minimizam suas dificuldades, podendo fazer com que o árduo caminho rumo ao ingresso no ensino superior ocorra sem sustos e com o valor de recompensa pelo seu esforço e dedicação.
Agradecimentos
Agradeço primeiramente a Deus, o apoio da minha família,meu Orientador André Sales, o companheirismo do meu namorado, aos meus colegas do grupo, ao IFPI Campus Picos e ao
Referências
Disponívelem:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=183&Itemid=414>. Acesso em: 12/04/2015
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais PCNS+ Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC, 2002.