FUNÇÕES ORGÂNICAS NO AR: BOLSISTAS DO PIBID TRABALHANDO A QUÍMICA DOS PERFUMES

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Araújo, J.L. (IFPI) ; Leal, E.E. (IFPI) ; Carvalho, J.A. (IFPI) ; Sales, A.L.C. (IFPI) ; Fé, B.S.M. (IFPI) ; Brito, M.P. (IFPI) ; Silva, M.E. (IFPI) ; Lima, M.J. (IFPI) ; Luz, M.M. (IFPI) ; Luz, F.G. (IFPI)

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de identificar os benefícios de aplicar novas metodologias no ensino de Química com alunos do 3° ano da escola Desembargador Vidal de Freitas em Picos-PI. Para isso foi desenvolvida atividades e posteriormente aplicado um questionário com esses discentes. Constatou-se que inserir métodos diferentes no ensino além de melhorar a aprendizagem promove a aproximação dos discentes com a disciplina e contribui na construção de sua autonomia crítica e intelectual.

Palavras chaves

ENSINO; QUÍMICA; PIBID

Introdução

Ensinar Química nos dias atuais é estar ciente dos inúmeros obstáculos dessa disciplina, como a ausência de recursos didáticos inovadores, a rejeição por parte da grande maioria dos alunos, pois de acordo com (KRASILCHICK, 2004): “Possivelmente tais problemas são decorrentes do processo de ensino baseado no modelo por transmissão do conteúdo, o que favorece a memorização de informação, à atuação passiva e a aquisição superficial de conhecimentos descontextualizados à vivência sociocultural e prática do aluno”. Assim, o professor tem como tarefa desafiadora escolher uma forma criativa de explanar conceitos de Química, com a finalidade de aproximar os discentes dessa disciplina, além de despertá-los para as inúmeras aplicações da mesma em seu dia-a-dia, conforme declara ( Vaitsman & Vaitsman, 2006,p.06): “É importante, portanto, que o ensino da Química seja contextualizado e direcionado no sentido de despertar no aluno a curiosidade, o entusiasmo e o interesse em torno dos benefícios da Química e dos fenômenos químicos envolvidos em seu cotidiano, para utilizá-los na busca da melhoria da qualidade de vida do indivíduo e do grupo. O presente artigo é beneficiário de auxílio financeiro da CAPES- Brasil e tem o intuito de reafirmar a benéfica contribuição de introduzir novidades na sala de aula.

Material e métodos

Para a realização dessa pesquisa foi necessário o trabalho conjunto entre os bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Iniciação á Docência) e os professores de Química da escola estadual Des. Vidal de Freitas em Picos-PI, pois a medida que estes trabalhavam o conteúdo de funções orgânicas com os alunos do 3º ano do ensino médio, aqueles o contextualizavam com a Química dos Perfumes. Inicialmente foi realizada uma palestra com o seguinte tema, Química dos Perfumes: Classificação dos Aromas e em seguida os alunos foram divididos em grupos, foi dado a cada grupo frascos com diferentes fragrâncias para que estes as classificassem, além de identificar os componentes que lhes davam o cheiro característico e por último foi aplicado um questionário com esses discentes com três questões a saber: 1)Qual seu posicionamento em relação ás aulas com novas abordagens? 2)Você concorda que essa aproximação com a Química reduz a rejeição que os alunos sentem? 3)Após as aulas você acredita que está mais ciente da interrelação da Química e a vida da sociedade?

Resultado e discussão

Ao serem questionados a respeito de métodos diferentes nas aulas cerca de 70% dos entrevistados afirma que o mesmo é favorável ao aprendizado, pois além de dinamizar o ambiente educacional ajuda a quebrar a monótono trio: quadro-pincel-livro. Posteriormente quando interrogados em relação à possível redução da antipatia em se tratando da Química, uma maioria de 85% dos discentes declararam que um dos principais fatores que influenciam a rejeição pela mesma é a falta de informação a respeito das aplicações dessa ciência no dia-a-dia e com a metodologia adotada puderam perceber que a disciplina pode ser interessante e que esclarece muitas de suas dúvidas sobre fatos diários, contribuindo assim para a construção de um posicionamento mais benéfico. E por último ao serem instigados quanto ao conhecimento adquirido com a exposição da aula muitos alunos afirmaram que houve grande absorção de conhecimentos, pois agora tem maior consciência do uso da Química em situações reais, o que garante um maior amadurecimento desses e um posicionamento mais correto em relação a mesma.

Conclusões

Tendo em mente o exposto, é possível perceber que trazer inovações no processo de ensino-aprendizagem é bastante proveitoso para os alunos. Isso favorece a construção de sua autonomia intelectual e potencializa suas concepções em se tratando da Química e suas amplas aplicações, além de facilitar a interação entre os alunos e o assunto abordado melhorando assim seu rendimento escolar e auxiliando na formação de cidadãos conscientes.

Agradecimentos

Referências

VAITSMAN, E.P,;VAITSMAN,D.S.: Química & Meio Ambiente: Ensino Contextualizado. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

MARTINS, R. A.; A Temática Perfume como contexto para o Ensino de Química. Disponível em << http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7157/1/2013_AngelicaRochaMartins.pdf >> . Acessado em 23 de Maio de 2015

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás