ANÁLISE DE BLOGS RELACIONADOS AO ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Leal de Castro, D. (IFRJ) ; Barboza Alves, M. (IFRJ)

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar alguns parâmetros em blogs relacionados ao Ensino de Química, como conteúdo, aparência e atualização e avaliar a utilização destas páginas por estudantes de Ensino Médio e por professores de Química. O blog pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica auxiliando o processo de ensino-aprendizagem. Os blogs educacionais tem se mostrado muito eficazes, já que formam uma nova ponte entre professor e aluno. Todos os blogs analisados nesta pesquisa podem ser classificados como “publicações eletrônicas”, uma vez que a principal função destas páginas é informar. Podem ser utilizados por estudantes de Ensino Médio como fonte de pesquisa e complementação de seus estudos e por professores de Química para se atualizarem e melhorarem suas práticas pedagógicas.

Palavras chaves

Blog; Ensino de Química; Ferramenta pedagógica

Introdução

Na atualidade, nota-se que o volume de informações disponíveis ao homem assume proporções astronômicas e exige dele, mais do que conhecê-las, a capacidade de sintetizá-las em conhecimentos (COX, 2008). A Internet tem um grande número de usuários e movimenta uma economia própria baseada na troca de informações e na publicidade. Estar conectado à rede mundial de computadores passou a ser muito importante, uma vez que esta encontra-se nas escolas, faculdades e empresas, possibilitando acesso às informações de forma rápida. Neste contexto, encontram-se os blogs. A blogosfera está crescendo exponencialmente, atraindo um grande número de internautas, sendo uma forma mais de acesso à informação (HEWITT, 2007). Existem diversas páginas na internet relacionadas ao Ensino de Química, criadas geralmente por educadores, onde são disponibilizados conteúdos abordados em sala de aula, exercícios, resumos, apostilas, vídeos etc. Os professores-internautas podem, com o intento de atualizar suas metodologias, visitar sites de seu interesse que permitam a circulação de informações entre seus usuários. O artigo “Uma busca na internet por ferramentas para a Educação Química no Ensino Médio” apresenta uma série de páginas da Internet que podem ser utilizadas por professores em suas atividades cotidianas em sala de aula. Porém, as autoras deixam bem claro que esse tipo de estratégia pedagógica só dará certo se essas ferramentas forem utilizadas de forma apropriada, ou seja, por meio de uma abordagem educacional coerente e organizada (GRECA et al, 2004). O presente trabalho busca analisar os conteúdos de blogs relacionados ao Ensino de Química e verificar a possibilidade de serem utilizados por alunos de Ensino Médio como fonte de pesquisa e como complementação de seus estudos.

Material e métodos

A primeira etapa da pesquisa consistiu numa revisão bibliográfica sobre blogs de cunho educativo, com destaque para um breve histórico dos blogs, expondo algumas definições e conceitos acerca do tema, e por fim, tratou-se dos blogs educacionais e suas vantagens e desvantagens na utilização como uma ferramenta interativa e como suporte no processo ensino-aprendizagem. Em seguida, foram selecionados os blogs que seriam analisados. Nesta etapa, levou-se em consideração, entre outros fatores, a atualização das páginas e o seu conteúdo. Foi feita uma pesquisa no site de busca “Google” (http://www.google.com.br) com as seguintes palavras-chaves: “blogs” e “Ensino de Química”. Desta forma, foram selecionados quatro blogs, aos quais foram atribuídos nomes fictícios. São eles: ensquimica.blogspot.com.br – Blog Flúor; quimicaensinada.blogspot.com.br – Blog Cloro; aprenderquimica.blogspot.com.br – Blog Bromo; quipibid.blogspot.com.br – Blog Iodo. Durante a análise dos blogs, foram considerados os seguintes fatores: Aparência: É a organização da página, como cores utilizadas, quantidade de anúncios de publicidades etc.; Conteúdo: Está relacionado com a quantidade e a qualidade dos materiais oferecidos pelos blogs, como textos, listas de exercícios, dicas, curiosidades, links etc.; Atualizações: Avaliou-se a frequência com que os blogs publicaram novos materiais e notícias. Foram analisadas algumas publicações do ano de 2013 e 2014 em cada blog. Além disso, avaliou-se a possível indicação desses blogs como fonte de consulta para estudantes do Ensino Médio e como ferramenta pedagógica para professores em suas aulas,finalmente os blogs foram classificados.

Resultado e discussão

O blog Flúor é atualizado por uma professora de Química da UESB, que trabalha nas áreas de formação de professores e divulgação científica. O blog possui 27 seções, entre elas: “Educação Ambiental”, “Experimentos simples”, “História da Química”, “Tecnologias” entre outras. O blog Cloro possui vídeos de experimentos que podem ser utilizados por professores de Química, bem como resolução de exercícios, roteiros de experimentos, curiosidades (informações de alguns cientistas, vídeo aulas, links para jogos etc.). Esse blog pode ser utilizado por alunos em suas pesquisas e estudos. O blog Bromo é atualizado por uma professora de Química, apresenta um espaço chamado “Acessibilidade” que possui links para outras páginas na Internet relacionadas a Educação Especial e TIC’s. Apresenta as seguintes seções: “Outros Blogs”, “Postagens Populares”, “Sites de Pesquisa”, “Materiais Didáticos”, “Arquivo do Blog”, “Blogs Bacanas”, “Marcadores”, “Educação Química” entre outras. É mais indicado para professores e estudantes de Licenciatura em Química, já que a maioria das publicações são materiais didáticos (jogos, planos de aula e livros) e indicações de encontros de professores de Química. O blog Iodo foi criado pela Coordenadora e pelos bolsistas do PIBID do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Uruaçu, do curso de Licenciatura em Química. É bastante interessante, pois são introduzidos temas do cotidiano para abordar assuntos relacionados com a Química, além de publicações sobre elementos químicos pouco conhecidos. A maioria das publicações possuem imagens que auxiliam o leitor a compreender melhor o assunto. O blog pode ser indicado para alunos do Ensino Médio e alguns vídeos e jogos podem ser utilizados por professores como ferramentas pedagógicas.

Conclusões

Durante a elaboração do projeto desta pesquisa, foi possível concluir que é grande a quantidade de blogs relacionados ao Ensino de Química, porém uma pequena parte destas páginas da Internet são atualizadas com frequência. Pode-se observar que os blogs estão sendo utilizados como um espaço, onde os professores podem disponibilizar textos, vídeos, jogos etc. Desta forma, essa ferramenta está “modificando” o processo de ensino-aprendizagem, indo além do quadro negro e do giz. Os blogs educacionais tem se mostrado muito eficazes, uma vez que formam uma nova ponte entre professor e aluno.

Agradecimentos

Ao IFRJ - Campus Nilópolis, pela possibilidade da pesquisa.

Referências

COX, Kenia Kodel. Informática na Educação escolar: Polêmicas do nosso tempo. 2ª ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
GRECA, I. M.R.; MICHEL, R.; TEIXEIRA, F. M. Uma busca na internet por ferramentas para a educação química no ensino médio. Química Nova na Escola. n. 19, p. 3-7, 2004.
HEWITT, Hugh. Blog – Entenda a revolução que vai mudar o mundo. Tradução: Alexandre Martins Moraes. Rio de Janeiro: Editora Thomas Nelson Brasil, 2007.
ensquimica.blogspot.com.br – último acesso em 14 de Novembro de 2014- Blog Flúor;
quimicaensinada.blogspot.com.br –último acesso em 10 de Novembro de 2014 - Blog Cloro;
aprenderquimica.blogspot.com.br - último acesso em 19 de Novembro de 2014 – Blog Bromo;
quipibid.blogspot.com.br - último acesso em 23 de Novembro de 2014 – Blog Iodo.

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