Nutrientes Minerais do Açaí na Construção do Conhecimento sobre Tabela Periódica

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, L.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Braga, G.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Mira, R.K.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Silveira, A.J.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Batista, E.F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)

Resumo

O tema motivador açaí, mostrou para os educandos através do artigo científico publicado por Menezes 2008, a relação entre a composição mineral do açaí e os conhecimentos básicos de tabela periódica. Esse tema foi escolhido por ser o açaí parte integrante da alimentação do nortista. A pesquisa foi realizada em duas escolas campo, localizadas na zona sul (escola A, alunos de primeiro ano) e zona norte (escola B, alunos da EJA) na cidade de Macapá-AP. A pesquisa foi realizada ao longo de três encontros com o objetivo relacionar a composição mineral da polpa liofilizada do açaí com o estudo da tabela periódica. A curva de avaliação de conhecimento, mostrou que os alunos são capazes de entender a ciência, quando esta se encontra relacionada a fatos sociais.

Palavras chaves

Açaí; Minerais; Tabela Periódica

Introdução

O açaizeiro (Euterpe oleracea, Mart.) foi escolhido como eixo temático, por seu alto valor nutritivo, comercial e por despertar interesse por parte dos pesquisadores, devido ao seu. alto teor em minerais e antocianinas, (ROGEZ, 2000; MENEZES, 2005). Segundo Menezes, 2008 o perfil dos minerais presentes no açaí, indicou o potássio (900 mg/100 g de polpa de açaí liofilizado), como sendo o mais abundante na polpa analisada, seguido pelo cálcio (330 mg/100 g de polpa de açaí liofilizada) e pelo magnésio (124,4 mg em 100 g de polpa liofilizada). Esta proposta de ensino teve como objetivo relacionar a composição mineral da polpa liofilizada do açaí com o estudo da tabela periódica.As análises do processo avaliativo realizado através de dinâmica de grupo, constataram que os alunos obtiveram uma evolução conceitual em relação ao conhecimento abordado. O tema gerador possibilitou que os alunos relacionam-se os minerais presentes no açaí com a aprendizagem de tabela periódica, assim como, a sua importância no metabolismo biológico. As escolas participantes estão localizadas na zona sul (escola A, alunos de primeiro ano do Ensino Médio) e na zona norte (escola B, alunos da EJA) de Macapá-AP.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada em duas escolas campo localizadas em Macapá-AP, tendo como sujeito da pesquisa alunos do primeiro ano ensino médio (escola A), com trinta e cinco educandos, faixa etária de treze a quinze anos e alunos da primeira etapa da EJA (escola B), com vinte educandos com faixa etária entre vinte e cinco e quarenta anos. Identificou-se nas escolas A e B uma tendência tradicional, pois, os conteúdos, os procedimentos didáticos, e a relação professor-aluno não têm nenhuma relação com o cotidiano do aluno e muito menos com as realidades sociais (Libâneo1984). Mediante a essa constatação, buscou-se participar do processo trabalhando com o tema gerador açaí, que teve o objetivo de compreender se os alunos podem aprender os conhecimentos de tabela periódica através de um tema relacionado ao seu convívio social. A coleta de dados foi desenvolvida em três encontros. No primeiro, foi realizado uma abordagem sobre o conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema açaí, assim como, a importância da tabela periódica na construção de biomoléculas, materiais presentes no cotidiano e outros relacionados ao tema açaí.No segundo, ocorreu a realização de uma abordagem analítica sobre o artigo intitulado:Valor nutricional da polpa de açaí (Euterpe oleracea Mart) liofilizada (MENEZES, 2008). Na oportunidade, o educandos foram informados sobre a importância dos minerais para o sistema biológico humano.No terceiro encontro foi realizada a aula sobre tabela periódica tendo como foco os componentes minerais do açaí. Através de um processo dinâmico, os educandos consultaram a tabela periódica para verificar a localização (grupo, período) de cada mineral presente na polpa liofilizada, retirando todos os dados químicos pertinentes como:mostra a figura 1.

Resultado e discussão

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional explicita que o Ensino Médio é a “etapa final da educação básica” (Art.36), o que concorre para aprimorar o educando como pessoa humana; possibilitar o prosseguimento de estudos; garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania. Nesse sentido, o artigo cientifico utilizado no desenvolvimento do conteúdo abordado, contribuiu com informações a respeito de como são realizadas as pesquisas científicas dentro da área da química e qual a sua relação com os conteúdos de ensino abordados na formação básica.Para avaliar o conhecimento adquirido pelos educandos, foram analisados todos os registros de cada encontro. A utilização da tabela periódica colorida (30cm x 40cm) doada a cada aluno, favoreceu uma maior interação entre educandos-educador. A construção de um perfil de dados para cada metal presente na polpa liofilizada do açaí, foi desenvolvido em dinâmica de grupo e permitiu que os educandos fossem reconhecendo os conceitos básicos relacionados a tabela periódica (figura 1). Os dados avaliativos indicam que tanto a escola A, com alunos de menor faixa etária, quanto a escola B, com alunos de maior faixa etária, apresentaram um aproveitamento satisfatório.

Diagrama com Dados Avaliativos sobre Tabela Periódica

Avaliação de Conhecimentos sobre a Tabela Periódica

Conclusões

Os três encontros realizados com os educandos, diferentes conhecimentos foram sendo progressivamente integrados com a composição mineralógica da polpa liofilizada do açaí. Essa proposta de ensino vem mostrar que os alunos são capazes de entender a química, quando esta se encontra relacionada a fatos do dia-a-dia. Este trabalho, fornece novos dados para a literatura, por mostrar através do desempenho dos educandos, que houve entendimento dos conteúdos construídos a partir de um trabalho cientifico publicado a respeito do valor nutricional do açaí (Menezes 2008).

Agradecimentos

A Universidade Estadual do Amapá por contribuir com o desenvolvimento do trabalho.

Referências

BRASIL. Secretaria da Educação Média e Tecnológica – Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999

LIBÂNEO, J. C., Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 19ª ed. São Paulo, 1984.

MENEZES, E.M.S. Efeito da alta pressão hidrostática em polpa de açaí pré-congelada (Euterpe oleracea, Mart.).Dissertação de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005 83pp.

MENEZES E. M; TORRES A. T.; SRUR A. U. Valor nutricional da polpa de açaí (Euterpe oleraceaMart) liofilizada. Acta Amazonica, vol. 38(2) 2008: 311 – 316

ROGEZ, H. Açaí: Preparo, Composição e Melhoramento da Conservação. Ed. Universidade Federal do Pará – EDUPA, Belém, Pará, 2000. 360pp.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás